Todos assistiram a unimontes cometer uma injustiça com Márcio Adriano Moraes. O professor do Colégio Tiradentes e do Sólido teve seu livro retirado das obras indicadas para o PAES 2017.
A Unimontes alegou que foi um cursinho da cidade que solicitou, pois ele é professor do Sólido e isso beneficiaria seus alunos, o que não faz sentido, afinal a obra de Karla Celene foi indicada no ano passado, mesmo ela sendo professora do Prisma. E tudo sem nenhuma reivindicação!
Estamos planejando uma manifestação envolvendo toda a comunidade escolar.
Aos alunos de todas as escolas que estão por dentro e compartilham a indignação perante o ocorrido com o professor, pedimos que venham participar e protestar contra esse absurdo.
Precisamos do apoio de cada um de vocês que investiram no livro, que se solidarizam com o autor neste momento, que apreciam e valorizam a arte.
Pedimos para que todos estejam de PRETO, representando o luto. Fiquem a vontade para levar cartazes e/ou algo que nos ajudem nessa causa.
Contamos com vocês!
CARTA ABERTA À COMUNIDADE ESCOLAR
Prezados parceiros de literatura, escritores, poetas e artistas,
Estimados colegas professores, queridos alunos e amigos sinceros,
No dia 2 de maio, após assumir uma cadeira na Academia de Letras, Ciências e Artes do São Francisco (ACLECIA), fui agraciado com uma notícia alvissareira, meu livro “Ler-se(r)” foi indicado para o PAES 3ª Etapa da Unimontes. Livro de crônicas premiadas em Concurso da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em 2010; no Concurso Literário Paulo Setúbal em Tatuí, São Paulo, no ano de 2015; e no Concurso Literário Femaçã de Veranópolis, Rio Grande do Sul, em 2015. Reconhecimento de um trabalho de dez anos de produção literária em Montes Claros, com 13 livros autorais publicados e 23 participações em Antologias, levando o nome do Norte de Minas pelo Brasil com prêmios recebidos em vários concursos literários, como se pode comprovar nas mídias e divulgados em nosso site pessoal.
Porém, hoje, dia 16 de maio, após ter recebido cumprimentos pela indicação do meu livro, após investimentos em tiragens para atender aos leitores-estudantes, após ter vendido exemplares a alunos, professores e curiosos, após ter me colocado à disposição da comunidade escolar, sobretudo aos colégios particulares da cidade, a partir de contato feito a parceiros professores, fui surpreendido com a RETIRADA de “LER-SE(R)” da LISTA DO PAES 3ª ETAPA.
Sem nenhuma nota de esclarecimento, a Unimontes, onde me graduei em Letras, me especializei em História e conclui o Mestrado em Literatura, cuja Editora publicou meu primeiro livro “Genuíno” em 2007, simplesmente divulgou uma Lista de Obras do Paes Retificada. Ao questionar o presidente da Cotec a razão que motivou a supressão do meu livro, ele disse que um cursinho da cidade pediu para retirar o meu livro, porque sou professor do Colégio Sólido. Como assim? Um cursinho responde e/ou representa a opinião de toda a comunidade escolar?
Ano passado, a amiga e escritora Karla Celene Campos, professora do Colégio Prisma, teve sua obra “O lado de dentro das coisas” indicada para o Paes 2ª Etapa. Seu livro foi valorosamente recebido por toda a comunidade escolar com muito orgulho pelo reconhecimento de poeta da região e pelo seu talento literário. A escritora Karla esteve em vários colégios palestrando sobre sua produção, inclusive no Colégio Sólido, onde fez o lançamento de seu livro e obteve o carinho dos alunos.
Sempre fiquei esperando ansiosamente a publicação das obras do Vestibular para ajudar na promoção do autor e de sua literatura, que representa a nossa cultura. Assim fiz com Aroldo Pereira, Petrônio Braz, Osmar Oliva, Andrea Martins, Wagner Rocha, Karla Celene Campos, e continuarei fazendo com todos os indicados de nossa terra. Confesso que sempre esperei ver o meu nome lá na lista também para poder fazer o mesmo, conversar com os leitores sobre a minha poesia. Ser escritor neste sertão é difícil, não conseguimos concorrer com grandes editoras nem com os clássicos. A indicação de um livro para o vestibular é uma grande porta que a Unimontes me abriu e fechou abruptamente.
Estou consternado.
