ÚLTIMOS DIAS PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO 32º PSIU POÉTICO.
Leia o Regulamente e Faça sua Inscrição.
Acesse o site: http://psiupoetico.com.br/
Regulamento do 32º Salão de Poesia Psiu Poético
I. O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Fundação Cultural Genival Tourinho, divulga as inscrições para o 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético “Mákina”, abertas no período de 1º de junho a 31 de julho de 2018, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” no Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” ou pelo site psiupoetico.com.br.
II. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras:
A) O texto deve ser enviado em pdf, docx ou doc;
B) A fonte do texto é livre;
C) O título de tamanho livre;
E) Deve constar na poesia o nome do autor;
F) Obrigatórios:
1. Nome do autor;
2. Cidade de procedência;
3. Constar: “32° Salão Nacional de Poesia Psiu Poético”;
4. Os três itens acima devem ser localizados abaixo do poema, no final da página, como assinatura.
Observação Importante: Serão alertadas para correção, automaticamente, as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados e as inscritas fora do prazo de inscrição.
III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.
IV. Artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais também podem se inscrever.
V. Serão considerados inscritos as obras e projetos:
A) postados pelos correios para o endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Mákina – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005;
B) entregues pessoalmente no endereço acima referido;
C) enviados via e-mail: psiupoetico@gmail.com destacados como inscrição para o 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético-Mákina
Observação:
Aos que precisarem de poesias com mais cores (além da tinta preta), devem ser enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente, por dificuldades materiais;
Informações pelos endereços eletrônicos (psiupoetico@gmail.com) e (aroldopereirapoeta@yahoo.com. br), ou pelos telefones: (38) 2211-3380, 2211-3374 ou 99112 7011
VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2018, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG) a 12 de outubro tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)entre outros espaços públicos de Montes Claros.
DAS CONDIÇÕES
VIII. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo.
IX. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos.
X. Impresso ou em CD ou DVD, o material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), autoria, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.
XI. Nos dias 25 de agosto e 15 de setembro, teremos reunião com os inscritos, às 10:00h, no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá de 04 a 12 outubro em Montes Claros.
XII. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para tanto jovens,novos & demais poetas ocuparem ,podendo conhecer, discutir ,apresentar a produção poética contemporânea aproximando de um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país de que se tem notícia pela imprensa brasileira.
18º Mostra de Teatro de Montes Claros
Mágica e hipnose em um só espetáculo
com Peddro Miranda e Hélcio Hudson
Local: Centro Cultural
Data: 12 e 13 de julho de 2018
Em duas sessões por dia: 19h e 21h
Ingresso: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)
Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Salão Nacional da Poesia – Psiu Poético 2018. Com o tema “Mákina”, o evento, que esse ano celebra 32 anos de existência, será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro.
O Psiu Poético é considerado pela crítica literária como o maior salão de poesia do país. Os interessados em participar já podem inscrever até três poemas, que ficarão expostos durante a realização do evento. Além dos poemas impressos, também poderão participar produções voltadas para a mostra de poesia visual e arte-postal.
Muito mais que poemas, o Psiu Poético também é aberto para artistas que queiram participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais.
As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, diretamente no Centro Cultural Hermes de Paula. Se preferir, o interessado pode mandar, até a mesma data, as suas obras para o seguinte endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Mákina – Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG. CEP 39.400-005.
Mais informações podem ser obtidas pelo email psiupoetico@gmail.com, ou através dos telefone (38) 2211-3380 / 2211-3377.
O Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético é promovido pelo grupo de literatura e teatro Transa Poética em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Genival Tourinho.
Texto: Bruno Albernaz
Fotos: Fábio Marçal
Os livros indicados destacam identidade nacional e produções regionais
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nesta quinta-feira (10/5), a relação das obras literárias indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior - (PAES/2018). A lista contempla obras relacionadas à temática “Literatura, Outras Artes e Expressões da Alteridade”, que destacam a identidade nacional, a partir da contribuição das culturas indígena e negra do País, especialmente, nas duas primeiras etapas.
Além de romances, livros de contos e poesias, houve a indicação de obras de pintura, teatro, fotografia e músicas.
“As obras selecionadas, na verdade, fazem uma contraposição da cultura com a contemporaneidade”, explica o professor Luiz Henrique Carvalho Penido, que integra a Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), da Unimontes ao lado da professora Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília-UnB.
Doutor em Literatura pela UFMG, Penido integra o Departamento de Comunicação e Letras e a equipe de Literatura da CEPS, responsável pela análise das obras para seleção no PAES. A Unimontes ainda divulgará o edital do PAES/2018, cujas provas deverão ser realizadas em novembro próximo.
Para a terceira etapa do PAES, a contemporaneidade também é trabalhada, com memórias, autoficções e a cultura regional, a partir das obras de Cyro dos Anjos, Guimarães Rosa e a música “Caminhos de Minas”, que integra o CD “Vago Universo”, do compositor Élcio Lucas, do corpo docente da Unimontes – uma forma de manter a identidade da Universidade Estadual de Montes Claros como instituição de integração regional. "E as obras sugerem que o contexto regional pode ser universal. E nessa perspectiva, a literatura transpassa a fronteira e sugere uma nova dialética", completa o professor Luiz Henrique Carvalho Penido.
AS OBRAS INDICADAS
Para a 1ª Etapa do PAES/Unimontes foram indicadas as obras de temática indígena: o romance “Boca do Inferno”, de Ana Miranda; “Auto de São Lourenço (teatro), de José de Anchieta; “Contos Indígenas Brasileiros” (contos), de Daniel Mundukuru; “A Primeira Missa no Brasil “(pintura), de Victor Meireles; e “Os Awá-Guajá” (fotografia), de Sebastião Salgado. A expectativa é que o candidato possa fazer uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do indígena brasileiro e suas implicações culturais e sociais.
As obras indicadas para a 2ª Etapa privilegiam o tema da diversidade étnica na formação do Brasil. A proposta é para que o candidato seja capaz de abordar as variadas linguagens artísticas, evidenciando a perspectiva crítica e plural de nossa formação. São elas: “Iracema” (romance), de José de Alencar; “Juca Pirama” e “Canção do Tamoio” (poesia), de Gonçalves Dias; “O Jantar” (pintura), de Jean-Batiste Debret; “Lágrima do Sul” (música), de Milton Nascimento; e “Histórias de Leves Enganos e Parecenças” (contos), de Conceição Evaristo.
Segundo a CEPS/Unimontes, para a 3ª Etapa foram indicadas obras “Campo Geral” (novela), de Guimarães Rosa; “Abdias” (romance), de Cyro dos Anjos; “O Professor”(romance), de Cristóvão Tezza; “Autoretrato/Monteau Rouge” (pintura), de Tarsila do Amaral; “Série Polvo (Polvo Portrait 1 – China Series, Seascape Series, Classic Series) –pintura, de Adriana Varejão; e “Caminhos de Minas” (música), de Élcio Lucas.
Fonte: Unimontes