Márcio Moraes
"no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia"
CapaCapa
Meu DiárioMeu Diário
TextosTextos
ÁudiosÁudios
E-booksE-books
FotosFotos
PerfilPerfil
Livros à VendaLivros à Venda
PrêmiosPrêmios
Livro de VisitasLivro de Visitas
ContatoContato
LinksLinks
Meu Diário
13/08/2018 12h47
PAES/2018: Unimontes divulga edital com 730 vagas

Percentual de vagas no Sistema de Reserva subiu 5% em relação ao processo seletivo anterior

 PAES

A Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS) divulgou nesta quinta-feira (26/o7) o edital do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2018) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes).  Ao todo são oferecidas 730 vagas, subdividas em 361 (sistema universal), 495 (sistema de reserva), em 39 cursos. As provas do Paes/2018 serão aplicadas no dia 16 de dezembro. As inscrições devem ser feitas pela internet, no período de 10 de setembro  a 9 de outubro de 2018, entre 9h e 18h, horário de Brasília-DF, pelo site www.ceps.unimontes.br. 

Dividido em três etapas, o PAES é uma das formas de ingresso à Unimontes. Há também o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)

Uma das novidades desse processo é a inclusão do curso de Geografia bacharelado. Conforme edital, as vagas para esse curso, referentes ao Paes/2017, foram incluídas nas vagas ofertadas no edital 2/2018.

RESERVA DE VAGAS

Diferentemente do último processo seletivo realizado pela CEPS, em que o percentual destinado ao sistema de reserva de vagas era de 45%, o presente edital traz novo percentual de vagas em cada curso superior de graduação, especificados no Quadro I do edital, conforme a Lei Estadual n.º 22.570/2017, de 5 de julho de 2017, que altera a Lei Estadual n.º 15.259, de 27/7/2004.

O candidato egresso de escola pública, de baixa renda (21%), negro, de baixa renda, egresso de escola pública (21%), indígena, de baixa renda, egresso de escola pública (3%) e pessoa com deficiência (5%), totalizando 50%.    

Quem pode participar

Conforme edital, somente poderão participar do PAES estudantes regularmente matriculados em escolas que oferecem Ensino Médio na modalidade regular (três anos completos) ou Ensino Médio Profissionalizante (com duração de três ou quatro anos completos), cujo funcionamento esteja devidamente autorizado ou reconhecido.

Inscrições

O candidato interessado em participar do PAES deve ficar atento também como se inscrever. Pelo sistema universal, as inscrições devem ser feitas pela internet, no período de 10 de setembro  a 9 de outubro de 2018, entre 9h e 18h, horário de Brasília-DF, pelo site www.ceps.unimontes.br. 

Já a pré-inscrição no sistema de reserva de vagas deverá ser feita no período entre 10 de agosto a 21 de setembro, de 9h e 18h.

Conforme o item 5.3 do edital, o cartão de inscrição estará disponível em www.ceps.unimontes.br, a partir do dia 10/12. Para acesso ao cartão de inscrição, o candidato deverá utilizar o número do DAE (relativo ao pagamento da taxa de inscrição).

Provas e Lista das obras

As provas do PAES/2018 serão aplicadas no dia 16 de dezembro. A 1ª etapa triênio 2018/2020 acontece de 8h às 12h; 2ª etapa triênio 2017/2019 das 15h às 19h; 3ª etapa triênio 2016/2018 das 15h às 19h.

O candidato que  tentar o PAES como forma de ingresso à Unimontes deve ficar atento em relação às obras indicadas como leituras mínimas obrigatórias. Na primeira etapa, as obras têm em comum a temática indígena. A segunda etapa, as obras privilegiam o tema da diversidade étnica na formação do Brasil. Já na terceira etapa, ganham destaque a representação estética do ‘eu’. Do romance à autoficção, passando pelo autorretrato e a canção.

>> As obras estão disponíveis no link.

SERVIÇO

Edital Paes/2018

Vagas: 730

> Inscrições sistema universal: de 10 de setembro de 2018 a 9 de outubro de 2018 (pela internet)

Horário: 9h e 18h (horário de Brasília-DF)

> Pré-inscrição no sistema de reserva de vagas: de10 de agosto a 21 de setembro

Horário: 9h e 18h (horário de Brasília-DF)

www.ceps.unimontes.br

Fonte: Unimontes.


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 13/08/2018 às 12h47
 
25/07/2018 09h46
32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético

ÚLTIMOS DIAS PARA FAZER A INSCRIÇÃO NO 32º PSIU POÉTICO.

Leia o Regulamente e Faça sua Inscrição.

Acesse o site: http://psiupoetico.com.br/

Regulamento do 32º Salão de Poesia Psiu Poético

I. O Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, em parceria com a Prefeitura de Montes Claros-MG, Secretaria de Cultura, Centro Cultural Hermes de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros - UNIMONTES, Fundação Cultural Genival Tourinho, divulga as inscrições para o 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético “Mákina”, abertas no período de 1º de junho a 31 de julho de 2018, na Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” no Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” ou pelo site psiupoetico.com.br.  

II. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas, digitados ou trabalhados de forma artesanal, enfatizando o conteúdo do poema. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras:  

A) O texto deve ser enviado em pdf, docx ou doc;  
B) A fonte do texto é livre;  
C) O título de tamanho livre;  
E) Deve constar na poesia o nome do autor;  
F) Obrigatórios:  
1. Nome do autor;  
2. Cidade de procedência;  
3. Constar: “32° Salão Nacional de Poesia Psiu Poético”;  
4. Os três itens acima devem ser localizados abaixo do poema, no final da página, como assinatura.  

