ACADEMIA INTERNACIONAL DA UNIÃO CULTURAL
ORDEM DO MÉRITO LITTERATUDO
INFORMAÇÃO nº 303
NOMEAÇÃO COMO OFICIAL
O Presidente da ACADEMIA INTERNACIONAL DA UNIÃO CULTURAL, neste ato acumulando a função de Grão-Mestre da ORDEM DO MÉRITO LITTERATUDO, no uso de suas atribuições, visando à promoção da Cultura, das Letras, das Artes, das Ciências e de todas as atividades humanas que sejam salutares à humanidade, NOMEIA o acadêmico efetivo fundador MÁRCIO ADRIANO MORAES, residente em Montes Claros, Estado de Minas Gerais, Brasil, para compor os quadros da Ordem do Mérito Litteratudo, no grau de OFICIAL, como reconhecimento a excelência evidenciada no exercício de suas atividades culturais e profissionais.
A diplomação em documento da Ordem tornar-se-á público a partir do evento oficial de posse, a ser realizado no decorrer do segundo semestre do presente ano.
O Oficial Márcio Adriano Moraes é o nono a integrar a Ordem do Mérito Litteratudo.
Na foto, o escaletista Márcio se apresenta na fundação da Academia Internacional da União Cultural, na noite de 7 de junho de 2019, na Federação das Academias de Letras do Estado do Rio de Janeiro, no Passeio Público, Rio de Janeiro-RJ. Ao fundo, sentada, a Vice-Presidente da Academia Anete Simões.
Taubaté-SP - Brasil, 11/abril/2020.
Luiz Antonio Cardoso, Anete Simões.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, nesta terça-feira (31), os editais das versões impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. A partir do dia 6 de abril, as pessoas que se enquadrarem em um dos três perfis abaixo poderão fazer a solicitação de isenção da taxa. Os requerimentos e as justificativas de ausência na edição anterior devem ser feitas pela internet, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.
Os participantes que solicitaram isenção em 2019, não realizaram os dois dias de prova e querem solicitar nova isenção para 2020 devem fazer a justificativa de ausência. O resultado dos pedidos deve ser divulgado em 24 de abril. Posteriormente, será aberto prazo para apresentação de recursos, entre 27 de abril e 1º de maio, e os resultados finais estarão disponíveis em 7 de maio. As regras valem para a versão impressa e digital.
A aprovação da justificativa de ausência no Enem 2019 e da solicitação de isenção da taxa de inscrição para o Enem 2020 não significa que a inscrição foi realizada. Portanto, os participantes deverão acessar o Sistema Enem e se inscrever para esta edição do exame.
Inscrição – O período de inscrição para o Enem 2020 será de 11 a 22 de maio, no Sistema Enem. O acesso deve ser feito por meio da Página do Participante. O participante que optar por fazer o Enem 2020 impresso não poderá se inscrever na edição digital e, após concluir o processo, não poderá alterar sua opção.
Neste ano, será obrigatória a inclusão de foto atual do participante no sistema de inscrição, que deverá ser utilizada para procedimento de identificação no momento da prova. O valor da taxa de inscrição permaneceu o mesmo da edição de 2019: R$ 85, que deverá ser pago até 28 de maio, por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU).
A estrutura do exame não foi alterada e será mantida a aplicação de quatro provas objetivas, constituídas por 45 questões cada, e uma redação em língua portuguesa. Durante o processo de inscrição, o participante deverá selecionar uma opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Acessibilidade – A Política de Acessibilidade e Inclusão do Inep garantirá atendimento especializado aos participantes que necessitarem. Para facilitar a compreensão dos participantes, os atendimentos específicos (gestantes, lactantes, idosos e estudantes em classe hospitalar) foram incluídos na denominação "especializado". As solicitações para esses atendimentos deverão ser feitas entre 11 e 22 de maio, no Sistema Enem. Os resultados serão divulgados em 29 de maio. Para os pedidos que forem negados, está prevista uma fase para apresentação de recursos. O resultado final estará disponível no dia 10 de junho.
Os pedidos de tratamento por nome social serão feitos entre 25 e 29 de maio pelo mesmo sistema, com previsão de divulgação dos resultados em 5 de junho. O período para apresentação de recursos será entre 8 e 12 de junho e a disponibilização dos resultados finais em 18 de junho.
