× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
07/04/2020 09h51
Inep publica editais do Enem 2020 e solicitações de isenção da taxa começam a partir de 6 de abril

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira (31), os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A partir do dia 6 de abril, as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis abaixo poderão fazer a solicitação de isenção da taxa. Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.




  • Está cursando a última série do ensino médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar.

  • Cursou todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio.

  • Está em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda, devendo informar o Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.



Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.



A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.



Inscrição – O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso deve ser feito por meio da Página do Participante. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.



Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).



A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).



Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado". As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.



Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.



Enem Digital – A implantação do Enem Digital terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.



O processo de inscrição é feito também pelo Sistema Enem. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.



Provas – Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.



Confira o edital do Enem 2020 – versão impressa



Confira o edital do Enem 2020 – versão digital



Fonte: Inep.gov.br


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 07/04/2020 às 09h51
 
19/03/2020 16h58
Suspensão do Vestibular da UFU 2020


Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 19/03/2020 às 16h58
 
26/01/2020 00h04
Vestibular da UFU - Obras literárias indicadas para leitura obrigatória

• ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
• ANDRADE, Jorge. A moratória. Rio de Janeiro: Agir, 1996.
• AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Ática, 2011.
• FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2010.
• NUNES, Lygia Bojunga. Retratos de Carolina. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2008.
• WALKER, Alice. A cor púrpura. São Paulo: Marco Zero, 1986.

Links de acesso: 

Edital do Processo

Quantitativo de Vagas

Retificação do Edital

Publicação do Edital Retificado

Conteúdo Programático

Conteúdo Programático Retificado

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 26/01/2020 às 00h04
 
21/01/2020 11h15
Prefeitura divulga programação do maior evento artístico-gastronômico de Montes Claros

Texto: Rubens Santana

A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou oficialmente a programação da 29ª Festa Nacional do Pequi. Com extensa programação artística e gastronômica, a festa abordará temas relevantes, como a valorização da raiz geraizeira, o cerrado e a viola.

O evento tem o apoio incondicional do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Organização Viva Verde (OVIVE), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), e Emater/MG regional Montes Claros, entre outros parceiros.

A Praça da Matriz continua sendo o cenário principal da festa, com dois palcos para apresentações artísticas, tradicional feira no entorno da praça, e programação no Centro Cultural, Solar dos Sertões e Museu Regional. Como centro da festa, a Praça da Matriz dá visibilidade ao evento e reúne comunidades tradicionais (folias de reis e agricultores do Mercado) ao dia a dia da cidade.

Neste ano, a programação chegará também aos quatro parques municipais em atividade, com ações voltadas para a cultura regional e a educação ambiental. No domingo, 3 de fevereiro, os parques receberão shows regionais, oficinas de reciclagem, plantio de mudas e teatro com temas ecológicos. 

Em sua 29ª edição, a Festa Nacional do Pequi transformou-se em uma grande celebração ao cerrado e seus frutos, sendo também palco para a defesa de nossa resiliência geraizeira e uma bandeira para a educação ambiental, abordando temas alusivos à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Norte de Minas Gerais.

Programação - A programação da festa do Pequi 2020 terá a viola como alma da festa. Nomes como Chico Lobo, Wilson Dias e Júlia Ribas movimentarão o palco principal, ao lado de nomes importantes da cena local e das tradicionais folias de reis. O Cinema Comentado trará o documentário GRANDE SERTÃO-2017, que será exibido no dia 7 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula.

Arte e artesanato ocuparão o Largo Georgino Júnior, com representantes de todo o Norte de Minas. Feiras e oficinas de gastronomia evidenciarão as características da culinária tradicional.

