Sólido conquista primeiros lugares do PAES Unimontes 2017
23/03/2018
Foi divulgado nesta sexta-feira, 23 de março, o resultado do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Montes Claros - PAES Unimontes (Triênio 2015/2017).
O 1º, 2º, 4º e o 5º lugar geral foram conquistados por alunos egressos do 3º ano do Ensino Médio 2017 do Colégio Sólido: Carlos Eduardo Real Fernandes, João Roberto Gonzaga Durante, Ângelo Eduardo Lima Alves e João Henrique Cardoso Xavier, respectivamente.
A relação completa dos aprovados pode ser acessada clicando aqui.
Fonte: Colégio Sólido
A Comissão Especial de Processos Seletivos, da Unimontes, divulgou nessa quarta-feira (7/3), a relação dos pontos máximos e mínimos dos candidatos que participaram da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2017). As provas foram aplicadas no dia quatro de fevereiro com a oferta de 725 vagas em 56 cursos de graduação ofertados nas diversas unidades da Unimontes.
A maior nota foi registrada foi no curso de Medicina, categoria Universal, com 308,750 pontos em 330 possíveis nas provas objetivas (Múltipla Escolha). Conforme a CEPS/Unimontes, a divulgação dos pontos máximos e mínimos define a nota de corte para a correção das redações (50 pontos). Cerca de 1,3 mil candidatos seguem concorrendo as vagas ofertadas por meio do PAES.
CONFIRA
O resultado final será divulgado até 23 de março, conforme previsto em edital retificado. As maiores notas pelo sistema de reserva de vagas, além do curso de Medicina, são: Direito Matutino (275,00), Odontologia (259,7), Direito Noturno (259,6), Engenharia de Sistemas (258,95), Engenharia Civil (255,25), História (251,25), Ciências Biológicas/Licenciatura (238,3), Administração/Matutino (238,25) e Ciências Econômicas/Noturno (229,25).
No sistema de reserva de vagas, adotado pela Unimontes desde 2004, em cumprimento à legislação estadual, a maior nota também foi registrada no curso de Medicina, com candidato na categoria “Portador de Deficiência/Indígena”: 273,1 pontos.
As quatro maiores notas seguintes entre os candidatos pelo sistema de reserva de vagas são: Engenharia Civil (235,85), Direito Matutino (215,5), Engenharia de Sistemas (210,6) e História (207,65).
Fonte: Site Unimontes
O Ministério da Educação anunciou as principais datas do Exame Nacional do Ensino Médio 2018. O Enem será aplicado nos dias 4 e 11 de novembro deste ano. Já o edital será publicado em 21 de março e as inscrições serão realizadas de 7 a 18 de maio.
Quem participou do Enem 2017 já pode consultar seus resultados na página do participante. O resultado só pode ser acessado pelo próprio participante após informar o CPF e a senha cadastrada.
Fonte: Colégio Sólido
Cadernos de Provas: Terceira Etapa/2017
Gabarito: Terceira Etapa/2017
Questão 7 - Sobre o conto "O buraco", do livro "Temor de Terra", de Luiz Vilela.
a) CORRETA. A "metamorfose" do narrador em Tatu representa o insólito do conto, causando estranhamento ao leitor por uma surpresa absurda.
b) CORRETA. Ao passar pela transformação, o narrador se reduz a um animal, passando a uma exclusão social, o que conota a marginalização.
c) CORRETA. O personagem transformado em Tatu não se encontra mais no laço dos seus, buscando no buraco o seu espaço de existência.
d) INCORRETA. Não há elevação espiritual no conto, uma vez que o personagem deixa a relação humana para uma relação animal, trocando a matéria homem pela matéria bicho.
Questão 8 - Sobre a crônica "Carta do Pleistoceno", do livro "A casa das palavras", de Marina Colasanti.
a) CORRETA. O mamute utiliza da carta (gênero epistolar) para se dirigir aos cientistas, aproximando-se, assim, de seu destinatário.
b) CORRETA. No fragmento "daquilo que vocês chamam de DNA" já revela o distanciamento (conhecimento) do emissor para o seu destinatário; já que o mamute se mostra desconhecedor da linguagem genética.
c) INCORRETA. A linguagem usada pelo mamute não é agressiva, já que palavras como "senhores", "encarecidamente", "apelo", mostram que seu discurso é delicado e respeitoso.
d) CORRETA. O mamuete apresenta a sua visão pessoal das consequências de sua clonagem, a partir do olhar do animal, opondo-se aos vislumbres da ciência em seu orgulho por conseguir clonar uma animal extinto.
Questão 9 - Sobre o filme "O carteiro e o poeta", dirigido por Michael Radford.
a) CORRETA. A partir da linguagem metafórica, partilhada com o poeta, o carteiro passará a enxergar o mundo com outros olhos e, obviamente, elaborar e refinar os seus pensamentos, principalmente o "amoroso" e o "político".
b) INCORRETA. Mário é um carteiro, não filósofo; as suas observações da realidade partem de suas vivências como filho de pescador e como neófito de poeta.
c) CORRETA. A atuação de Mário de forma crítica e política é explícita no filme quando opina sobre o preço dos pescados e de sua participação em eventos políticos, como se vê ao final do filme, o que o levou a perder a vida.
d) CORRETA. A forma que Mário utilizou para mostrar a poesia da ilha foi através do gavador, registrando os sons, ainda que metafóricos (como no caso das estrelas), para mostrar a Neruda o seu aprendizado poético.
Questão 10 - Sobre o livro "Sinestesia versus vida", de Edson Andrade.
a) INCORRETA. As sinestesias são representações emotivoas do sujeito lírico, não oposições; são percepções sensoriais das experiências da vida, não fuga.
b) CORRETA. O livro mescla prosa e poema em tons confessionais, como atestado nos pré-textos em que se leem referências a família e leituras.
c) CORRETA. Ao longo do livro há menções à musicalidade e às imagens, tanto explicitamente com fotografias, por exemplo, quanto com recursos sonoros, como aliterações e assonâncias.
d) CORRETA. O uso de formas clássicas de composição e referências intertextuais nas poesias revela a intimidade linguística e crítica literária do autor.
"O melhor da crônica brasileira" e "O carteiro e o poeta", por Márcio Adriano Moraes
"Tremor de terra", por Jorge Alessandro
"A casa das palavras", por Renê Flávio
"Sinestesia versus vida", por Edson Andrade