Enem Digital – A implantação do Enem Digital terá início neste ano e será feita de forma progressiva. Nessa fase inicial, até 100 mil pessoas poderão fazer a prova no novo modelo. A previsão é que a consolidação deste modelo seja feita até o ano de 2026. A estrutura do exame será igual à da versão impressa.
O processo de inscrição é feito também pelo Sistema Enem. Serão disponibilizadas 100 mil inscrições para os primeiros participantes que optarem pela edição digital, conforme distribuição das vagas previstas no edital. Por se tratar de fase piloto de implantação do novo modelo, neste primeiro ano, o Enem Digital não estará disponível para “treineiros” e não promoverá atendimento especializado.
Provas – Os participantes que optarem por realizar a versão digital do exame farão as provas nos dias 11 e 18 de outubro. O Enem 2020 impresso será aplicado em 1º e 8 de novembro.
Confira o edital do Enem 2020 – versão impressa
Confira o edital do Enem 2020 – versão digital
Fonte: Inep.gov.br
• ANDRADE, Carlos Drummond de. A Rosa do Povo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.
• ANDRADE, Jorge. A moratória. Rio de Janeiro: Agir, 1996.
• AZEVEDO, Aluísio. O Cortiço. São Paulo: Ática, 2011.
• FREIRE, Marcelino. Contos negreiros. Rio de Janeiro: Record, 2010.
• NUNES, Lygia Bojunga. Retratos de Carolina. Rio de Janeiro: Casa Lygia Bojunga, 2008.
• WALKER, Alice. A cor púrpura. São Paulo: Marco Zero, 1986.
Links de acesso:
Texto: Rubens Santana
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Cultura, lançou oficialmente a programação da 29ª Festa Nacional do Pequi. Com extensa programação artística e gastronômica, a festa abordará temas relevantes, como a valorização da raiz geraizeira, o cerrado e a viola.
O evento tem o apoio incondicional do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR), Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA), Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Organização Viva Verde (OVIVE), Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE), e Emater/MG regional Montes Claros, entre outros parceiros.
A Praça da Matriz continua sendo o cenário principal da festa, com dois palcos para apresentações artísticas, tradicional feira no entorno da praça, e programação no Centro Cultural, Solar dos Sertões e Museu Regional. Como centro da festa, a Praça da Matriz dá visibilidade ao evento e reúne comunidades tradicionais (folias de reis e agricultores do Mercado) ao dia a dia da cidade.
Neste ano, a programação chegará também aos quatro parques municipais em atividade, com ações voltadas para a cultura regional e a educação ambiental. No domingo, 3 de fevereiro, os parques receberão shows regionais, oficinas de reciclagem, plantio de mudas e teatro com temas ecológicos.
Em sua 29ª edição, a Festa Nacional do Pequi transformou-se em uma grande celebração ao cerrado e seus frutos, sendo também palco para a defesa de nossa resiliência geraizeira e uma bandeira para a educação ambiental, abordando temas alusivos à preservação do meio ambiente e desenvolvimento sustentável do Norte de Minas Gerais.
Programação - A programação da festa do Pequi 2020 terá a viola como alma da festa. Nomes como Chico Lobo, Wilson Dias e Júlia Ribas movimentarão o palco principal, ao lado de nomes importantes da cena local e das tradicionais folias de reis. O Cinema Comentado trará o documentário GRANDE SERTÃO-2017, que será exibido no dia 7 de fevereiro, sexta-feira, às 19 horas, no Centro Cultural Hermes de Paula.
Arte e artesanato ocuparão o Largo Georgino Júnior, com representantes de todo o Norte de Minas. Feiras e oficinas de gastronomia evidenciarão as características da culinária tradicional.