Você que me conhece (colégio, escola pública, professor, aluno, amigo) ou que se solidariza com esta causa, peço o seu LUTO!
abraços sempre genuínos
márcio adriano moraes
#somostodosmarciomoraes
Aulas sobre as obras da Fuvest
Abaixo, confira uma série de vídeos produzidos pelo G1 sobre os livros da Fuvest:
Videoaula sobre Claro Enigma, de Drummond
Videoaula sobre Vidas Secas, de Graciliano Ramos
Videoaula sobre Iracema, de José de Alencar
Videoaula sobre Mayombe, de Pepetela
Videoaula sobre Brás Cubas, de Machado de Assis
Videoaula sobre Sagarana, de Guimarães Rosa
Videoaula sobre A Cidade e as Serras, de Eça de Queirós
Videoaula sobre 'O cortiço', de Aluísio de Azevedo
Disponível em http://g1.globo.com/educacao/noticia/fuvest-altera-lista-de-leituras-obrigatorias-para-o-vestibular-2018.ghtml
1ª etapa: Os livros indicados para esta etapa contemplam o tema da infância, em diferentes épocas, registros e linguagens. O objetivo é permitir que o leitor, de posse das diferentes representações, possa ler, comparar e relacionar as muitas formas como a arte registra uma das fases mais emblemáticas da vida humana.
1. Romance: O meu pé de laranja lima. José Mauro de Vasconcelos.
2. Poemas: Meus oito anos, Casimiro de Abreu; Infância, Carlos Drummond de Andrade; Minha infância, Cora Coralina.
3. Tela: Meninos soltando pipas, de Cândido Portinari
4. Música: Meu Guri, Chico Buarque de Holanda.
5. Filme: Cidade de Deus, direção de Fernando Meirelles, Kátia Lund.
2ª etapa: A segunda etapa privilegia os retratos de mulher, que se vão alterando, de acordo com a época e de acordo com o artista. Nesta fase também se requisita do leitor capacidade de ler diferentes registros semióticos: palavra, música, cinema e tela apresentam diferentes mulheres, que compõem desde o tipo romântico, idealizado, até o viés crítico, problematizado, da atualidade.
1. Romance: A Moreninha, Joaquim Manoel de Macedo.
2. Contos: A mulher de preto e Uma senhora, de Machado de Assis.
3. Músicas: Beatriz e Mulheres de Atenas, de Chico Buarque e Holanda.
4. Telas: Nascimento de Vênus, de Sandro Botticelli; Nascimento de Vênus, de Di Cavalcanti.
5. Filme: Inocência (adaptação do romance de Visconde de Taunay), direção de Walter Lima Júnior.
3ª etapa: A terceira etapa abre espaço à narrativa curta, às crônicas e aos contos, especialmente a de escritores contemporâneos. Também se abre a possibilidade de ler comparativamente um filme, da contemporaneidade. As obras desta etapa refletem o objeto literário frente às requisições do mundo hoje.
1. Tremor de terra, de Luís Vilela. (livro de contos)
2. A casa da palavra, de Marina Colasanti. (livro de contos)
3. O melhor da crônica brasileira, editora José Olympio, 5ª edição, 2007. (crônicas)
4. Ler-se(r), de Márcio Adriano Moraes. (crônicas).
5. Filme: O carteiro e o poeta, direção de Michael Radford.
Para mais informações, acesse: Programa de Avaliação Seriada(PAES) - Edital 01/2017
Unimontes divulga EDITAL/2017 do Programa de Avaliação Seriada (PAES)
A inscrição no Sistema Universal será feita somente pela internet, no período entre 9h do dia 5/6/2017 e 18h do dia 14/8/2017, horário de Brasília/DF, no sítio eletrônico www.ceps.unimontes.br.
O valor da taxa de inscrição, por etapa, é de R$90,00 (noventa reais).
As provas do Paes, Edital/2017, serão aplicadas no dia 19/11/2017 (domingo), nos seguintes
horários:
a) 1.ª Etapa:triênio 2017/2019 das 8h às 12h.
b) 2.ª Etapa, triênio 2016/2018: das 15h às 19h.
c) 3.ª Etapa, triênio 2015/2017: das 15h às 19h.
Os conteúdos programáticos das disciplinas das séries do Ensino Médio sobre os quais versarão as provas e o modelo da Folha de Respostas constarão do Manual do Candidato, que AINDA NÃO FOI PUBLICADO.
Clique nos links abaixo para ter acesso a mais informações:
Edital 01/2017 (PDF/Tamanho: 266KB)
Anexo I - Programa socioeconômico (PDF/Tamanho: 139KB)
Anexo II - Sistema de reserva de vagas (PDF/Tamanho: 130KB)