A Comissão Especial de Processos Seletivos, da Unimontes, divulgou nessa quarta-feira (7/3), a relação dos pontos máximos e mínimos dos candidatos que participaram da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2017). As provas foram aplicadas no dia quatro de fevereiro com a oferta de 725 vagas em 56 cursos de graduação ofertados nas diversas unidades da Unimontes.
A maior nota foi registrada foi no curso de Medicina, categoria Universal, com 308,750 pontos em 330 possíveis nas provas objetivas (Múltipla Escolha). Conforme a CEPS/Unimontes, a divulgação dos pontos máximos e mínimos define a nota de corte para a correção das redações (50 pontos). Cerca de 1,3 mil candidatos seguem concorrendo as vagas ofertadas por meio do PAES.
CONFIRA
O resultado final será divulgado até 23 de março, conforme previsto em edital retificado. As maiores notas pelo sistema de reserva de vagas, além do curso de Medicina, são: Direito Matutino (275,00), Odontologia (259,7), Direito Noturno (259,6), Engenharia de Sistemas (258,95), Engenharia Civil (255,25), História (251,25), Ciências Biológicas/Licenciatura (238,3), Administração/Matutino (238,25) e Ciências Econômicas/Noturno (229,25).
No sistema de reserva de vagas, adotado pela Unimontes desde 2004, em cumprimento à legislação estadual, a maior nota também foi registrada no curso de Medicina, com candidato na categoria “Portador de Deficiência/Indígena”: 273,1 pontos.
As quatro maiores notas seguintes entre os candidatos pelo sistema de reserva de vagas são: Engenharia Civil (235,85), Direito Matutino (215,5), Engenharia de Sistemas (210,6) e História (207,65).
Fonte: Site Unimontes
O Ministério da Educação anunciou as principais datas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018. O Enem será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro deste ano. Já o edital será publicado em 21 de março e as inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.
Quem participou do Enem 2017 já pode consultar seus resultados na página do participante. O resultado só pode ser acessado pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada.
Fonte: Colégio Sólido
Cadernos de Provas: Terceira Etapa/2017
Gabarito: Terceira Etapa/2017
Questão 7 - Sobre o conto "O buraco", do livro "Temor de Terra", de Luiz Vilela.
a) CORRETA. A "metamorfose" do narrador em Tatu representa o insólito do conto, causando estranhamento ao leitor por uma surpresa absurda.
b) CORRETA. Ao passar pela transformação, o narrador se reduz a um animal, passando a uma exclusão social, o que conota a marginalização.
c) CORRETA. O personagem transformado em Tatu não se encontra mais no laço dos seus, buscando no buraco o seu espaço de existência.
d) INCORRETA. Não há elevação espiritual no conto, uma vez que o personagem deixa a relação humana para uma relação animal, trocando a matéria homem pela matéria bicho.
Questão 8 - Sobre a crônica "Carta do Pleistoceno", do livro "A casa das palavras", de Marina Colasanti.
a) CORRETA. O mamute utiliza da carta (gênero epistolar) para se dirigir aos cientistas, aproximando-se, assim, de seu destinatário.
b) CORRETA. No fragmento "daquilo que vocês chamam de DNA" já revela o distanciamento (conhecimento) do emissor para o seu destinatário; já que o mamute se mostra desconhecedor da linguagem genética.
c) INCORRETA. A linguagem usada pelo mamute não é agressiva, já que palavras como "senhores", "encarecidamente", "apelo", mostram que seu discurso é delicado e respeitoso.
d) CORRETA. O mamuete apresenta a sua visão pessoal das consequências de sua clonagem, a partir do olhar do animal, opondo-se aos vislumbres da ciência em seu orgulho por conseguir clonar uma animal extinto.
Questão 9 - Sobre o filme "O carteiro e o poeta", dirigido por Michael Radford.
a) CORRETA. A partir da linguagem metafórica, partilhada com o poeta, o carteiro passará a enxergar o mundo com outros olhos e, obviamente, elaborar e refinar os seus pensamentos, principalmente o "amoroso" e o "político".
b) INCORRETA. Mário é um carteiro, não filósofo; as suas observações da realidade partem de suas vivências como filho de pescador e como neófito de poeta.
c) CORRETA. A atuação de Mário de forma crítica e política é explícita no filme quando opina sobre o preço dos pescados e de sua participação em eventos políticos, como se vê ao final do filme, o que o levou a perder a vida.
d) CORRETA. A forma que Mário utilizou para mostrar a poesia da ilha foi através do gavador, registrando os sons, ainda que metafóricos (como no caso das estrelas), para mostrar a Neruda o seu aprendizado poético.
Questão 10 - Sobre o livro "Sinestesia versus vida", de Edson Andrade.
a) INCORRETA. As sinestesias são representações emotivoas do sujeito lírico, não oposições; são percepções sensoriais das experiências da vida, não fuga.
b) CORRETA. O livro mescla prosa e poema em tons confessionais, como atestado nos pré-textos em que se leem referências a família e leituras.
c) CORRETA. Ao longo do livro há menções à musicalidade e às imagens, tanto explicitamente com fotografias, por exemplo, quanto com recursos sonoros, como aliterações e assonâncias.
d) CORRETA. O uso de formas clássicas de composição e referências intertextuais nas poesias revela a intimidade linguística e crítica literária do autor.
"O melhor da crônica brasileira" e "O carteiro e o poeta", por Márcio Adriano Moraes
"Tremor de terra", por Jorge Alessandro
"A casa das palavras", por Renê Flávio
"Sinestesia versus vida", por Edson Andrade
Sólido aprova 1º lugar de Medicina da UNB
29/01/2018
Em mais um resultado histórico para Montes Claros e região, a aluna Juliana Monção Nippes, que fez o 3º ano do Ensino Médio em 2017 no Colégio Sólido, foi aprovada em 1º lugar curso de Medicina pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB - Universidade de Brasília, um dos mais concorridos e respeitados vestibulares do país!
Também foi aprovado o aluno Vitor Pereira Reis no curso de Engenharia Aeroespacial.