Confira a programação:
Dia 07/02 – Sexta-feira - Praça da Matriz
19 hs - Abertura Oficial da 29ª Festa Nacional do Pequi – Banda de Música da 11ª RISP
Abertura da Exposição Coletiva "Cenas dos Gerais – O cerrado retratado" - Galeria Godofredo Guedes
Artes plásticas: Biola
Fotografia: Cerrado mineiro – Eduardo Gomes
Fotografia: Folias de Reis no Sertão de Guimarães – Ronaldo Alves
Centro Cultural Hermes de Paula
19 às 23 hs - Feiras de artesanato e gastronomia: ARTERIA - arte e artesanato regionais; EMATER - Feiras de produtos agroecológicos; UFMG – Extrativismo e sustentabilidade - Feira de produtos do Cerrado
18 hs às 21 hs – Oficinas de arte – Cerâmicas, Repentistas, Gastronomia e Luteria
19 hs - Cinema Comentado Cineclube – Exibição do documentário Grande Sertão - 2017 - Centro Cultural Hermes de Paula
20 hs – Lançamento do livro "Retratos de nós mesmos" - Alberto Sena - Cento Cultural Hermes de Paula
20 hs – Exposições nos stands OVIVE, Conselho Pró-Pequi, UFMG e Turismo - Valorização da diversidade.
20 hs - Palco: Flavin Ribeiro
21 hs - Arena: Folia de Reis Barro do Paiol
22 hs – Palco: Wilson Dias
Dia 08/02 – Sábado - Praça da Matriz
09 hs às 22 hs - Exposição Coletiva Cenas dos Gerais – o Cerrado retratado. Centro Cultural Hermes de Paula
09 hs às 22 hs - Feiras de artesanato e gastronomia: ARTERIA - Arte e artesanato; IDENE - Feiras de produtos agroecológicos; EMATER – Feira de produtos do Pequi; UFMG
09 hs às 22hs - Exposições nos stands – SEMMA, OVIVE, Conselho Pró-Pequi, UFMG e Turismo.
18 hs - Oficinas de Cerâmica – Oficinas de repente - Oficina de tambores - Oficina Gastronômica - Praça da Matriz
19 hs - Atividade Literária – Lançamento do título infantil "O dinossauro que virou lagartixa" - Amelina Chaves – Centro Cultural Hermes de Paula
20 hs - Palco: Noeno da Viola
21 hs - Arena: Marimbondo Chapéu
22 hs - Palco: Chico Lobo
Dia 03/02 – Domingo - Praça da Matriz
9 hs – Atividades nos Parques – Parque das Mangueiras, Sagarana, Cândido Canela, Milton Prates
9 hs - Cordel no Coreto - Carlos Azevedo e convidados
9 hs às 22 hs - Exposição Coletiva Cenas dos Gerais – O Cerrado retratado. Centro Cultural Hermes de Paula.
09 hs às 22 hs - Feiras de artesanato e gastronomia: ARTERIA - Arte e artesanato; IDENE- Feiras de produtos agroecológicos; EMATER – Feira de produtos do Pequi; UFMG
09 hs às 22 hs - Exposições nos stands – SEMMA, OVIVE, Conselho Pró-Pequi, UFMG e Turismo.
11 hs - Arena – Apresentação musical - Sovaco de Cobra
12 hs – Arena – Apresentação da Oficina de Tambores – Cláudio Mineiro
18 hs – Oficinas de repente – Oficina de gastronomia - Oficina de cerâmica
20 hs – Arena: Folia dos 3 Reis Magos
21 hs - Palco: Júlia Ribas
22 hs - Palco: Corriola Catrumana
Oficinas
De 7 a 9 de fevereiro
18 hs – Oficinas de repente – Tony Agreste e Carlos Azevedo
Coreto da Praça da Matriz
18 hs - Oficina de tambores - Cláudio Mineiro
Auditório do Centro Cultural
18 hs - Oficina Gastronômica - Valorizando a culinária regional - Jackson Bento
Centro Cultural Hermes de Paula
18 hs - Oficina de Cerâmica - Ailto Rodrigues
Tenda na Praça da Matriz
Meio ambiente
Domingo nos Parques
Parque Municipal Milton Prates - Teatro Trilha da Leitura – Ecologia
Parque Cândido Canela - Plantio coletivo de árvores
Parque das Mangueiras - Oficinas de reciclagem
Parque Sagarana - Cantos do Cerrado - artistas regionais
PROGRAMAÇÃO stands
Exposição de fotos
Demo-day – o extrativismo destaca iniciativas de sucesso
Exposição de frutos do cerrado e suas aplicações
Distribuição de mudas pela UFMG
Feira de extrativistas – produtos de frutos do cerrado.
Palestras – Turismo de base comunitária e destinos turísticos inteligentes