O Festival Nacional de Poesia Beagá Psiu Poético é um projeto que tem como intuito a celebração e difusão das diversas manifestações artísticas, a partir da arte poética. O Projeto é realizado há 32 anos, de forma ininterrupta, pelo seu idealizador João Aroldo Pereira e o Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética, sendo referência no fomento e valorização da literatura brasileira na cidade de Montes Claros (MG). Em 2019, será realizada a sua 2º edição na cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 a 18 de março, com a participação de poetas de diversas partes do país.
Fique por dentro: facebook.com/psiupoeticomoc
CONFIRMADA AS PRESENÇAS DE: Noélia Ribeiro, de Brasília/DF; Rômulo Ferreira, de Ouro Preto/MG; Bruno Candéas, do Recife/PE; Olívia Ikeda, de João Pessoa/PB; Míria Gomes de Oliveira, Jovino Machado e Marcelo Dolabela, de Belo Horizonte/MG; Artur Gomes, de Campos de Goytacazes/RJ; Deomídio Macedo, de Salvador/BA; Paulo de Barros, de Três Corações/MG; e Élcio Lucas, Karla Celene Campos, Márcio Moraes e Tânia Fraga, de Montes Claros/MG.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - PAES 2018
Caderno de Provas - 1ª Etapa
Gabarito Oficial - 1ª Etapa
QUESTÃO 11
Obra abordada: "Boca do inferno", de Ana Miranda
Comando: EXCETO
Gabarito: D "A obra faz coincidir sujeito histórico e personagem ficcional através do recurso à biografia".
Justificativa: A obra de Ana Miranda é um Romance Histórico, metaficcional, no qual há correspondência de algumas personalidades históricas com personagens; porém não se trata de um trabalho biográfico.
QUESTÃO 12
Obra abordada: "Auto de São Lourenço", de José de Anchieta
Comando: EXCETO
Gabarito: D " O Auto de São Lourenço assimila aspectos da mitologia indígena com a finalidade de promover a conciliação de valores religiosos contrários, propiciando a simpatia do indígena".
Justificativa: O trabalho catequético do padre jesuíta tem o propósito de instituir a fé cristã católica, eliminando a religião indígena; logo não há "conciliação", mas sim ruptura.
QUESTÃO 13
Obra abordada: "Primeira missa no Brasil", de Victor Meirelles
Comando: EXCETO
Gabarito: B "O assombro de portugueses e indígenas frente à figura central e elevada da cruz simbolizava o temor a
Deus que vem pela fé"
Justificativa: Na pintura, os portugueses se apresentam com respeito e devoção, não havendo assim "assombro" nem "temor"; os índios, por sua vez, apresentam-se de forma curiosa e observativa.
QUESTÃO 14
Obra abordada: Fotografias de Sebastião Salgado comparadas com a tela de Victor Meireles
Comando: EXCETO
Gabarito: C "A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena".
Justificativa: O olhar "objetiva" da câmara do fotógrafo é subjetivo, isto é, parcial, já que direciona seu olhar para um registro dos índios Awá-Guajá de acordo com objetivos já pré-estabelecidos, entre eles, dar a conhecer ao brasileiro não índio a existência dessa etnia e como vivem.
QUESTÃO 15
Obra abordada: "Contos indígenas", de Daniel Munduruku
Comando: EXCETO
Gabarito: A "Os mitos Kaigang presentes no conto são apoiados em eventos históricos narrados pelos ancestrais da comunidade"
Justificativa: A própria definição de "mito" contradiz o conceito de "evento histórico"; ou seja, mito é um relato fantástico de tradição oral, portanto não se trata de uma narração lendária e não fato histórico.