× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
31/01/2016 16h07
Curso Sólido de Português com a Professora Eva Cunegundes

Início das aulas: 1º de fevereiro
Horário: Segundas e Quartas, das 18h às 22h
Local: Pré-Vestibular Sólido (Shopping Ibituruna)
Informações: (38)3221 5718

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 31/01/2016 às 16h07
 
27/01/2016 20h45
Matemática com Vinícius Amaral

Curso de Matemática para os principais Vestibulares
Terças e Quintas
das 15h às 17h
Início em 16 de fevereiro

Local de matrícula: Núcleo Extra Classe
Rua Germano Gonçalves, nº 239, São José, Montes Claros

Telefone de contato: (38) 99961 2120 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 27/01/2016 às 20h45
 
27/01/2016 20h29
Rodas de conversas

Os processos criativos na poesia de Osmar Oliva & Palestras e colóquios sobre literatura e memória na escrita de Carlos Drummond de Andrade e Milton Hatoum


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 27/01/2016 às 20h29
 
04/01/2016 18h31
2016 é o ano dos 30 anos do Psiu

Em 2016 o Salão Nacional de Poesia Psiu Poético celebra os 30 anos de existência. O Salão é referência no fomento e valorização da literatura brasileira, nos seus 30 anos de existência, influenciou gerações se firmando como um projeto de resistência cultural, responsável diretamente pela formação de escritores, poetas e artistas. A celebração dos 30 anos começa hoje.


Já em fevereiro, no SESC São Paulo, o curador do projeto, Aroldo Pereira, apresentará a palestra “Salão Nacional de Poesia Psiu Poético – produção de eventos poéticos fora do eixo Rio/São Paulo”. Poetas e escritores do norte de Minas estarão presentes no evento. Nomes como Karla Celene Campos, Sandra Fonseca, Marlene Bandeira, Andrea Martins, Renilson Durães, Márcio Moraes.

A celebração dos 30 anos em São Paulo contará também com os poetas Jairo Fará (São João Del Rei), Luis Turiba (Rio de Janeiro), Noélia Ribeiro (Brasília), Ricardo Silvestrin (Rio Grande do Sul), Celso Borges e Beto Ehongue ( ambos do Maranhão ) e também os parceiros de São Paulo como, Wagner Merije, Jurandir Barbosa, Mavot Sirc, Eduardo Lacerda (Editora Patuá).


Em outubro o Psiu Poético passará por uma de suas maiores edições. Grandes nomes da poesia brasileira estarão presentes em Montes Claros. Muitas surpresas aguardam a 30º Edição do mais longínquo festival de poesia do Brasil.

Acesse o sítio do Psiu: www.psiupoetico.com.br

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 04/01/2016 às 18h31
 
18/12/2015 19h22
Obra de poeta norte-mineiro é indicada para o vestibular do IF

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) encontra-se com edital aberto para o primeiro vestibular de 2016, visando promover a seleção de candidatos a diversos cursos de nível superior. A coletânea de poemas intitulada “Crepúsculo de arame” (Orobó Edições), do escritor norte-mineiro Antônio Wagner Rocha, consta entre as três obras indicadas para realização das provas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. As outras obras são “Poema sujo”, de Ferreira Gullar, e “Niketche”, de Paulina Chiziane.

“Crepúsculo de arame” é dividida em duas seções, sendo que a primeira seção reúne poemas produzidos nos últimos dez anos, e a segunda apresenta uma seleção de poemas do livro “Lápis lapso”, publicado pelo autor em 1998. Além disso, a obra traz também dois estudos críticos realizados em torno do seu conteúdo. O primeiro, intitulado “Depois da Queda”, é de autoria do professor Anelito de Oliveira, doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP) e também editor da obra. O outro estudo, “Escritura Dilatada”, tem como autor Alexander Nassau, professor da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES).

Inserido no contexto da literatura brasileira contemporânea, “Crepúsculo de arame”, segundo a análise de Anelito de Oliveira, é um livro em que “a questão do poeta – aquilo que ele acabou por converter em sua questão ao longo da vida – não é apenas estética, portanto, mas humana”. Alexander Nassau, por sua vez, refere-se a esta poesia como “um salto no abismo do existir”. Desta forma, os estudos críticos desses dois teóricos fornecem elementos indispensáveis para que os candidatos ao vestibular do IFNMG possam desenvolver uma compreensão mais ampla da obra. O que se observa, através dos versos, entre outros aspectos, é uma poesia marcada por um vigor pensante: “Desertar as ideias insones, o que ficou guardado/no avesso da noite, o que se mutilou/na lógica dos espelhos: cratera onde nasce/o mundo” (fragmento do poema “Engenho errante”).

De acordo com o conteúdo programático do processo seletivo caberá aos vestibulandos articular os conhecimentos e conceitos fundamentais dos movimentos literários com as obras indicadas. As provas serão realizadas no dia 10 de janeiro de 2016 nas cidades de Almenara, Araçuaí, Arinos, Montes Claros e Salinas. O IFNMG, ao propor o livro de Wagner Rocha para o vestibular contribui para a valorização da produção poética norte-mineira. “Crepúsculo de arame” está disponível na Livraria Nobel (Montes Claros Shopping Center) e na Palimontes (Montes Claros Shopping Center e Rua Cel. Joaquim Costa – Centro).*

"Crepúsculo de arame" também está disponível em nossa Vitrine Literária. Receba em casa, adquira agora: Comprar!

 

* Fonte: http://www.jnnoticias.com/artigos/detalhes/45490/obra-de-poeta-norte-mineiro-e-indicada-para-o-vestibular-do-if

 

 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 18/12/2015 às 19h22
Página 29 de 54