O Festival Nacional de Poesia Beagá Psiu Poético é um projeto que tem como intuito a celebração e difusão das diversas manifestações artísticas, a partir da arte poética. O Projeto é realizado há 32 anos, de forma ininterrupta, pelo seu idealizador João Aroldo Pereira e o Grupo de Literatura & Teatro Transa Poética, sendo referência no fomento e valorização da literatura brasileira na cidade de Montes Claros (MG). Em 2019, será realizada a sua 2º edição na cidade de Belo Horizonte (MG), entre os dias 14 a 18 de março, com a participação de poetas de diversas partes do país.
Fique por dentro: facebook.com/psiupoeticomoc
CONFIRMADA AS PRESENÇAS DE: Noélia Ribeiro, de Brasília/DF; Rômulo Ferreira, de Ouro Preto/MG; Bruno Candéas, do Recife/PE; Olívia Ikeda, de João Pessoa/PB; Míria Gomes de Oliveira, Jovino Machado e Marcelo Dolabela, de Belo Horizonte/MG; Artur Gomes, de Campos de Goytacazes/RJ; Deomídio Macedo, de Salvador/BA; Paulo de Barros, de Três Corações/MG; e Élcio Lucas, Karla Celene Campos, Márcio Moraes e Tânia Fraga, de Montes Claros/MG.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - PAES 2018
Caderno de Provas - 1ª Etapa
Gabarito Oficial - 1ª Etapa
QUESTÃO 11
Obra abordada: "Boca do inferno", de Ana Miranda
Comando: EXCETO
Gabarito: D "A obra faz coincidir sujeito histórico e personagem ficcional através do recurso à biografia".
Justificativa: A obra de Ana Miranda é um Romance Histórico, metaficcional, no qual há correspondência de algumas personalidades históricas com personagens; porém não se trata de um trabalho biográfico.
QUESTÃO 12
Obra abordada: "Auto de São Lourenço", de José de Anchieta
Comando: EXCETO
Gabarito: D " O Auto de São Lourenço assimila aspectos da mitologia indígena com a finalidade de promover a conciliação de valores religiosos contrários, propiciando a simpatia do indígena".
Justificativa: O trabalho catequético do padre jesuíta tem o propósito de instituir a fé cristã católica, eliminando a religião indígena; logo não há "conciliação", mas sim ruptura.
QUESTÃO 13
Obra abordada: "Primeira missa no Brasil", de Victor Meirelles
Comando: EXCETO
Gabarito: B "O assombro de portugueses e indígenas frente à figura central e elevada da cruz simbolizava o temor a
Deus que vem pela fé"
Justificativa: Na pintura, os portugueses se apresentam com respeito e devoção, não havendo assim "assombro" nem "temor"; os índios, por sua vez, apresentam-se de forma curiosa e observativa.
QUESTÃO 14
Obra abordada: Fotografias de Sebastião Salgado comparadas com a tela de Victor Meireles
Comando: EXCETO
Gabarito: C "A visão exótica de Meirelles sobre os indígenas é substituída, em Salgado, por um olhar imparcial das cenas cotidianas dos Awá-Guajá, não interferindo na composição da cena".
Justificativa: O olhar "objetiva" da câmara do fotógrafo é subjetivo, isto é, parcial, já que direciona seu olhar para um registro dos índios Awá-Guajá de acordo com objetivos já pré-estabelecidos, entre eles, dar a conhecer ao brasileiro não índio a existência dessa etnia e como vivem.
QUESTÃO 15
Obra abordada: "Contos indígenas", de Daniel Munduruku
Comando: EXCETO
Gabarito: A "Os mitos Kaigang presentes no conto são apoiados em eventos históricos narrados pelos ancestrais da comunidade"
Justificativa: A própria definição de "mito" contradiz o conceito de "evento histórico"; ou seja, mito é um relato fantástico de tradição oral, portanto não se trata de uma narração lendária e não fato histórico.
PROGRAMA DE AVALIAÇÃO SERIADA PARA ACESSO AO ENSINO SUPERIOR - PAES 2018
Caderno de Provas - 2ª Etapa
Gabarito Oficial - 2ª Etapa
QUESTÃO 11
Obra abordada: "I-Juca Pirama" e "Canção do Tamoio
Comando: CORRETO
Gabarito: C "O conteúdo das composições enfatiza valores e qualidades simbólicos do índio, próprios ao objetivo de heroicização do orgulho nacional nascente dos oitocentos".
Justificativa: Durante o Romantismo (oitocentos), houve a necessidade de se idealizar o índio como representante de uma nação de independência recente.
QUESTÃO 12.
Obra abordada: "Iracema", de José de Alencar.
Comando: EXCETO.
Gabarito: D "Trata-se de uma adequada abordagem da representação do índio na literatura brasileira contemporânea"
Justificativa: A obra alencariana é uma representação indianista romântica, do século XIX, portanto não há referência ao índio na literatura contemporânea.
QUESTÃO 13
Obra abordada: "O jantar", de Jean-Baptista Debret
Comando: EXCETO
Gabarito: B "A centralidade da mesa de jantar sugere a larga produtividade agrícola do Brasil colônia, marcado pelas riquezas trazidas pela monocultura da cana de açúcar"
Justificativa: Não há nenhum elemento na tela que possa ser associado à cana de açúcar; ademais o ciclo açucareiro no Brasil mais intenso dada do século XVII; a tela de Debret é representativa do Brasil imperial do século XIX.
QUESTÃO 14
Obra abordada: “Lágrima do sul”, de Milton Nascimento; e “Brasil mestiço: santuário da fé”, de Clara Nunes
Comando: EXCETO
Gabarito: D "Ambas as canções apresentam uma visão pessimista acerca da futura condição das populações segregadas, condição originada de um passado com marcas no presente."
Justificativa: Na canção de Clara Nunes, lemos "não desesperar", "nós não deixaremos de cantar"; e em Milton Nascimento, lê-se "a canção segue torcendo por nós"; logo é uma visão otimista, de resistência e não pessimista.
QUESTÃO 15
Obra abordada: "Autorretrato", de Tarsila do Amaral; e "Série Polvo", de Adriana Varejão.
Comando: EXCETO
Gabarito: NULA
Justificativa: Obra selecionada para a 3ª Etapa; portanto, a questão deve ser ANULADA, por estar em DISCORDÂNCIA com o programa da 2ª Etapa conforme Edital. Logo, os estudantes devem entrar com RECURSO nesta questão.