× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
15/02/2024 11h25
Obras artísticas e literárias - Vestibular da UFU (Universidade Federal de Uberlândia)

A fábrica do poema (álbum musical), de Adriana Calcanhotto;
Bacurau (filme), de Kleber Mendonça Filho;
Bom dia, camaradas (romance), de Ondjaki;
O caso da Vara (conto), deMachado de Assis;
Pai contra mãe (conto), Machado de Assis;
Conto da escola (conto), Machado de Assis;
Terra negra (romance), Cristiane Sobral;
A Sibila (romance), de Agustina Bessa-Luís;
O verdugo (teatro), de Hilda Hilst;
O Karaíba (romance), de Daniel Munduruku.

Obs.: A lista foi concebida a partir das questões suscitadas pela BNCC e está de acordo com as premissas colocadas nos conteúdos programáticos do Vestibular da UFU e com as Leis 10639/03 e 11.645/08. Estão contempladas as diversas formas narrativas, assim como a poesia, levando em consideração Literatura brasileira canônica e não canônica, literatura portuguesa e literatura africana de língua portuguesa, literatura infanto-juvenil,
o cinema, o teatro e a música, levando em consideração as relações intertextuais e intermidiáticas.

Fonte: UFU

->ESTUDO DAS OBRAS EM BREVE! AGUARDE!<-

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 15/02/2024 às 11h25
 
14/02/2024 19h44
Videoaulas para Concurso da PMMG 2024 - Curso de Formação de Soldados



CLIQUE NO ANÚNCIO E TENHA ACESSO ÀS AULAS E AO LIVRO


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 14/02/2024 às 19h44
 
26/01/2024 19h37
Vestibular da Unimontes 1/2024 - Pontos máximos e mínimos da prova de múltipla escolha

A COTEPS - Comissão Técnica para Processos Seletivos no âmbito da Unimontes divulgou os pontos máximos e mínimos da prova de múltipla escolha.

Conforme edital: Serão corrigidas, por modalidade/categoria, as Provas de Redação dos candidatos classificados na Prova de Múltipla Escolha até 3 (três) vezes o número de vagas do curso escolhido, mais os empatados na última colocação.

Acesse: https://www.coteps.unimontes.br/?page_id=697

 

 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 26/01/2024 às 19h37
 
11/01/2024 06h24
Concurso Público Nacional Unificado

O Concurso Público Nacional Unificado é um modelo inovador de seleção de servidores públicos, criado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos. O novo modelo consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.

O objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.

Fique por dentro de todas as notícias e informações oficiais do Concurso Público Nacional Unificado! 

Fonte: https://www.gov.br/gestao/pt-br/concursonacional

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 11/01/2024 às 06h24
 
11/12/2023 15h21
Questões de Literatura do Vestibular da Unimontes 2024

Para a retomada do Vestibular Tradicional, a Unimontes indicou a leitura das obras Vidas secas, de Graciliano Ramos, A hora da estrela, de Clarice Lispector, e Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa. Tradicionalmente, as questões exigiam do candidato que identificasse a alternativa incorreta entre as assertivas. Este ano, todas as questões solicitaram ao estudante que marcasse a alternativa correta. Não houve complexidade interpretativa, pelo contrário, as questões trouxeram uma coerência de leitura bem simples. 

Abaixo seguem os comentários:

 

GRUPO 1

DIA 10/12/2023 – MANHÃ

CADERNO 101 – ÁREA BIOLÓGICAS

 

 Gabarito D

  1. INCORRETA: o sertão é espaço habitável, no próprio excerto menciona espaços que fazem parte do sertão: Urucuia, Corinto, Curvelo.

  2. INCORRETA: o sertão não é descrito como lugar hostil, a menção aos criminosos não é suficiente para caracterizar o lugar como desfavorável a existência humana.

  3. INCORRETA: ao afirmar que o sertão está em toda a parte amplia o seu conceito, por isso, o sertão não se reduz à noção de espaço geográfico.

  4. CORRETA: “o sertão está em toda a parte”, isto é, está além do espaço geográfico, é uma realidade que transcende, que se projeta para além da compreensão das personagens.

 

 Gabarito A

  1. CORRETA: a escrita é peculiar por sua inventividade linguística, projeto escritural de Guimarães Rosa, o qual apresenta um narrador que monologa com o leitor.

  2. INCORRETA: o regionalismo do século XIX foi um projeto de idealização romântica, bem diferente do regionalismo moderno de Guimarães Rosa.

  3. INCORRETA: o tipo sertanejo de José de Alencar é romântico, o sertanejo rosiano é um homem de complexidades existenciais.

  4. INCORRETA: a narrativa possui um foco em primeira pessoa, ou seja, um narrador-personagem que traz os seus próprios dramas de forma subjetiva.

 

 Gabarito C

  1. INCORRETA: a paráfrase é uma tipologia textual que intertextualiza outro texto com a intenção de manter o sentido original, uma confirmação do texto base.

  2. INCORRETA: a retórica está no campo da argumentação, filosoficamente associada à arte da eloquência.

  3. CORRETA: a paródia é um uma tipologia textual que intertextualiza outro texto com a intenção de romper o sentido original, uma deformação do texto base; uma subversão no caso, pois a oração da Ave Maria é destinada a um ser sagrado; aqui, porém, reduzida a uma personagem de parca consciência humana.

