Texto: Hélder Maurício
Fotos: Fábio Marçal
Montes Claros irá receber, em 2019, a 33ª edição do Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que terá como tema "Psiu Cinema". Os interessados em participar do maior salão de poesias do Brasil precisam apresentar suas obras na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula, até o dia 31 de julho, ou realizar sua inscrição pelo e-mail psiupoetico@gmail.com, até a mesma data.
Os participantes poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras: o texto deve ser enviado em pdf, docx ou doc, e a fonte do texto é livre. Deve constar abaixo da poesia o nome do autor, cidade de procedência e o nome “33° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”. Artistas de outras localidades podem mandar seu trabalhos pelo correio, endereçando-os ao Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, com o título “33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético – Psiu Cinema”, Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG, CEP: 39.400-005.
O evento é aberto para a participação de poetas, além de artistas independentes que queiram apresentar performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, músicas, danças, livros, CDs e demais manifestações culturais, mas principalmente vídeos e filmes, devido ao tema desse ano. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do Psiu Poético edição 2019, que ocorrerá de 4 (Dia Municipal da Poesia) a 12 de outubro, tendo como bases as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre outros espaços públicos de Montes Claros. Durante a programação as poesias serão levadas a várias localidades da cidade. Na oportunidade, seis poetas serão homenageados pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 2211-3380 e 2211-3374.
"Psiu Cinema"
O evento desse ano adotou contará com variadas experiências cinematográficas, com o objetivo de destacar a relação íntima que existe, desde há muito tempo, entre a cidade de Montes Claros e o Cinema. Vale lembrar que importantes autores do cenário cinematográfico brasileiro são oriundos da cidade, inclusive um dos maiores cineastas da história do Cinema Nacional, Carlos Alberto Prates Correia, responsável por obras como Minas-Texas, Noites do Sertão, Perdida, e seu filme mais famoso, Cabaret Mineiro. "Todo filme dele é uma declaração de amor a Montes Claros e ao Norte de Minas", explica João Aroldo Pereira, curador do Psiu Poético e servidor público municipal. É também de Montes Claros a produtora Vânia Catani, responsável por filmes como Narradores de Javé, A Festa da Menina Morta, O Palhaço e O Filme da Minha Vida. Outro cineasta de destaque da cidade é Alberto Graça, que, inclusive, irá participar de uma sessão comentada de seu filme Beatriz - Como Te Amar Sem Me Odiar, nesta quinta-feira, 11 de julho, em Montes Claros.
Nesta terra dos gerais de grandes bases artísticas, cavo com palavras poéticas o interior de minha cidade. Não só terra natal, do qual brotei do ventre materno, mas também o espaço que me percorreu toda a vida. Aqui me fiz menino, jovem e me faço adulto. Nutro amizades, família e solidifico minha carreira de profissional das letras. E, por onde meus pés me levam, na bagagem de mão, bem próxima ao peito, carrego seu nome, Montes Claros. Como uma luz que tenho firme para que ilumine meus passos. Nem tudo, porém, é belo como a flor do pequi. Mas aprendi a roer esse fruto sustento de meu sertão. Assim, resisto às pedras que me encaram e delas faço, como Drummond, uma poesia. E que seja esta minha Princesa do Norte cada vez mais forte, até que, num dia desses que não nos conta, torne-se rainha de uma coroa que restaure sua alteza, tornando-se majestade. (Márcio Adriano Moraes)
Texto: Hélder Maurício
Fotos: Fábio Marçal
O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, divulga as inscrições para o 33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que terá como tema "Psiu Cinema". De 1º de junho até 31 de julho de 2019, os interessados deverão entregar seus poemas e versos na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro de Educação e Cultura Hermes de Paula, ou pelo sítio psiupoetico.com.br.
Os participantes poderão inscrever de um a três poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras: o texto deve ser enviado em pdf, docx ou doc, e a fonte do texto é livre. Deve constar abaixo da poesia o nome do autor, cidade de procedência e o nome “33° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”.
Artistas de outras localidades podem mandar seu trabalhos pelo correio, endereçando-os ao Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, com o título “33º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético – Psiu Cinema”, Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG, CEP: 39.400-005.
O evento é aberto para a participação de poetas, além de artistas independentes que queiram apresentar performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, livros, CDs e demais manifestações culturais.
Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do Psiu Poético edição 2019, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia) a 12 de outubro, tendo como bases as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), entre outros espaços públicos de Montes Claros.
Durante a programação as poesias serão levadas a várias localidades da cidade. Na oportunidade, seis poetas serão homenageados pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira.
O evento
O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares. O evento acontece desde 1987, sendo considerado o maior do gênero no país.
A Universidade Estadual de Montes Claros oferecerá 730 vagas na próxima edição do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES). O edital 2019 foi publicado nesta terça-feira (11/6), pela Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS) e pela Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes e, conforme o cronograma, as inscrições serão abertas no dia cinco de agosto, com a aplicação das provas em 24 de novembro para a 1ª, 2ª e 3ª etapas.
A oferta abrange 64 cursos, sendo 40 ministrados no campus-sede e os demais nos 11 campi e núcleos do Norte e Noroeste de Minas, Vale do Jequitinhonha e Centro do Estado. Das 730 vagas, 361 são ofertadas pelo sistema universal.
As demais 369 vagas são pelo sistema de reserva de vagas, conforme a lei estadual 22.570/2017. As categorias são de egresso de escola pública de baixa renda (21%) e negros egressos de escola pública e de baixa renda (21%), indígenas de baixa renda e egressos de escola pública (3%) e pessoas com deficiência (5%).
PÁGINA OFICIAL DO PAES 2019
Será preciso realizar a pré-inscrição no programa socioeconômico para os candidatos das três etapas. O prazo será entre 5 a 16 de agosto. Após análise, o resultado sobre isenção ou não de taxa será divulgado em 13 de setembro.
Para o sistema universal, o prazo de inscrições será entre 5 de agosto a 13 de setembro. A pontuação total distribuída é de 380 pontos, sendo para cada etapa a seguinte distribuição: 1ª etapa – 60 pontos; 2ª etapa – 120 pontos e 3ª etapa – 200 pontos.
RELAÇÃO DE CURSOS OFERECIDOS CAMPUS-SEDE
Fonte: Site Unimontes