Este livro, Rosarium, é a reprodução genuína da segunda parte de Via Crucis, que faço publicar em edição única. Seguem os sonetos que trazem uma leitura poética dos mistérios da vida de Jesus. Com os poemas, espero transmitir a santa fé católica de forma lírica e também, aos moldes dos sacerdotes quinhentistas, de forma pedagógica. Os poemas foram ilustrados com pinturas de artistas do século XV ao XIX, principalmente das escolas Renascentista e Barroca. Todos os títulos foram grafados em latim, a língua do Rito Romano da Igreja Católica. Como afirmou João Paulo II, o Rosário é o âmago da oração cristológica, “concentra a profundidade de toda a mensagem evangélica, da qual é quase um compêndio. (...) Com ele, o povo cristão frequenta a escola de Maria, para deixar-se introduzir na contemplação da beleza do rosto de Cristo e na experiência da profundidade do seu amor. Mediante o Rosário, o crente alcança a graça em abundância, como se a recebesse das mesmas mãos da Mãe do Redentor” (João Paulo II, “Rosarium Virginis Mariae”).
Tendo como tema "Linguagem & Bicicletas Voadoras", o 31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético abre inscrições em julho
I. O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, UNIMONTES – Universidade Estadual de Montes Claros, Fundação Cultural Genival Tourinho, divulga as inscrições para o 31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético, estarão abertas no período de 04 de julho a 26 de agosto de 2017, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” no Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula”.
II. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras:
A) O texto deve ser enviado em documento F (.pdf) (EM ANEXO, CASO INSCRIÇÃO PELO ENDEREÇO DIGITAL);
B) A fonte do texto é livre;
C) O título de tamanho livre;
E) Deve constar na poesia o nome do autor;
F) Obrigatórios:
1. Nome do autor;
2. Cidade de procedência;
3. Constar: “31° Salão Nacional de Poesia Psiu Poético”;
4. Os três itens acima devem ser localizados abaixo do poema, no final da página, como assinatura.
Observação Importante: Serão alertadas para correção, automaticamente, as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados e as inscritas fora do prazo de inscrição.
III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.
IV. Artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais também podem se inscrever.
V. Serão considerados inscritos as obras e projetos:
A) postados pelo correio para o endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 31º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético- Linguagem & Bicicletas Voadoras – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005;
B) entregues pessoalmente no endereço acima referido;
C) enviados via emeio: psiupoetico31anos@hotmail.com (Emeio EXCLUSIVO para INSCRIÇÕES). Emeios com perguntas enviados a este endereço serão desconsiderados.
Observação: Aos que precisarem de poesias com mais cores (além da tinta preta), devem ser enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente, por dificuldades materiais;
Informações pelos endereços eletrônicos (psiupoetico@gmail.com) e (aroldopereirapoeta@yahoo.com.br), ou pelos telefones: (38) -3229-3456/ 3229-3458 / 99112-7011
VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.
VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2017, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG) a 12 de outubro tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).
DAS CONDIÇÕES
I. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo.
II. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos.
III. Impresso ou em CD ou DVD, o material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), nome do autor, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.
IV. Nos dias 27 de agosto e 17 de setembro, haverá uma reunião com os inscritos, às 10:00h, no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá em outubro.
V. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para os novos e jovens poetas ocuparem espaço ,podendo conhecer, discutir ,apresentar a produção poética contemporânea aproximando de um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país de que se tem notícia pela imprensa brasileira.
Neste sábado, 3 de junho, pela manhã, estudantes, professores e escritores em apoio ao autor Márcio Adriano Moraes fizeram um Ato Público de repúdio à decisão da Unimontes de excluir o livro Ler-se(r) do Processo de Avaliação Seriada da Unimontes, PAES 3ª Etapa. A Manifestação teve como propósito reforçar a indignação e exigir da Reitoria da Unimontes que agende a Audiência Pública para esclarecer os "contratempos" da indicação do livro.
O autor agradece o carinho de todos pelo apoio.
Todos assistiram a unimontes cometer uma injustiça com Márcio Adriano Moraes. O professor do Colégio Tiradentes e do Sólido teve seu livro retirado das obras indicadas para o PAES 2017.
A Unimontes alegou que foi um cursinho da cidade que solicitou, pois ele é professor do Sólido e isso beneficiaria seus alunos, o que não faz sentido, afinal a obra de Karla Celene foi indicada no ano passado, mesmo ela sendo professora do Prisma. E tudo sem nenhuma reivindicação!
Estamos planejando uma manifestação envolvendo toda a comunidade escolar.
Aos alunos de todas as escolas que estão por dentro e compartilham a indignação perante o ocorrido com o professor, pedimos que venham participar e protestar contra esse absurdo.
Precisamos do apoio de cada um de vocês que investiram no livro, que se solidarizam com o autor neste momento, que apreciam e valorizam a arte.
Pedimos para que todos estejam de PRETO, representando o luto. Fiquem a vontade para levar cartazes e/ou algo que nos ajudem nessa causa.
Contamos com vocês!