× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
10/06/2020 11h10
Regulamento do 34º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético

I. APRESENTAÇÃO
O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Virtual Montes – Cursos de Informática, Agência Elefantte, divulga as inscrições para o 34º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, abertas no período de 09 de junho a 31 de julho de 2020 através do e-mail psiupoetico@gmail.com e psiupoetico.cinema@gmail.com

II. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS 
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro (desta vez, virtual) de poetas, dançarinxs, escritorxs e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para novos & demais poetas ocuparem, podendo conhecer, discutir, apresentar a produção artística contemporânea aproximando-se desse público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais pessoas interessadas. Durante 33 anos de programação do Psiu Poético, a poesia sempre foi levada a diversos locais da cidade e, a cada versão do projeto, seis poetas em atividade foram homenageados, pela contribuição com a discussão e evolução da arte poética brasileira. Este ano, como se trata de um novo formato em construção, a poesia chegará a todos os lugares do planeta virtualmente e ideias e sugestões serão bem-vindas. O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que este ano traz como tema Dançapalavra, acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento nacional do gênero de que se tem notícia pela imprensa brasileira.

III. DAS INSCRIÇÕES
I. O Festival Nacional de Arte Contemporânea Psiu Poético tem como objetivo o fomento a pluralidade e a discussão.
Artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, danças, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais.

A) Inscrições de Texto 
I. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas. Em razão da pandemia do COVID-19, toda a participação no Festival será virtual, através das plataformas digitais, redes sociais do Psiu Poético e do canal no YouTube. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras: 
O texto deve ser enviado em .pdf, .docx ou .doc;
. A fonte do texto é livre; 
. O título de tamanho livre; 
. Deve constar na poesia o nome do autor; 
. Obrigatórios:
          1. Nome do autor; 
          2. Cidade de procedência;
          3. Constar: “34° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”;
    4. Havendo dúvidas e interesses em modificações estéticas, buscar conversar com a coordenação para entrar em acordo. 
III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal. 

B) Inscrições de Vídeo
Poderão se inscrever vídeos de 1 a 10 minutos, 
I. A plataforma Psiu Poético funcionará como uma árvore de links, conectando perfis de artistas e de público. Os vídeos inscritos serão postados no canal do YouTube, sendo compartilhados em links e prévias também nas páginas oficiais do Instagram e Facebook.
II. O artista interessado em inscrever um trabalho em vídeo, deverá enviar o mesmo para psiupoetico.cinema@gmail.com com permissão de acesso.
Observação: se o vídeo exceder a 25Mb, sugere-se o compartilhamento através de plataformas não-pagas, tais como: iTransfer, WeTransfer e Send-file.
III. O campo da descrição do vídeo no Youtube será preenchido pelo artista no ato da inscrição, deverá vir junto ao corpo do e-mail. Poderá conter ficha técnica do vídeo, links para os perfis e/ou textos em prosa ou verso. Será postada integralmente junto ao vídeo.

IV. DAS CONDIÇÕES 
I. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo. 
II. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos. 
III. O material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), autoria, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo. 
IV. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas. 
V. Serão considerados inscritos as obras e projetos enviados via e-mail: psiupoetico@gmail.com e psiupoetico.cinema@gmail.com destacados como “Inscrição para o 34º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”. Informações pelos endereços eletrônicos (psiupoetico@gmail.com e aroldopereirapoeta@yahoo.com.br), ou pelos telefones: (38) 98412-4749, (38) 2211-3380, (38) 2211-3374, ou pelo whatsapp (38) 99112-7011. 
VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2020, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG) a 12 de outubro nas plataformas digitais e redes sociais do Festival.

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 10/06/2020 às 11h10
 
27/05/2020 09h37
Paes/Unimontes 2020: Drummond, Lobato, Graciliano, Cyro e Vander Lee

Por Andrey Librelon

Música, teatro, obras de arte e peças teatrais; confira as obras exigidas no Paes/Unimontes 2020, que abordam literatura, memória e identidade


De Drummond a Vander Lee, os candidatos que farão o Programa de Avaliação Seriada de Acesso ao Ensino Superior (PAES/2020) já podem preparar um tempo considerável para os estudos. Isso porque a Unimontes divulgou a lista de obras literárias de leitura obrigatória. As publicações apresentam conceitos como autobiografia/memória/identidade e visam à promoção de situações de leitura individual e coletiva e de debates sobre práticas sociais humanísticas de importantes temas da agenda contemporânea.
Além de obras literárias, outras formas de arte, que exploram questões relativas ao processo de formação do povo brasileiro, também serão exigidas no conteúdo da prova. De acordo com o edital, as indicações exigem a capacidade do candidato de confrontar, a partir das percepções estéticas, opiniões sobre as diferentes manifestações da linguagem, bem como reconhecer a construção de um patrimônio cultural coletivo.


Cantor Vander Lee faleceu em 2016. Tinha 19 anos de carreira e nove discos gravados (foto: Reprodução/Facebook)


Como nos anos anteriores, as obras indicadas privilegiam, desde a leitura literária, a articulação de linguagens artísticas diversas, bem como mantém a identidade da Unimontes como instituição de integração regional, aliando produções de escritores e artistas regionais com outras produzidas em outros Estados.
Assim como o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a prova do PAES também será adiada e, diferentemente dos anos anteriores, em 2020 a prova não ocorrerá em novembro. A definição do cronograma está em fase de estudo pela Unimontes e, assim, a previsão de publicação do Edital PAES 2020 ocorrerá entre os meses de julho e agosto.


