O livro bilíngue do poeta montes-clarense, Jurandir Barbosa, é indicado para o 1º Vestibular 2015 do IFNMG.
A obra traz inquietações de um homem urbano, multifacetado e permeado de literatura e arte. A vivência de um homem marcado pelas experiências sinuosas da vida que lhe brindam com pessoas inesquecíveis, sejam familiares, amigáveis e companheiros de luta poética.
O livro conta com a tradução para o inglês de todos os poemas por Ana Elisa Miranda.
Jurandir Barbosa é poeta, artista plástico, editor e jornalista. Autor dos livros Atrito, Poesia X, Cores e Esquinas e Quase Verbo, é também editor e organizador de outras dezenas de livros. Nasceu em Montes Claros, cidade no norte do estado de Minas Gerais.
As inscrições do Vestibular estão previstas para acontecer no próximo mês de outubro, neste portal eletrônico.
As obras
As obras selecionadas trazem diferentes leituras com os seguintes temas em comum: a linguagem, a escrita (os processos narrativos e poéticos), os sujeitos dessas linguagens, os espaços e os deslocamentos e travessias desses sujeitos.
Na novela A hora da estrela, tem-se o deslocamento da personagem nordestina para o Rio de Janeiro pondo em evidência a nulidade social e a crise da linguagem como elementos que caracterizam essa personagem.
O romance de Per Jonhs, Hotéis à beira da noite, também explora os deslocamentos e a questão da identidade, a solidão e a condição humana, problematizando, ainda, a noção de lugar, entrelugar e o não lugar.
Em Quase verbo, o eu-lírico também problematizará o lugar do sujeito que escreve, as travessias pela metrópole e pelo interior, as cidades, enfim, o espaço geográfico e o textual.
Por fim, o romance Budapeste também envolve o tema da escrita, da autoria e os deslocamentos do personagem em diferentes espaços.
abraços genuínos
márcio moraes
Prepare-se para gabaritar as questões de Literatura do Vestibular da Unimontes e do Paes 3ª Etapa com a leitura de nossos Estudos:
O humano insano e as palavras do infante em Guimarães Rosa e Clarice Lispector: análise dos contos "Sorôco, sua mãe, sua filha", "A menina de lá" e "Felicidade Clandestina".
Passaportes: viagens guiadas por Lygia Fagundes Telles e Fernando Bonassi: análise das obras "Passaporte para China", de Lygia Fagundes Telles, e "Passaporte", de Fernando Bonassi.
Ceifando vidas e semeando letras: análise das obras "Alguma literatura: crônicas", de João Caetano Canela, e "A menina que roubava livros", livro dirigido por Brian Percival.
Três livros completos, com biografias, contexto histórico-literário, características particulares de cada autor, reflexões temáticas das obras, questões propostas com gabarito comentado.
O primeiro livro já está disponível para aquisição no site: http://www.marcioadrianomoraes.com/livros.php
E nos pontos de venda: Colégio Sólido Pré-Vestibular, Livraria Palimontes, Banca de revistas da Praça da Matrix, Banca de revistas Tio Patinhas (Praça Coronel Ribeiro), Livraria e Distribuidora Thaís, em Montes Claros-MG.
28º SALÃO NACIONAL DE POESIA PSIU POÉTICO
TRIPSIU - 03 ANOS CELEBRANDO 03 DÉCADAS
REGULAMENTO
DAS INSCRIÇÕES
I. O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula UNIMONTES - Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação Cultural Genival Tourinho, divulga as inscrições para o 28º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, TRIPSIU – 03 ANOS CELEBRANDO 03 DÉCADAS, estarão abertas no período de 01 de julho a 30 de agosto de 2014, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho”, no Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula”.
II. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitadas, são exigidas as seguintes regras:
A)O texto deve ser enviado em documento Word (EM ANEXO NO E-MAIL DE INSCRIÇÃO);
B)A fonte do texto deve ser Arial ;
C)O título deve ser no tamanho 14;
D)A poesia deve ser no tamanho 12;
E)Ao final da poesia, escrever o nome do autor com fonte 14;
F)Abaixo do nome, escrever “28° Salão Nacional de Poesia Psiu Poético” com fonte tamanho 14.
Observação Importante: Serão desclassificadas, automaticamente, as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados e as inscritas fora do prazo de inscrição.
III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.
IV. Artistas interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, palestras, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais, poderão se inscrever, ressaltando que os trabalhos precisam ter a poesia como referência matricial. Nessas categorias, será inscrito apenas um trabalho por participante, o qual obrigatoriamente deverá ser enviado nos locais inscritos no Inciso V.
V. Serão considerados inscritos as obras e projetos:
A)postados pelo correio para o endereço: Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005;
B)entregues pessoalmente no endereço acima referido;
C)enviados via e-mail: psiupoetico@yahoo.com.br (E-mail EXCLUSIVO para INSCRIÇÕES). E-mails com perguntas enviados a este endereço serão desconsiderados.
Informações pelos endereços eletrônicos (aroldopereirapoeta@yahoo.com.br) e (psiupoetico@gmail.com) ou pelos telefones: (38) 3229-3458 / 3229-3456/ 9112-7011
VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIUPOÉTICO 2014, que ocorrerá de 04 de outubro (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG), tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula.
DAS CONDIÇÕES
I. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo.
II. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos.
III. Impresso ou em CD ou DVD, o material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), nome do autor, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.
IV. No dia 30 de agosto haverá uma reunião com os inscritos, às 10 h, no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá em outubro.
V. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, para que possam conhecer e discutir a produção poética contemporânea apresentando o resultado a um público amplo de estudantes, educadores, leitores, e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país de que se tem notícia pela imprensa brasileira.
Visite nosso sítio: www.psiupoetico.com.br