Confira a programação:

 

Dia 07/02 – Sexta-feira - Praça da Matriz

19 hs - Abertura Oficial da 29ª Festa Nacional do Pequi – Banda de Música da 11ª RISP

Abertura da Exposição Coletiva "Cenas dos Gerais – O cerrado retratado" - Galeria Godofredo Guedes

Artes plásticas: Biola

Fotografia: Cerrado mineiro – Eduardo Gomes

Fotografia: Folias de Reis no Sertão de Guimarães – Ronaldo Alves

Centro Cultural Hermes de Paula

19 às 23 h- Feiras de artesanato e gastronomia: ARTERIA - arte e artesanato regionais; EMATER - Feiras de produtos agroecológicos; UFMG – Extrativismo e sustentabilidade - Feira de produtos do Cerrado

18 hs às 21 h– Oficinas de arte – Cerâmicas, Repentistas, Gastronomia e Luteria

19 hs - Cinema Comentado Cineclube – Exibição do documentário Grande Sertão - 2017 - Centro Cultural Hermes de Paula

20 hs – Lançamento do livro "Retratos de nós mesmos" - Alberto Sena - Cento Cultural Hermes de Paula

20 hs – Exposições nos stands OVIVE, Conselho Pró-Pequi, UFMG e Turismo - Valorização da diversidade.

20 hs - Palco: Flavin Ribeiro

21 hs - Arena: Folia de Reis Barro do Paiol

22 hs – Palco: Wilson Dias

 

Dia 08/02 – Sábado - Praça da Matriz

09 hs às 22 hs - Exposição Coletiva Cenas dos Gerais – o Cerrado retratado. Centro Cultural Hermes de Paula

09 hs às 22 h- Feiras de artesanato e gastronomia: ARTERIA - Arte e artesanato; IDENE - Feiras de produtos agroecológicos; EMATER – Feira de produtos do Pequi; UFMG

09 hs às 22h- Exposições nos stands – SEMMA, OVIVE, Conselho Pró-Pequi, UFMG e Turismo.

18 h- Oficinas de Cerâmica – Oficinas de repente - Oficina de tambores - Oficina Gastronômica - Praça da Matriz

19 hs - Atividade Literária – Lançamento do título infantil "O dinossauro que virou lagartixa" - Amelina Chaves – Centro Cultural Hermes de Paula

20 hs - Palco: Noeno da Viola

21 hs - Arena: Marimbondo Chapéu

22 hs - Palco: Chico Lobo

 

Dia 03/02 – Domingo - Praça da Matriz

9 hs – Atividades nos Parques – Parque das Mangueiras, Sagarana, Cândido Canela, Milton Prates

9 hs - Cordel no Coreto - Carlos Azevedo e convidados

9 hs às 22 hs - Exposição Coletiva Cenas dos Gerais – O Cerrado retratado. Centro Cultural Hermes de Paula.

09 hs às 22 h- Feiras de artesanato e gastronomia: ARTERIA - Arte e artesanato; IDENE- Feiras de produtos agroecológicos; EMATER – Feira de produtos do Pequi; UFMG

09 hs às 22 h- Exposições nos stands – SEMMA, OVIVE, Conselho Pró-Pequi, UFMG e Turismo.

11 hs - Arena – Apresentação musical Sovaco de Cobra

12 hs – Arena – Apresentação da Oficina de Tambores – Cláudio Mineiro

18 h– Oficinas de repente – Oficina de gastronomia - Oficina de cerâmica

20 hs – Arena: Folia dos 3 Reis Magos

21 h- Palco: Júlia Ribas

22 hs - Palco: Corriola Catrumana

 

Oficinas

De 7 a 9 de fevereiro

18 h– Oficinas de repente – Tony Agreste e Carlos Azevedo

Coreto da Praça da Matriz

18 hs - Oficina de tambores - Cláudio Mineiro

Auditório do Centro Cultural

18 hs - Oficina Gastronômica Valorizando a culinária regional - Jackson Bento

Centro Cultural Hermes de Paula

18 hs - Oficina de Cerâmica - Ailto Rodrigues

Tenda na Praça da Matriz

Meio ambiente

Domingo nos Parques

Parque Municipal Milton Prates - Teatro Trilha da Leitura – Ecologia

Parque Cândido Canela - Plantio coletivo de árvores

Parque das Mangueiras - Oficinas de reciclagem

Parque Sagarana - Cantos do Cerrado - artistas regionais


PROGRAMAÇÃO stands

Exposição de fotos

Demo-day – o extrativismo destaca iniciativas de sucesso

Exposição de frutos do cerrado e suas aplicações

Distribuição de mudas pela UFMG

Feira de extrativistas – produtos de frutos do cerrado.

