PROVA FECHADA
Questão 7
A (correta) Os fatos são retratados com uma linguagem sensível e poética.
B (incorreta) A viagem NÃO é metafórica, ela é real. Durante essa viagem real, a autora faz uma viagem urdida em sua imaginação, através de suas leituras e recordações.
C (correta) As intertextualidades estrangeiras e nacionais estão em praticamente todas as crônicas.
D (correta) Já na sua segunda crônica, a autora explica ao leitor por que está escrevendo, portanto metalinguística.
Questão 8
A (correta) Os textos de Bonassi são múltiplos em temáticas, vozes e espaços.
B (correta) Todas as páginas possuem uma imagem que dialoga com o texto verbal, ampliando as significações.
C (incorreta) O gênero narrativo NÃO é policial! Ele escreve instantâneos, minitextos que possuem características híbridas. Lemos textos que trazem várias temáticas.
D (correta) A técnica narrativa é marcada pela velocidade da contemporaneidade.
Questão 9
A (correta) As experiências passadas, bem como acontecimentos casuais estão nos textos dos três autores, Caetano, Lygia e Bonassi.
B (correta) A poeticidade está presente nos textos de Caetano e Lygia, uma das razões é por serem crônicas de vivências pessoais.
C (correta) A escrita de Bonassi já é antecipada pela imagem da lâmina na capa, cortante, violenta e transgressora.
D (incorreta) As narrativas memorialístas NÃO são acríticas; há, sim, textos críticos. Em Lygia, vemos denúncias acerca de ações brasileiras, como demolir prédios e a falta de preservação do verde; em Caetano, lemos um tom de indignação pela perda de alguns monumentos e costumes na crônica "Dias fugazes", por exemplo.
Questão 10
A (correta) As palavras de Nhinhinha têm força transformadora, bem como o canto da mãe e filha de Sorôco, representando uma nova forma de traduzir o mundo.
B (correta) Um dos principais foco de Rosa é justamente colocar em "Xeque" os limentes entre loucura e razão.
C (incorreta) Em "A menina de lá", o "mundo do inatingível ou inexplicável é expresso pela ótica da criança", que é Nhinhinha; mas em "Sorôco, sua mãe, sua filha" não podemos afirmar isso, pois o protagonista é Sorôco. Apesar de ter a filha, cuja idade não é revelada no conto, não podemos reduzir a reflexão apenas a ela.
D (correta) Essa alternativa é justamente a reflexão proposta por Rosa, de olhar o ser humano de uma outra forma. O que existe não é nem louco, nem são, nem santo, o que existe é "homem humano, travessia".
PROVA ABERTA
Questão 4
No fragmento de Lygia Fagundes Telles, a autora observa uma cena em Praga, Tchecoslováquia, que a faz pensar no Brasil. Em suas palavras lemos, "brasileiros sem creche, sem escolas e sem hospitais". Apesar de mencionar a compensação da beleza, a autora crítica a nossa realidade social de problemas básicos, como saúde e educação. No texto de João Caetano Canela, mediante o uso da "anáfora", o autor distingue aqueles que têm dos que não têm. Em suas palavras, percebemos uma crítica voltada para o povo que é iludido, tratado sem prestígio, mas que não perde a esperança. De acordo com as palavras de Antoine Compagnon, os dois autores produziram textos de que mostram suas opiniões acerca da sociedade, em tom de desacordo. Portanto, fica evidente a função denunciativa e reflexiva da Literatura ante a sociedade. O escritor assume uma postura daquela que acompanha o movimento do mundo para produzir a dissensão, o novo, a ruptura.
Questão 5
João Guimarães Rosa é conhecido por ser um escritor que explora a potencialidade da linguagem. No conto "A menina de lá", o advérbio do título pode ser entendido de várias formas. Em se tratando de uma menina diferente, cujas ações eram incompreendidas pelos seus parentes, Nhinhinha pertenceria a outro plano, como se tivesse vindo de um lugar transcendente. Como o lugar de seu nascimento é conhecido por "Temor de Deus" e seus atos são tidos por milagres, este "lá" pode ser entendido nesse sentido, de um espaço pertencente aos santos, ao divino. Nhinhinha também pode ser de um "lá" cujas palavras estão no campo do poético, da sensibilidade que não é compreendida por pessoas comuns. O "lá", portanto, seria um universo diferente da linguagem, estando no campo da criação literária.
Inscrição: 29/10 a 24/11/2014
Provas: 30/11/2014
Edital: http://www.funorte.com.br/files/Edital_-_Medicina_1-2015_-_ok.pdf
Manual do candidato: http://www.funorte.com.br/files/Manual_Medicina_1-2015-ok.pdf
Para fazer a inscrição acesse: www.funorte.com.br
Para alunos do 2º Ano.
Ordem dos contos que serão trabalhados em sala.
Conto 1 - Missa do galo
Conto 2 - Conto de escola
Conto 3 - Cantiga de esponsais
Conto 4 - Teoria do Medalhão
Conto 5 - O espelho
Conto 6 - A cartomante
Conto 7 - A causa secreta
Conto 8 - Mariana
Conto 9 - O enfermeiro
Conto 10 - Um cão de lata ao rabo
Conto 11 - A chinela turca
Conto 12 - Uns braços
Conto 13 - Frei Simão
Conto 14 - Aurora sem dia
Conto 15 - O segredo do bonzo
Conto 16 - Verba testamentária
Conto 17 - Conto alexandrino
Conto 18 - Noite de almirante
Conto 19 - Ex cathedra
Conto 20 - O caso da vara
Conto 21 - Uma noite
Conto 22 - Maria Cora
Conto 23 - Um homem célebre
Conto 24 - Miss Dollar
Conto 25 - Marcha fúnebre
Conto 26 - Pai contra mãe
Conto 27 - Capítulo dos chapéus
Conto 28 - Uma senhora
Conto 29 - Dona Paula
Amanhã, sábado, 25 de Outubro, das 17 às 19 horas o Ateliê/Galeria Felicidade Patrocínio realizará o 4ºESCAMBO (TROCA) DE LIVROS.
Venha trocar os que você já leu. Haverá também o SEBO SIMBÓLICO(livros fantásticos a R$1,00, 2,00 e 3,00). Participe.
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Esperamos você com seus amigos.
Ateliê/Galeria-Rua São José 293-A, Bairro Sto Expedito(atrás da igreja Sto Expedito - M.Claros)
Já está disponível para aquisição o terceiro volume de Análise das obras indicadas para o Vestibular da Unimontes 1/2015 e Paes 3ª Etapa.
Ceifando vidas e semeando letras traz o estudo do filme A menina que roubava livros e do livro Alguma literatura, de João Caetano Canela.
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