Mineiro, de Itabira do Mato Dentro, Drummond é considerado um dos maiores poetas brasileiros. Faleceu em agosto de 1987 (foto: avozdaserra)

CONFIRA AS OBRAS EXIGIDAS E UM BREVE RESUMO DA TEMÁTICA
1ª ETAPA – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS
As obras indicadas para esta etapa têm em comum as temáticas indígenas, barrocas e árcades, transitando ainda por produções que discutam as relações sociais no final do século XIX e começo do século XX. Privilegiando o cruzamento entre linguagens artísticas e olhares diversos, espera-se do candidato uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do período e suas implicações culturais e sociais.
1. Os Timbiras, Gonçalves Dias (POESIA)
2.  Sermão de Santo Antônio – Pe. Antônio Vieira (SERMÃO)
3. Policarpo Quaresma, Herói do Brasil, Paulo Thiago (FILME)
4. Irmãos das Almas, Martins Pena (TEATRO)
5. Poemas Escolhidos, Cláudio Manuel da Costa (POESIA)

2ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS
Nesta etapa, as obras privilegiam a crítica social como instrumento estruturante de produções artísticas brasileiras. O candidato deverá ser capaz de abordar, a partir da leitura literária, as variadas linguagens artísticas, evidenciando perspectiva crítica e plural de nossa formação cultural, bem como será convidado a relacionar pontos de vista distintos sobre a questão.
1.  Urupês, Monteiro Lobato (CONTO)
2. Vidas secas, Graciliano Ramos (ROMANCE)
3.  O cortiço, Francisco Ramalho Jr. (FILME)
4. Chega, Gabriel O Pensador (MÚSICA)
5. Criança Morta, Candido Portinari (PINTURA)

3ª ETAPA – 2020 – LEITURAS MÍNIMAS OBRIGATÓRIAS
Nesta terceira etapa, privilegia-se, nas obras indicadas, a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato, pela canção e pelo cinema, o candidato, nesta fase, deverá ser capaz de desempenhar uma leitura sobre as formas como diferentes linguagens artísticas acionam as questões da subjetividade e da identidade.
1. Primeiras Estórias, Guimarães Rosa (CONTO)
2. Sentimento do mundo, Carlos Drummond de Andrade (POESIA)
3. Meu jardim, Vander Lee (MÚSICA)
4. A menina do sobrado, Cyro dos Anjos (ROMANCE)
5. Fragmentado, M. Night Shyamalan (FILME)
6. O Homem e suas tempestades. João Naves de Melo (POESIA/CONTO)

Fonte: Unimontes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 27/05/2020 às 09h37
 
14/04/2020 22h23
Márcio Adriano Moraes é Oficial da Ordem do Mérito Litteratudo

ACADEMIA INTERNACIONAL DA UNIÃO CULTURAL
ORDEM DO MÉRITO LITTERATUDO
INFORMAÇÃO nº 303
NOMEAÇÃO COMO OFICIAL

    O Presidente da ACADEMIA INTERNACIONAL DA UNIÃO CULTURAL, neste ato acumulando a função de Grão-Mestre da ORDEM DO MÉRITO LITTERATUDO, no uso de suas atribuições, visando à promoção da Cultura, das Letras, das Artes, das Ciências e de todas as atividades humanas que sejam salutares à humanidade, NOMEIA o acadêmico efetivo fundador MÁRCIO ADRIANO MORAES, residente em Montes Claros, Estado de Minas Gerais, Brasil, para compor os quadros da Ordem do Mérito Litteratudo, no grau de OFICIAL, como reconhecimento a excelência evidenciada no exercício de suas atividades culturais e profissionais.
    A diplomação em documento da Ordem tornar-se-á público a partir do evento oficial de posse, a ser realizado no decorrer do segundo semestre do presente ano.
    O Oficial Márcio Adriano Moraes é o nono a integrar a Ordem do Mérito Litteratudo.
    Na foto, o escaletista Márcio se apresenta na fundação da Academia Internacional da União Cultural, na noite de 7 de junho de 2019, na Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, no Passeio Público, Rio de Janeiro-RJ. Ao fundo, sentada, a Vice-Presidente da Academia Anete Simões.

Taubaté-SP - Brasil, 11/abril/2020.
Luiz Antonio Cardoso, Anete Simões.

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 14/04/2020 às 22h23
 
07/04/2020 09h51
Inep publica editais do Enem 2020 e solicitações de isenção da taxa começam a partir de 6 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira (31), os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A partir do dia 6 de abril, as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis abaixo poderão fazer a solicitação de isenção da taxa. Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.




  • Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.



Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.



A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.



Inscrição – O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso deve ser feito por meio da Página do Participante. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.



Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).



A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).



Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado". As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.



Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.



Enem Digital – A implantação do Enem Digital terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.



O processo de inscrição é feito também pelo Sistema Enem. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.



Provas – Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.



Confira o edital do Enem 2020 – versão impressa



Confira o edital do Enem 2020 – versão digital



Fonte: Inep.gov.br


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 07/04/2020 às 09h51
 
19/03/2020 16h58
Suspensão do Vestibular da UFU 2020


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 19/03/2020 às 16h58
Página 1 de 50
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »