Cadernos de Provas: Terceira Etapa/2017
Gabarito: Terceira Etapa/2017
Questão 7 - Sobre o conto "O buraco", do livro "Temor de Terra", de Luiz Vilela.
a) CORRETA. A "metamorfose" do narrador em Tatu representa o insólito do conto, causando estranhamento ao leitor por uma surpresa absurda.
b) CORRETA. Ao passar pela transformação, o narrador se reduz a um animal, passando a uma exclusão social, o que conota a marginalização.
c) CORRETA. O personagem transformado em Tatu não se encontra mais no laço dos seus, buscando no buraco o seu espaço de existência.
d) INCORRETA. Não há elevação espiritual no conto, uma vez que o personagem deixa a relação humana para uma relação animal, trocando a matéria homem pela matéria bicho.
Questão 8 - Sobre a crônica "Carta do Pleistoceno", do livro "A casa das palavras", de Marina Colasanti.
a) CORRETA. O mamute utiliza da carta (gênero epistolar) para se dirigir aos cientistas, aproximando-se, assim, de seu destinatário.
b) CORRETA. No fragmento "daquilo que vocês chamam de DNA" já revela o distanciamento (conhecimento) do emissor para o seu destinatário; já que o mamute se mostra desconhecedor da linguagem genética.
c) INCORRETA. A linguagem usada pelo mamute não é agressiva, já que palavras como "senhores", "encarecidamente", "apelo", mostram que seu discurso é delicado e respeitoso.
d) CORRETA. O mamuete apresenta a sua visão pessoal das consequências de sua clonagem, a partir do olhar do animal, opondo-se aos vislumbres da ciência em seu orgulho por conseguir clonar uma animal extinto.
Questão 9 - Sobre o filme "O carteiro e o poeta", dirigido por Michael Radford.
a) CORRETA. A partir da linguagem metafórica, partilhada com o poeta, o carteiro passará a enxergar o mundo com outros olhos e, obviamente, elaborar e refinar os seus pensamentos, principalmente o "amoroso" e o "político".
b) INCORRETA. Mário é um carteiro, não filósofo; as suas observações da realidade partem de suas vivências como filho de pescador e como neófito de poeta.
c) CORRETA. A atuação de Mário de forma crítica e política é explícita no filme quando opina sobre o preço dos pescados e de sua participação em eventos políticos, como se vê ao final do filme, o que o levou a perder a vida.
d) CORRETA. A forma que Mário utilizou para mostrar a poesia da ilha foi através do gavador, registrando os sons, ainda que metafóricos (como no caso das estrelas), para mostrar a Neruda o seu aprendizado poético.
Questão 10 - Sobre o livro "Sinestesia versus vida", de Edson Andrade.
a) INCORRETA. As sinestesias são representações emotivoas do sujeito lírico, não oposições; são percepções sensoriais das experiências da vida, não fuga.
b) CORRETA. O livro mescla prosa e poema em tons confessionais, como atestado nos pré-textos em que se leem referências a família e leituras.
c) CORRETA. Ao longo do livro há menções à musicalidade e às imagens, tanto explicitamente com fotografias, por exemplo, quanto com recursos sonoros, como aliterações e assonâncias.
d) CORRETA. O uso de formas clássicas de composição e referências intertextuais nas poesias revela a intimidade linguística e crítica literária do autor.
"O melhor da crônica brasileira" e "O carteiro e o poeta", por Márcio Adriano Moraes
"Tremor de terra", por Jorge Alessandro
"A casa das palavras", por Renê Flávio
"Sinestesia versus vida", por Edson Andrade
Sólido aprova 1º lugar de Medicina da UNB
29/01/2018
Em mais um resultado histórico para Montes Claros e região, a aluna Juliana Monção Nippes, que fez o 3º ano do Ensino Médio em 2017 no Colégio Sólido, foi aprovada em 1º lugar curso de Medicina pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) da UnB - Universidade de Brasília, um dos mais concorridos e respeitados vestibulares do país!
Também foi aprovado o aluno Vitor Pereira Reis no curso de Engenharia Aeroespacial.
Sólido é 1º lugar no vestibular de Medicina da Funorte 1/2018
Mais numa vez, o Colégio Sólido ficou em 1° lugar geral no vestibular de Medicina da Funorte. A conquista veio através de Carlos Eduardo Real Fernandes, aluno do 3º ano do Ensino Médio.
E Luiz Antônio Bonfim, aluno do Sólido Pré-Vestibular, atingiu a terceira maior nota. No total, foram 7 aprovados na primeira chamada e outros 15 na lista de espera. Sucesso em aprovação!
Sólido conquista primeiros lugares no vestibular de Medicina da FIP-Moc 1/2018
Os quatro primeiros lugares da FIP-Moc são do Sólido! João Roberto Gonzaga, Nayara Alves de Oliveira, Yasmin Stefania e Carolina Pinho, nesta ordem, conquistaram as maiores notas do 1º Vestibular de Medicina 2018. Foram 23 aprovados, incluindo os que serão chamados na lista de espera.
Confira a lista completa dos alunos Sólido aprovados:
A questão do Vestibular 1/2018 do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais sobre o nosso livro de crônicas "Ler-se(r)" abordou o cerne da obra, que são os diálogos intertextuais e intratextuais ou autointertextuais, além de fazer referência a divisão "pronominal" das partes do livro. Fiquei muito contente com a leitura bem abrangente de nosso trabalho. Láureas para a Banca. Espero que os estudantes tenham obtido êxito.
GABARITO LETRA "D"