× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
05/06/2017 11h54
Ato público contra a retirada do livro Ler-se(r) do Paes 3ª Etapa



Neste sábado, 3 de junho, pela manhã, estudantes, professores e escritores em apoio ao autor Márcio Adriano Moraes fizeram um Ato Público de repúdio à decisão da Unimontes de excluir o livro Ler-se(r) do Processo de Avaliação Seriada da Unimontes, PAES 3ª Etapa. A Manifestação teve como propósito reforçar a indignação e exigir da Reitoria da Unimontes que agende a Audiência Pública para esclarecer os "contratempos" da indicação do livro. 



O autor agradece o carinho de todos pelo apoio.


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 05/06/2017 às 11h54
 
31/05/2017 21h22
Manifestação contra a Retirada do Livro "Ler-se(r)" do Paes

Todos assistiram a unimontes cometer uma injustiça com Márcio Adriano Moraes. O professor do Colégio Tiradentes e do Sólido teve seu livro retirado das obras indicadas para o PAES 2017. 

A Unimontes alegou que foi um cursinho da cidade que solicitou, pois ele é professor do Sólido e isso beneficiaria seus alunos, o que não faz sentido, afinal a obra de Karla Celene foi indicada no ano passado, mesmo ela sendo professora do Prisma. E tudo sem nenhuma reivindicação!

Estamos planejando uma manifestação envolvendo toda a comunidade escolar.

Aos alunos de todas as escolas que estão por dentro e compartilham a indignação perante o ocorrido com o professor, pedimos que venham participar e protestar contra esse absurdo.

Precisamos do apoio de cada um de vocês que investiram no livro, que se solidarizam com o autor neste momento, que apreciam e valorizam a arte. 
Pedimos para que todos estejam de PRETO, representando o luto. Fiquem a vontade para levar cartazes e/ou algo que nos ajudem nessa causa. 

Contamos com vocês!

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 31/05/2017 às 21h22
 
16/05/2017 18h20
LUTO: "LER-SE(R)" É RETIRADO DO PAES 3ª ETAPA DA UNIMONTES

CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR

Prezados parceiros de literatura, escritores, poetas e artistas,
Estimados colegas professores, queridos alunos e amigos sinceros,

No dia 2 de maio, após assumir uma cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA), fui agraciado com uma notícia alvissareira, meu livro “Ler-se(r)” foi indicado para o PAES 3ª Etapa da Unimontes. Livro de crônicas premiadas em Concurso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2010; no Concurso Literário Paulo Setúbal em Tatuí, São Paulo, no ano de 2015; e no Concurso Literário Femaçã de Veranópolis, Rio Grande do Sul, em 2015. Reconhecimento de um trabalho de dez anos de produção literária em Montes Claros, com 13 livros autorais publicados e 23 participações em Antologias, levando o nome do Norte de Minas pelo Brasil com prêmios recebidos em vários concursos literários, como se pode comprovar nas mídias e divulgados em nosso site pessoal. 

Porém, hoje, dia 16 de maio, após ter recebido cumprimentos pela indicação do meu livro, após investimentos em tiragens para atender aos leitores-estudantes, após ter vendido exemplares a alunos, professores e curiosos, após ter me colocado à disposição da comunidade escolar, sobretudo aos colégios particulares da cidade, a partir de contato feito a parceiros professores, fui surpreendido com a RETIRADA de “LER-SE(R)” da LISTA DO PAES 3ª ETAPA. 

Sem nenhuma nota de esclarecimento, a Unimontes, onde me graduei em Letras, me especializei em História e conclui o Mestrado em Literatura, cuja Editora publicou meu primeiro livro “Genuíno” em 2007, simplesmente divulgou uma Lista de Obras do Paes Retificada. Ao questionar o presidente da Cotec a razão que motivou a supressão do meu livro, ele disse que um cursinho da cidade pediu para retirar o meu livro, porque sou professor do Colégio Sólido. Como assim? Um cursinho responde e/ou representa a opinião de toda a comunidade escolar?

Ano passado, a amiga e escritora Karla Celene Campos, professora do Colégio Prisma, teve sua obra “O lado de dentro das coisas” indicada para o Paes 2ª Etapa. Seu livro foi valorosamente recebido por toda a comunidade escolar com muito orgulho pelo reconhecimento de poeta da região e pelo seu talento literário. A escritora Karla esteve em vários colégios palestrando sobre sua produção, inclusive no Colégio Sólido, onde fez o lançamento de seu livro e obteve o carinho dos alunos.

Sempre fiquei esperando ansiosamente a publicação das obras do Vestibular para ajudar na promoção do autor e de sua literatura, que representa a nossa cultura. Assim fiz com Aroldo Pereira, Petrônio Braz, Osmar Oliva, Andrea Martins, Wagner Rocha, Karla Celene Campos, e continuarei fazendo com todos os indicados de nossa terra. Confesso que sempre esperei ver o meu nome lá na lista também para poder fazer o mesmo, conversar com os leitores sobre a minha poesia. Ser escritor neste sertão é difícil, não conseguimos concorrer com grandes editoras nem com os clássicos. A indicação de um livro para o vestibular é uma grande porta que a Unimontes me abriu e fechou abruptamente.

Estou consternado. 

Você que me conhece (colégio, escola pública, professor, aluno, amigo) ou que se solidariza com esta causa, peço o seu LUTO!

abraços sempre genuínos
márcio adriano moraes
#somostodosmarciomoraes
 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 16/05/2017 às 18h20
 
02/05/2017 15h51
Divulgada a Lista de livros do PAES/2017

1ª etapa: Os livros indicados para esta etapa contemplam o tema da infância, em diferentes épocas, registros e linguagens. O objetivo é permitir que o leitor, de posse das diferentes representações, possa ler, comparar e relacionar as muitas formas como a arte registra uma das fases mais emblemáticas da vida humana.
1. Romance: O meu pé de laranja lima. José Mauro de Vasconcelos.
2. Poemas: Meus oito anos, Casimiro de Abreu; Infância, Carlos Drummond de Andrade; Minha infância, Cora Coralina.
3. Tela: Meninos soltando pipas, de Cândido Portinari
4. Música: Meu Guri, Chico Buarque de Holanda.
5. Filme: Cidade de Deus, direção de Fernando Meirelles, Kátia Lund.

2ª etapa: A segunda etapa privilegia os retratos de mulher, que se vão alterando, de acordo com a época e de acordo com o artista. Nesta fase também se requisita do leitor capacidade de ler diferentes registros semióticos: palavra, música, cinema e tela apresentam diferentes mulheres, que compõem desde o tipo romântico, idealizado, até o viés crítico, problematizado, da atualidade.
1. Romance: A Moreninha, Joaquim Manoel de Macedo.
2. Contos: A mulher de preto e Uma senhora, de Machado de Assis.
3. Músicas: Beatriz e Mulheres de Atenas, de Chico Buarque e Holanda.
4. Telas: Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli; Nascimento de Vênus, de Di Cavalcanti.
5. Filme: Inocência (adaptação do romance de Visconde de Taunay), direção de Walter Lima Júnior.

3ª etapa: A terceira etapa abre espaço à narrativa curta, às crônicas e aos contos, especialmente a de escritores contemporâneos. Também se abre a possibilidade de ler comparativamente um filme, da contemporaneidade. As obras desta etapa refletem o objeto literário frente às requisições do mundo hoje.
1. Tremor de terra, de Luís Vilela. (livro de contos)
2. A casa da palavra, de Marina Colasanti. (livro de contos)
3. O melhor da crônica brasileira, editora José Olympio, 5ª edição, 2007. (crônicas)
4. Ler-se(r), de Márcio Adriano Moraes. (crônicas).
5. Filme: O carteiro e o poeta, direção de Michael Radford.

Para mais informações, acesse: Programa de Avaliação Seriada(PAES) - Edital 01/2017

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 02/05/2017 às 15h51
Página 20 de 53