× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
03/05/2016 22h02
Análise da obra "Feliz ano velho", de Marcelo Rubens Paiva

Gabarite as questões de Literatura do Vestibular da Funorte com a leitura do estudo: "A palavra-vida de um corpo quedo". Neste estudo, o leitor encontrará uma breve biografia do autor, a contextualização histórica e literária, a síntese do enredo, as principais características estruturais da obra e reflexões temáticas, destacando a memória, a ditadura e a palavra, além de questões propostas com gabarito comentado. 

Adquira já o seu exemplar por apenas R$20,00. Clique Aqui!

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 03/05/2016 às 22h02
 
27/04/2016 16h40
DIVULGADAS AS OBRAS DO PAES 2016

Foi divulgada nesta quarta-feira (27/4), a relação da obras literárias indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES/2016), da Universidade Estadual de Montes Claros. A lista contempla as três etapas do processo e, mais uma vez, contempla a produção regional dos escritores Karla Celene Campos, Wagner Rocha e Cyro dos Anjos (acadêmico da ABL), além do cineasta Carlos Alberto Prates Correia.

Conforme a Comissão Técnica de Concursos da Unimontes (Cotec), o edital do processo seletivo será divulgado em maio e as inscrições serão efetuadas em junho. A data provável para a realização das provas é 20 de novembro, pela manhã, tarde e noite.

PRIMEIRA ETAPA

As obras indicadas para a primeira etapa do PAES/2016 são “Morte e Vida Severina”, de João Cabral de Melo Neto; “O Santo e a Porca”, de Ariano Suassuna; “O Pagador de Promessas” - O Filme, de Dias Gomes; e “O Burgo”, de Gregório de Matos.

De acordo com a equipe de professores da Cotec, os livros e o filme indicados para esta etapa “privilegiam a religiosidade do povo brasileiro, rica em sincretismos, contrates e expressões populares. “Retomando o barroco brasileiro em que essa religiosidade é permeada por tensões e pelo compromisso de colonização português, pretende-se comparar, discutir e repensar a religiosidade no Brasil, por meio da representação literária”.

SEGUNDA E TERCEIRA ETAPAS

Para a 2ª Etapa foram indicados os livros “Lucíola”, de José de Alencar; “A Falência”, de Júlia Lopes de Almeida; “A mão e a Luva”, de Machado de Assis; “Olhos D´água”, de Conceição Evaristo; e “O Lado de Dentro das Coisas”, de Karla Celene Campos. As obras da segunda etapa tentam discutir sobre a mulher e a escrita. Os livros de Alencar e Machado de Assis evidenciam retratos de mulher escritos por mãos masculinas, no século XIX. Da mesma época literária, Júlia Lopes de Almeida representa o mundo burguês e o espaço destinado às mulheres sob o ponto de vista feminino. As autoras Conceição Evaristo (contos) e Karla Celene (poemas) dão seu testemunho literário e, comparativamente, representam a escrita da mulher contemporânea, sob diferentes perspectivas.

Foram relacionadas para a 3ª Etapa as obras: “O Amanuense Belmiro”, de Cyro dos Anjos; os contos “Teleco, o Coelhinho”; “O pirotécnico Zacarias”; “O Homem do Boné Cinzento” e “O Ex-Mágico da Taberna Minhota”, de Murilo Rubião; “Amores oblíquos”, de Evaldo Balbino; “Crepúsculo de Arame”, de Wagner Rocha; e “Cabaré Mineiro”, Filme, de Carlos Alberto Prates Correia.

De acordo com a Comissão Técnica de Concursos, esta etapa celebra a diversidade da representação literária e homenageia dois autores mineiros: Cyro dos Anjos, com sua escrita densa e memorialística, e Murilo Rubião, com seus contos insólitos (em seu centenário). Amores Oblíquos, de Evaldo Balbino (contos) e Crepúsculo de Arame, de Wagner Rocha (poemas),constituem expressões do viver do homem contemporâneo, com seus conflitos. O filme Cabaré Mineiro, do cineasta montes-clarense Carlos Alberto Prates Correia, dialoga com a obra de outros dois representantes da literatura de Minas Gerais: João Guimarães Rosa e Carlos Drummond de Andrade.

FONTE: Site da Unimontes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 27/04/2016 às 16h40
 
28/03/2016 17h01
VESTIBULAR DE MEDICINA DA FUNORTE - 19 DE JUNHO DE 2016

O Vestibular de Medicina da Funorte será no dia 19 de junho de 2016. 

 

 

A obra de leitura obrigatória para às questões objetivas de Literatura será Feliz Ano Velho, de Marcelo Rubens Paiva

 

 

Abaixo o Calendário disponível no Manual do Candidato:

 

 

Para o Edital Acesse Aqui

 

 

 

 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 28/03/2016 às 17h01
 
20/03/2016 06h13
Lançamento de CD

O músico e professor de Literatura da Unimontes, Élcio Lucas, lança o CD "Vago Universo".

Dia: 31 de março de 2016

Local: Museu Regional do Norte de Minas

Horário: 19h

 

 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 20/03/2016 às 06h13
 
13/03/2016 17h50
Lançamento de "TROVAECIA" no Bardo Cervejaria

Dentro da Programação da 11º Semana Cultural Igor Xavier, em Celebração aos 30 anos do Psiu Poético, o nosso livro de trovas e poesias "TROVAECIA" fará parte do lançamento coletivo nesta segunda-feira, dia 14 de março, no Bardo Cervejaria, Rua Coronel Lopinho, 28, Morada do Parque (atrás do Parque Municipal), a partir das 20h. 


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 13/03/2016 às 17h50
Página 27 de 54