× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
18/10/2018 10h20
Evento "Pai e Filha" homenageia Georgino Júnior e Gabriella Mendes de Souza

Na próxima terça-feira, 23, será realizado um evento especial do Psiu Poético em homenagem ao poeta, jornalista, professor, chargista e artista plástico Georgino Júnior, falecido no último dia 13. O evento, intitulado “Pai e Filha”, vai homenagear também a filha de Georgino, Gabriella Mendes de Souza.

Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, a homenagem vai contar com a participação de artistas como Paulo Davi, Jorge Terceiro, Maria Cida Neri, Jefferson de Souza, Jéssica Mendes, Tico Lopes, MiriaM Lorentz, Aroldo Pereira e Gabriella Mendes de Souza, entre outros.

O evento será a partir das 19h, no auditório Cândido Canela, no Centro Cultural Hermes de Paula. A entrada é gratuita.

Georgino Júnior – Nascido em 1949, Georgino Júnior construiu uma história marcante, sobretudo na imprensa montes-clarense. Ainda novo, foi assessor de gabinete do prefeito Antônio Lafetá Rebello. Nas décadas de 1970, 1980 e 1990 foi cronista no Jornal de Montes Claros. Foi editor do caderno de cultura por quase uma década no Jornal do Norte. Sua última atuação na imprensa foi no jornal O Norte de Minas, também como cronista.

Como poeta, publicou no ano 2000, pela editora Unimontes, o livro “Bola pra Frente Futebol Clube”. Georgino se destacou também na música, sendo letrista em parceria com músicos como Tico Lopes, Zé Xorró e Tino Gomes. É autor, ao lado deste último, da música “Montesclareou”, que foi eleita a canção oficial da cidade.

Georgino Júnior também foi chargista e artista plástico. Além disso, foi professor durante muitos anos no Instituto de Ciências Agrárias da UFMG em Montes Claros. Georgino deixou esposa e quatro filhos, além de uma vasta obra.

Texto: Bruno Albernaz

Fotos: Divulgação

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 18/10/2018 às 10h20
 
17/10/2018 19h13
PAES/2018 amplia inscrições para 19 de outubro

Foram prorrogadas até a próxima sexta-feira, 19 de outubro, as inscrições para o Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2018), da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). O prazo terminaria no último dia 11 e foi estendido em atendimento à demanda apresentada pela comunidade estudantil, tendo em vista o último feriado prolongado e o recesso escolar nas redes pública e privada do ensino médio.

3ª retificação de edital está publicada no site da Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS) e no portal eletrônico da Unimontes (seção editais).

O PAES/2018 oferece 730 vagas para 64 cursos ministrados pela Unimontes no Norte de Minas, Noroeste, Vale do Jequitinhonha e Centro.

Acesse

Destas, 361 são para o sistema universal e 369 para o sistema de reserva de vagas, conforme legislação estadual: 21% para afrodescendentes carentes, 21% egressos de escolas públicas carentes, 3% indígenas e 5% pessoas com deficiência.

As provas do PAES/Unimontes serão aplicadas no dia 16 de dezembro: 1ª etapa (8 às 12 horas), 2ª etapa (15 às 19 horas) e 3ª etapa (15 às 19 horas).

SERVIÇO
PAES/2018 - Unimontes
Vagas: 730
Novo prazo: até 19 de outubro
Inscrições: www.ceps.unimontes.br
Informações: Comissão Especial de Processos Seletivos
Prédio 4 – campus-sede – telefone: (38) 3229-8080

Fonte: Unimontes.

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 17/10/2018 às 19h13
 
12/10/2018 09h44
X Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária

Programa de Pós Graduação Stricto sensu em Estudos Literários, da Unimontes, promoverá o X Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária. Será entre os dias 5 e 7 de dezembro, com programação no campus-sede. Haverá palestras, mesas redondas e apresentação de trabalhos científicos.