  4. INCORRETA: um texto laudatório é carregado de elogios, de louvor ao ser, o que não se aplica ao texto, muito menos à protagonista ao longo do enredo.

 

 Gabarito B

  1. INCORRETA: o narrador Rodrigo S.M. traz as suas próprias angústias e revela as de Macabéa.

  2. CORRETA: há três narrativas, o narrador falando de si mesmo e seus dramas pessoais, o narrador falando da escrita num processo metalinguístico, o narrador falando do drama da sua personagem Macabéa.

  3. INCORRETA: a metalinguagem é uma das funções da linguagem perceptível em toda a obra.

  4. INCORRETA: a narrativa apresenta um foco narrativo cambiante numa marcação temporal psicológica, com momentos epifânicos, estes explicitados com a palavra “explosão”.

 

 Gabarito D

  1. INCORRETA: apensar de trazer características típicas da geração do modernismo de 1930, a metalinguagem e o regionalismo universal são características da geração de 1945, na qual estão inseridos Guimarães Rosa e Clarice Lispector.

  2. INCORRETA: Vidas secas é o único romance de Graciliano Ramos narrado em terceira pessoa.

  3. INCORRETA: se fosse um romance autobiográfico, o protagonista seria confessadamente o próprio autor do livro, e consequentemente o foco narrativo seria em primeira pessoa.

  4. CORRETA: são treze capítulos titulados, os quais apresentam, cada qual com um foco específico, a vida de uma família retirante no sertão nordestino.

 

GRUPO 2

DIA 10/12/2023 – TARDE

CADERNO 502 – ÁREA BIOLÓGICAS

Gabarito D

  1. INCORRETA: a narrativa foca na protagonista Macabéa e em seu criador Rodrigo S.M., assim sendo, nenhum título se aplica às ações de Glória.

  2. INCORRETA: a literatura é uma manifestação cultural que leva em consideração o seu contexto.

  3. INCORRETA: a personagem Macabéa é caracterizada pela sua “inconsciência”.

  4. CORRETA: há um espelhamento entre criador e criatura, narrador-autor e personagem; porém o narrador não consegue resolver os dilemas de Macabéa que encontram correspondências em si, sofrendo ficcionalmente com e por ela.

 

 Gabarito B

  1. INCORRETA: uma narrativa cronológica possui início, meio e fim temporalmente definidos, o que não existe na obra.

  2. CORRETA: o fragmento traz verbos no presente e no passado, confirmando o lapso de memória e configurando a narrativa psicológica que compõe o enredo.

  3. INCORRETA: a narrativa é justamente a história de Riobaldo e suas vivências, narrada de forma subjetiva por ele mesmo.

  4. INCORRETA: o enredo é psicológico e marcado pelo fluxo de consciência, ou seja, há digressões e constantes flashes memorialísticos.

 

 Gabarito D

  1. INCORRETA: o narrador não é onisciente, mas sim autodiegético.

  2. INCORRETA: o narrador é em primeira pessoa.

  3. INCORRETA: o romance revela uma autorreflexão de Riobaldo que participa essencialmente dos acontecimentos narrados.

  4. CORRETA: só há uma única voz narrativa ao longo do romance, a de Riobaldo, narrador-personagem que a apresenta em forma de monólogo e reflexiva.

 

 Gabarito B

  1. INCORRETA: as personagens não pertencem a classe elitista, pelo contrário, são pessoas humildemente pobres.

  2. CORRETA: tanto Macabéa quanto Fabiano são isentos de palavras que lhes possam servir de argumento e defesa diante das dificuldades da vida.

  3. INCORRETA: apesar de terem ciência de seu pouco conhecimento linguístico, eles não demonstram inconformismo em sua comunicação, direcionando sua existência a uma condição de fragilidade existencial e social. 

  4. INCORRETA: não há “postura panfletária”, mas reflexões e denúncias contextuais deixadas pelos autores dos livros, os quais focam mais no aspecto da existência, sobretudo em A hora da estrela.

 

 Gabarito D

  1. INCORRETA: há, nas duas ficções, cada qual com suas particularidades, críticas e denúncias sociais, sobretudo em Vidas secas.

  2. INCORRETA: não há fanatismo religioso nem sentimento violento em Macabéa e Fabiano.

  3. INCORRETA: não há sedução publicitária em Fabiano, apenas Macabéa tinha desejo de ser artista de cinema, a qual não vivia no mundo rural, mas na cidade grande.

  4. CORRETA: Fabiano está no nordeste, em um ambiente rural; enquanto Macabéa no sudeste, na cidade do Rio de Janeiro, os quais padecem as consequências de uma sociedade capitalista.

 

Todas proposições temáticas e estruturais das obras exigidas nas questões do Vetibular da Unimontes foram abordadas em nosso estudo Travessias: secas e estrelas e veredasAgradecemos a todos que estudaram pelo nosso livro e tenho certeza de que o êxito foi garantido. Abraços genuínos!

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 11/12/2023 às 15h21
Página 1 de 56
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »