× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
28/06/2019 17h29
Inscrições para o Psiu Poético 2019

Texto: Hélder Maurício
Fotos: Fábio Marçal

O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros,  divulga as inscrições para o 33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que terá como tema "Psiu Cinema". De 1º de junho até 31 de julho de 2019, os interessados deverão entregar seus poemas e versos na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula, ou pelo sítio psiupoetico.com.br.

Os participantes poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema.  Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras: o texto deve ser enviado em pdf, docx ou doc, e a fonte do texto é livre. Deve constar abaixo da poesia o nome do autor, cidade de procedência e o nome “33° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”.
 
Artistas de outras localidades podem mandar seu trabalhos pelo correio, endereçando-os ao Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, com o título “33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético – Psiu Cinema”,  Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG, CEP: 39.400-005.

O evento é aberto para a participação de poetas, além de artistas independentes que queiram apresentar performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, livros, CDs e demais manifestações culturais. 

Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do Psiu Poético edição 2019, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia) a 12 de outubro, tendo como bases as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre outros espaços públicos de Montes Claros. 

Durante a programação as poesias serão levadas a várias localidades da cidade. Na oportunidade, seis poetas serão homenageados pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira.

O evento

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares. O evento acontece desde 1987, sendo considerado o maior do gênero no país.

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 28/06/2019 às 17h29
 
16/06/2019 11h55
Divulgado o edital do PAES: 730 vagas em 64 cursos na edição 2019 Última atualização em 12 jun, 2019, às 17:07 Início N

A Universidade Estadual de Montes Claros oferecerá 730 vagas na próxima edição do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES). O edital 2019 foi publicado nesta terça-feira (11/6), pela Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS) e pela Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes e, conforme o cronograma, as inscrições serão abertas no dia cinco de agosto, com a aplicação das provas em 24 de novembro para a 1ª, 2ª e 3ª etapas.

A oferta abrange 64 cursos, sendo 40 ministrados no campus-sede e os demais nos 11 campi e núcleos do Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro do Estado. Das 730 vagas, 361 são ofertadas pelo sistema universal.

As demais 369 vagas são pelo sistema de reserva de vagas, conforme a lei estadual 22.570/2017. As categorias são de egresso de escola pública de baixa renda (21%) e negros egressos de escola pública e de baixa renda (21%), indígenas de baixa renda e egressos de escola pública (3%) e pessoas com deficiência (5%).

PÁGINA OFICIAL DO PAES 2019

Será preciso realizar a pré-inscrição no programa socioeconômico para os candidatos das três etapas. O prazo será entre 5 a 16 de agosto. Após análise, o resultado sobre isenção ou não de taxa será divulgado em 13 de setembro.

Para o sistema universal, o prazo de inscrições será entre 5 de agosto a 13 de setembro. A pontuação total distribuída é de 380 pontos, sendo para cada etapa a seguinte distribuição: 1ª etapa – 60 pontos; 2ª etapa – 120 pontos e 3ª etapa – 200 pontos.

RELAÇÃO DE CURSOS OFERECIDOS CAMPUS-SEDE

Fonte: Site Unimontes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 16/06/2019 às 11h55
 
13/06/2019 23h02
Professor de Literatura do Colégio Tiradentes é empossado na Academia Internacional da União Cultural

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 13/06/2019 às 23h02
 
21/04/2019 17h25
IV Moto, Cerveja e Rock

O Motogrupo Legião Catrumana convida para o IV Moto, Cerveja e Rock

Dia 25 de abril a partir das 20h
Local: Bruttus Espeteria
Av. José Correia Machado, 1920, Melo, Montes Claros

Condições exclusivas para Moto Clubes e Independentes
. 25% de desconto nos espetos
. Couvert e taxa de serviços free
. Caipirinha em dobro
. Brahma Latão e Petra Long Neck a R$5,00

Show com Fabiano Santos e Bernardo Brasil

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 21/04/2019 às 17h25
 
13/04/2019 22h14
PAES 2019 - Leituras mínimas obrigatórias

Em vista disso, a partir de conceitos como autobiografia/memória/identidade, e visando à promoção de situações de leitura individual e coletiva e de debates sobre práticas sociais humanísticas de importantes temas da agenda contemporânea, o Edital PAES UNIMONTES/2019 indica, como obrigatórias, obras literárias e outras formas de arte que exploram, entre outras, questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro. As indicações objetivam, como competências gerais a serem desenvolvidas pelo candidato, a capacidade de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões várias sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer nessas manifestações a construção de um patrimônio cultural coletivo. Assim como nos anos anteriores, as obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas e, ainda, mantendo a identidade da Universidade Estadual de Montes Claros como instituição de integração regional, alia produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados – aspecto que pretende substanciar a perspectiva temática desta edição, a qual, como acima referido, volta-se, principalmente, às possibilidades estéticas das expressões da alteridade. 

1ª ETAPA
As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas e barrocas. Privilegiando o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos, espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais.

1. Ubirajara, José de Alencar (ROMANCE)
2. História da Província de Santa Cruz, Pero de Magalhães Gândavo (CRÔNICA)
3. O Guarani, Norma Benguell (FILME)
4. Desembarque de Cabral, Oscar Pereira da Silva (PINTURA)
5. Seleção de Obras Poéticas, Gregório de Matos (POESIA)

2ª ETAPA
Nesta etapa, as obras privilegiam o tema da memória como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão.
1. Dom Casmurro, Machado de Assis (ROMANCE)
2. São Bernardo, Graciliano Ramos (ROMANCE)
3. Lira dos vinte anos, Álvares de Azevedo (POESIA)
4. Faltando um pedaço, Djavan (MÚSICA)
5. Arrufos, Belmiro de Almeida (PINTURA)

3ª ETAPA
Nesta terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e explorando a produção literária afro-brasileira, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam a questão da subjetividade. Serão abordadas ainda novas formas de expressões artísticas que envolvam as evoluções tecnológicas.
1. O mulo, Darcy Ribeiro (ROMANCE)
2. A teus pés, Ana Cristina César (POESIA)
3. Tecnopoesia, Antônio Miranda (SITE)
4. Cadernos Negros, v. 40 (CONTOS)
5. Priapo de ébano, Amelina Chaves (CONTOS)
6. Diversidade, Lenine (MÚSICA) 

Justificativa e Referências

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 13/04/2019 às 22h14
Página 6 de 51
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »