× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
16/04/2017 11h38
Resurrectio

Leia o livro Rosarium Aqui!

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 16/04/2017 às 11h38
 
15/04/2017 20h55
Videoaulas das obras literárias da UNEB

Professores, leitores e autores comentam as obras indicadas para o Vestibular da UNEB 2017. 

Clique no nome do livro para direcionar ao link do youtube.

O Largo da Palma, de Adonias Filho

Essa Terra de Antônio Torres

A morte e a morte de Quincas Berro d'água, de Jorge Amado

O Desterro dos mortos, de Aleilton Fonseca

Além de Estar, de Helena Parente Cunha

Tenda dos milagres, de Jorge Amado

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 15/04/2017 às 20h55
 
14/04/2017 09h06
Via Crucis

BAIULATIO CRUCIS
(VIA CRUCIS)

Acolhida a sentença de morte é, 
E os pecados na cruz são recebidos.
Com a primeira queda, ouvem gemidos
Aplacados pela Mãe de Nazaré.

Ajudam-lhe a levar a cruz até.
Por Verônica os fluidos são retidos.
Com a segunda queda muitos gritos
Das mulheres consoladas com fé.

Co'a terceira queda o peso da cruz.
É despido, deixando os membros nus.
No madeiro com cravos é pregado.

E nessa árvore bendita fenece.
em seus braços a Mãe Virgem O aquece,
E em um novo sepulcro é sepultado.

in: Via Crucis (2009) e in: Rosarium (2016)

Leia o Rosarium completo Aqui!

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 14/04/2017 às 09h06
 
10/04/2017 22h20
Posse como membro efetivo na Academia de Letras do São Francisco

No dia 22 de setembro de 2011, recebi uma carta (e-mail) do ilustríssimo escritor Petrônio Braz com uma notícia alvissareira, a ACLECIA (Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco), nas comemorações dos seus dez anos de existência, resolveu, por unanimidade, outorgar-me Diploma de Membro Honorário. A solenidade aconteceu no dia 4 de outubro daquele ano na cidade de Januária, dia municipal da poesia em Montes Claros e abertura do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético. Seis anos depois, no dia 8 de abril de 2017, estive novamente numa solenidade da ACLECIA, juntamente com a ACLAV (Academia de Letras, Ciências e Artes de Várzea da Palma) agora para me tornar honrosamente Membro Efetivo. Ao ocupar a cadeira 16, fundada por José Luiz Rodrigues, tendo como patrono Robson Rodrigues Costa, espero ser digno de tão relevante honraria e poder contribuir com o enriquecimento cultural de nossa região com minhas poesias e prosas, além da presença e da luta pela constante valorização da Arte Literária. 


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 10/04/2017 às 22h20
 
12/03/2017 08h43
MEC anuncia mudanças no ENEM

O Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciaram, quinta-feira (09/03), as mudanças previstas para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM 2017. As medidas são resultado do amplo debate do MEC com a sociedade, por meio da consulta pública promovida pelo Inep no começo deste ano.





Confira as principais mudanças:



Datas



A partir de agora, o ENEM, que continuará sendo realizando em dois dias e no formato de provas impressas, passa a ser aplicado em dois domingos seguidos, e não mais em um único fim de semana.



Redação



A redação passa a ser realizada no primeiro domingo, juntamente com as provas de Linguagem, Código e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo domingo serão realizadas as provas de Matemática e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, com 4 horas e 30 minutos de duração.  



Certificação



O ENEM deixa de certificar o Ensino Médio, o que volta a ser feito pelo Exame Nacional de Certificação de Jovens e Adultos (Encceja), que é o exame adequado para esse fim, em uma parceria com estados e municípios. 



Essas e outras mudanças, apresentadas na coletiva, são parte do resultado do amplo debate promovido pelo MEC, que promoveu uma Consulta Pública por meio do Inep entre 18 de janeiro e 17 de fevereiro deste ano. O resultado da consulta orientou parte dos avanços no exame que passam a valer já nesta edição, a ser realizada nos dias 5 e 12 de novembro de 2017. 



A portaria que regulamenta todas as mudanças será publicada em 24 de março. Até 10 de abril está prevista a publicação do Edital. As inscrições para o Enem 2017 serão de 8 a 19 de maio. 



Segurança



Os participantes receberão cadernos de questões personalizados (identificado com seu nome e número de inscrição), juntamente com os cartões de resposta encartados na prova, com seu nome e número de inscrição. Até 2016, os participantes recebiam o cartão de resposta separado da prova e faziam a identificação com a cor de sua prova. A novidade dos cadernos personalizados reforça a segurança dos quatro cadernos diferentes e identificados por cores. 



O ENEM 2017 terá seu resultado divulgado em 19 de janeiro de 2018 e continuará oferecendo resultados por área de conhecimento, individual de cada participante e da base consolidada para uso nos programas governamentais Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Financiamento Estudantil (Fies) e Universidade para Todos (ProUni), entre outros. Mas não haverá mais resultado do Enem por escola. O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) do ensino médio passará a ser universal e não mais amostral para escolas públicas e privadas. Isso permitirá o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) por escola.



Atendimento



A aplicação em dois domingos soluciona a situação dos sabatistas, que acessavam o local de prova no mesmo horário dos demais, mas só começavam a responder as questões às 19h. Os participantes que guardam o sábado por questões religiosas, e representaram 76 mil inscrições em 2016, não ficarão mais submetidos ao confinamento de 5 horas.  



Outra mudança é em relação ao atendimento especializado. A solicitação de tempo adicional deverá ser feita no ato da inscrição e não mais na hora da prova. As pessoas com deficiência e que, por esse motivo, precisam de tempo extra, terão que inserir um documento comprobatório que motive a solicitação desse atendimento. 



Com informações do MEC



Informações disponíveis em: http://www.colegiosolido.com.br/noticias/142/mec-anuncia-mudancas-no-enem. Acesso 12 mar. 2017


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 12/03/2017 às 08h43
Página 22 de 54