O Tema central é “Literatura e Transdisciplinaridade”, que, segundo os organizadores, destaca a importância de os estudos literários sob os diversos pontos de vista, como forma de entender o objeto estudado, o diálogo transdisciplinar e o maior conjunto de abordagens e de teorias capazes de ampliar a interpretação.

As inscrições de trabalhos para submissão podem ser feitas até o dia 30 de outubro para acadêmicos, estudantes da pós-graduação Lato e Stricto sensu, professores e pesquisadores. A modalidade única é de comunicação oral.

Acesse

As áreas temáticas são: “Literatura, Línguas, Linguagens e Mídias”, “Literatura e Filosofia”, “Literatura e Psicanálise”, “Literatura e História”, “Literatura e outras artes”, “Literatura e Educação” e “Literatura, Transnacionalidades e Pós-Colonialismo”.

SERVIÇO
X Seminário de Pesquisa em Literatura e Criação Literária
Tema: Literatura e Transdisciplinaridade
Período: 5 a 7 de dezembro
Local: campus-sede
Inscrições:  https://www.even3.com.br/XSeminarioPesquisaEmLiteratura
Informações: (38) 3229-8453

Fonte: Unimontes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 12/10/2018 às 09h44
 
07/10/2018 07h44
Psiu Poético: Palestras das obras do Paes 2018

O Psiu Poético 2018 irá realizar, dentro de sua programação, palestras sobre as obras que serão exigidas na 1ª, 2ª e 3ª etapas do PAES (Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior) Unimontes. As palestras ocorrerão nos dias 08, 09 e 10 de outubro, a partir das 15 horas, no Auditório Cândido Canela do Centro Cultural Hermes de Paula. Os organizadores solicitam que os participantes cheguem 20 minutos antes do início.

Além de analisar as obras literárias que serão exigidas na avaliação, os encontros também irão trazer informações sobre o PAES, que irá oferecer 730 vagas, divididas em 39 cursos, para candidatos regularmente matriculados no Ensino Médio. Juntamente com as palestras ocorrerão intervenções  poéticas e lançamentos de livros, proporcionando aos participantes reflexões a respeito de temas específicos.

Para participar, será solicitado um quilo de alimento, que será doado para famílias carentes da cidade.

Obras da 1ª Etapa do PAES  

Boca do Inferno – Ana Miranda  
Auto de São Lourenço – José de Anchieta  
Contos Indígenas Brasileiros – Daniel Mundukuru  
A Primeira Missa no Brasil – Victor Meireles  
Os Awá–Guajá – Sebastião Salgado  

Palestrantes: Daniele Ribeiro, Auiri Tiago, Luciane Mota  

Obras da 2ª Etapa do PAES

Iracema – José de Alencar  
Juca Pirama – Gonçalves Dias  
Canção do Tamoio – Gonçalves Dias  
O Jantar – Jean–Batiste Debret  
Lágrima do Sul – Milton Nascimento  
Histórias de Leves Enganos e Parecenças – Conceição Evaristo
 

Palestrantes: Rose Dayane Fernandes – Haroldo Prates – Marina Couto  

Obras da 3ª Etapa do PAES

Campo Geral – Guimarães Rosa  
Abdias – Cyro dos Anjos  
O Professor – Cristóvão Tezza  
Autoretrato/Monteau Rouge – Tarsila do Amaral  
Série Polvo – Adriana Varejão  
Caminhos de Minas – Élcio Lucas  

Palestrantes: Rennê Lopes, Micaele Borges, Marcio Moraes  

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 07/10/2018 às 07h44
 
23/09/2018 16h36
Bicicletada do Psiu Poético - 2018

Participe da BICICLETADA DO PSIU POÉTICO  no dia 30 de setembro (domingo).

Concentração às 8h da manhã na Praça dos Jatobás.

Previsão de saída às 9h.

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 23/09/2018 às 16h36
Página 13 de 54