Palestras – Turismo de base comunitária e destinos turísticos inteligentes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 21/01/2020 às 11h15
 
10/12/2019 21h46
Megabolsão Sólido Pré-Vestibular 2020

Estão abertas as inscrições para o MEGABOLSÃO SÓLIDO PRÉ-VESTIBULAR 2020, para os cursos Extensivo ALFA VERDE, Extensivo KAPA e Intensivo FARADAY.

Leia as informações a seguir e inscreva-se no final desta página.

Para conhecer cada um dos cursos clique aqui.

Inscrições

Serão admitidas inscrições somente por meio desta página, solicitadas no período de 6 de dezembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020.

A taxa de inscrição é de R$ 20,00 (vinte reais) a ser paga antecipadamente via boleto bancário e não estará sujeita à devolução. 


Provas

O MEGABOLSÃO SÓLIDO PRÉ-VESTIBULAR 2020 será composto de:

  • Provas de múltipla-escolha;
  • Redação (como critério de desempate).

Somente serão corrigidas as provas de Redação dos candidatos que ficarem empatados na prova de múltipla escolha classificados entre os 3 primeiros colocados, e sua nota será utilizada apenas como critério de desempate entre os candidatos com notas iguais.

As provas serão aplicadas no dia 2 de fevereiro de 2020, domingo, das 8h às 12h30 no seguinte local:

  • Unidade Sólido Pré-vestibular (Ibituruna Center Shopping) - Av. José Corrêa Machado, 1.079 - Bloco C - 3º andar - Montes Claros/MG


Resultado

O resultado está previsto para ser divulgado até as 15h do dia 4 de fevereiro de 2020.

Os candidatos contemplados terão até o dia 8 de fevereiro de 2020 para efetuarem a sua matrícula conforme a disponibilidade de vagas, pessoalmente na Central de Matrículas do Colégio Sólido (Av. Deputado Esteves Rodrigues, 949 - Montes Claros).

Não há transferência de bolsa, caso o aluno contemplado não efetue sua matrícula.


Bolsas

Serão distribuídas bolsas aos três primeiros colocados de cada curso do seguinte modo:

1º lugar: 100%
2º lugar: 70%
3º lugar: 60%

Atenção: As bolsas consistirão de descontos, conforme o percentual adquirido, nas mensalidades. Ou seja, o aluno bolsista NÃO estará isento da taxa de matrícula de R$ 290,00 (duzentos e noventa reais) nem do valor correspondente ao material didático, que deverão ser pagos à parte. Essas bolsas também não se acumulam a outros descontos, bolsas de sindicatos etc.


Edital

Antes de fazer a sua inscrição, leia o edital completo, disponível abaixo:


  Edital - MEGABOLSÃO SÓLIDO PRÉ-VESTIBULAR 2020
Publicado em: 06/12/2019 às 09:34


Atenção: O boleto bancário gerado somente estará válido para ser quitado a partir de 24 horas úteis após efetuada a sua inscrição no site até o dia de seu vencimento.

Desabilite o bloqueio de pop-up de seu navegador. Em seguida, será aberta uma nova página onde você deverá informar seus dados e escolher um dos cursos a qual irá concorrer às bolsas.

Para solicitar 2ª via do boleto de pagamento ou cartão definitivo de inscrição, procure no final da página a opção "Clique aqui caso já tenha feito a sua inscrição" e digite o número do CPF cadastrado no ato de sua inscrição.

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 10/12/2019 às 21h46
Página 2 de 51
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 »