- Certame assegurou crescimento e credibilidade nacional a universidade, diz reitor -
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) empossou, nesta quarta-feira (31/10), mais sete professores aprovados no Concurso Público. A solenidade foi realizada na Sala dos Conselhos (prédio da Reitoria), com as posses para os departamentos de Saúde Mental e Coletiva, Letras, Direito, Geociências e Odontologia. A cerimônia foi presidida pelo reitor João dos Reis Canela e pelo vice-reitor Antonio Alvimar Souza.
As posses seguem o protocolo do concurso, após as nomeações realizadas pelo Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag). Esta foi a oitava solenidade de posse de aprovados no concurso público, cujas provas foram realizadas em 2014 e 2015, com a oferta de 637 vagas em 27 departamentos.
Na oportunidade, o reitor João Canela destacou que a realização do concurso, assim como a nomeação e a posse dos aprovados, proporcionou o crescimento e o reconhecimento da Unimontes em nível nacional. Ele lembrou que as 637 vagas abertas no concurso foram disputadas por 4.526 candidatos de todo o País. Ressaltou, ainda, a dedicação e o empenho da equipe responsável pela organização e aplicação das provas.
“A comissão responsável pelo concurso desenvolveu um trabalho extraordinário, que trouxe para a nossa universidade uma grande credibilidade nacional”, enalteceu, ao cumprimentar os empossados.
O vice-reitor Antonio Alvimar Souza destacou que a posse dos aprovados como mais uma conquista para a Unimontes. “A aprovação no concurso assegura estabilidade, possibilitando ao professor o exercício da docência de maneira mais tranquila”, observou.
Ele enalteceu a missão da instituição universitária. “A Universidade exerce um grande papel na sociedade. A universidade é o espaço do livre pensamento, de debate das idéias. É o espaço da diversidade e da pluralidade e da convivência com as diferenças”, enfatizou. O vice-reitor chamou atenção também para o exercício da ética na Universidade. “A ética deve pautada sempre por um princípio do fundamental: o respeito. A boa convivência só é possível se for respeitosa”.
AS PERSPECTIVAS DOS EMPOSSADOS
Os professores empossados na Unimontes ressaltaram a satisfação pela aprovação no concurso público e as perspectivas de ingresso efetivo na instituição superior. “Tenho mais um projeto profissional realizado. A minha expectativa é poder trabalhar e contribuir para a melhoria do ensino na universidade”, disse o professor Silvério de Almeida Souza Torres, aprovado para o Departamento de Odontologia.
A professora Patrícia Neves Guimarães, empossada no Departamento de Saúde Mental e Coletiva, afirmou que pretende colaborar também no processo de desenvolvimento regional. “Quero me colocar à disposição de todo o conjunto de professores e alunos da Unimontes para somar não somente no processo educacional, mas também contribuir com o crescimento da nossa região”, declarou a docente.
Outro que tomou posse como professor da Unimontes foi Luís Ricardo Fernandes da Costa, que trocou o Ceará (onde nasceu) pelo Norte de Minas. Ele deixou Fortaleza, onde fez graduação e concluiu mestrado e doutorado na Universidade Federal do Ceará (UFCE) para ingressar na Universidade Estadual de Montes Claros, por meio da aprovação no concurso público. Ele foi empossado para lecionar no Departamento de Geociências.
“Os servidores públicos engrandecem as instituições. A minha expectativa é de trabalhar com o tripé ensino, pesquisa e extensão e colaborar para formação de novos profissionais para a educação”, afirmou Luís Ricardo.
Fonte: Unimontes
Na próxima terça-feira, 23, será realizado um evento especial do Psiu Poético em homenagem ao poeta, jornalista, professor, chargista e artista plástico Georgino Júnior, falecido no último dia 13. O evento, intitulado “Pai e Filha”, vai homenagear também a filha de Georgino, Gabriella Mendes de Souza.
Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, a homenagem vai contar com a participação de artistas como Paulo Davi, Jorge Terceiro, Maria Cida Neri, Jefferson de Souza, Jéssica Mendes, Tico Lopes, MiriaM Lorentz, Aroldo Pereira e Gabriella Mendes de Souza, entre outros.
O evento será a partir das 19h, no auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Hermes de Paula. A entrada é gratuita.
Georgino Júnior – Nascido em 1949, Georgino Júnior construiu uma história marcante, sobretudo na imprensa montes-clarense. Ainda novo, foi assessor de gabinete do prefeito Antônio Lafetá Rebello. Nas décadas de 1970, 1980 e 1990 foi cronista no Jornal de Montes Claros. Foi editor do caderno de cultura por quase uma década no Jornal do Norte. Sua última atuação na imprensa foi no jornal O Norte de Minas, também como cronista.
Como poeta, publicou no ano 2000, pela editora Unimontes, o livro “Bola pra Frente Futebol Clube”. Georgino se destacou também na música, sendo letrista em parceria com músicos como Tico Lopes, Zé Xorró e Tino Gomes. É autor, ao lado deste último, da música “Montesclareou”, que foi eleita a canção oficial da cidade.
Georgino Júnior também foi chargista e artista plástico. Além disso, foi professor durante muitos anos no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros. Georgino deixou esposa e quatro filhos, além de uma vasta obra.
Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Divulgação