Observação Importante: Serão alertadas para correção, automaticamente, as poesias que não estiverem dentro dos padrões especificados e as inscritas fora do prazo de inscrição.  

III. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.  

IV. Artistas independentes interessados em participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais também podem se inscrever.  

V. Serão considerados inscritos as obras e projetos:  

A) postados pelos correios para o endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Mákina – Praça Dr. Chaves, 32 – Centro – Montes Claros/MG – CEP: 39.400-005;  

B) entregues pessoalmente no endereço acima referido;  

C) enviados via e-mail: psiupoetico@gmail.com destacados como inscrição para o 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético-Mákina  

Observação:  

Aos que precisarem de poesias com mais cores (além da tinta preta), devem ser enviadas pelos correios ou entregues pessoalmente, por dificuldades materiais;  

Informações pelos endereços eletrônicos (psiupoetico@gmail.com) e (aroldopereirapoeta@yahoo.com. br), ou pelos telefones: (38) 2211-3380, 2211-3374 ou 99112 7011  

VI. Não será cobrada nenhuma taxa de inscrição.  

VII. Os trabalhos inscritos e selecionados pela coordenação passarão a fazer parte da programação do PSIU POÉTICO 2018, que ocorrerá de 04 (Dia Municipal da Poesia em Montes Claros/MG) a 12 de outubro tendo como base as dependências do Centro Cultural Hermes de Paula e Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)entre outros espaços públicos de Montes Claros.  

DAS CONDIÇÕES  

VIII. Poderão participar poetas, artistas de qualquer parte do país e do mundo.  

IX. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que serem inéditos e nem abordarem temas específicos.  

X. Impresso ou em CD ou DVD, o material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), autoria, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.  

XI. Nos dias 25 de agosto e 15 de setembro, teremos reunião com os inscritos, às 10:00h, no Auditório Cândido Canela, do Centro Cultural Hermes de Paula, para tratar da programação e da coordenação visual do evento que acontecerá de 04 a 12 outubro em Montes Claros.  

XII. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.  

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS  

O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promover o encontro de poetas, escritores e artistas de todos os lugares, abrindo espaço para tanto jovens,novos & demais poetas ocuparem ,podendo conhecer, discutir ,apresentar a produção poética contemporânea aproximando de um público amplo de estudantes, educadores, leitores, escritores e demais pessoas interessadas. Durante a programação a poesia é levada a vários locais da cidade e a cada versão do projeto, seis poetas são homenageados, pelo que vêm contribuindo com a discussão e evolução da arte poética brasileira. O Salão acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento do gênero que ocorre no país de que se tem notícia pela imprensa brasileira.  


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 25/07/2018 às 09h46
 
11/07/2018 19h41
Espetáculo Magicamente

18º Mostra de Teatro de Montes Claros

Mágica e hipnose em um só espetáculo
com Peddro Miranda e Hélcio Hudson

Local: Centro Cultural
Data: 12 e 13 de julho de 2018
Em duas sessões por dia: 19h e 21h
Ingresso: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 11/07/2018 às 19h41
 
03/07/2018 12h45
32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético abre inscrições

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Salão Nacional da Poesia – Psiu Poético 2018. Com o tema “Mákina”, o evento, que esse ano celebra 32 anos de existência, será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro.

O Psiu Poético é considerado pela crítica literária como o maior salão de poesia do país. Os interessados em participar já podem inscrever até três poemas, que ficarão expostos durante a realização do evento. Além dos poemas impressos, também poderão participar produções voltadas para a mostra de poesia visual e arte-postal.

Muito mais que poemas, o Psiu Poético também é aberto para artistas que queiram participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, diretamente no Centro Cultural Hermes de Paula. Se preferir, o interessado pode mandar, até a mesma data, as suas obras para o seguinte endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Mákina – Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG. CEP 39.400-005. 

Mais informações podem ser obtidas pelo email psiupoetico@gmail.com, ou através dos telefone  (38) 2211-3380 / 2211-3377. 

O Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético é promovido pelo grupo de literatura e teatro Transa Poética em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Genival Tourinho.

Texto: Bruno Albernaz

Fotos: Fábio Marçal


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 03/07/2018 às 12h45
 
10/05/2018 19h45
Divulgadas obras literárias para o PAES/2018

Os livros indicados destacam identidade nacional e produções regionais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nesta quinta-feira (10/5), a relação das obras literárias indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior - (PAES/2018). A lista contempla obras relacionadas à temática “Literatura, Outras Artes e Expressões da Alteridade”, que destacam a identidade nacional, a partir da contribuição das culturas indígena e negra do País, especialmente, nas duas primeiras etapas. 

Além de romances, livros de contos e poesias, houve a indicação de obras de pintura, teatro, fotografia e músicas. 

“As obras selecionadas, na verdade, fazem uma contraposição da cultura com a contemporaneidade”, explica o professor Luiz Henrique Carvalho Penido, que integra a Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), da Unimontes ao lado da professora Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília-UnB.

Doutor em Literatura pela UFMG, Penido integra o Departamento de Comunicação e Letras e a equipe de Literatura da CEPS, responsável pela análise das obras para seleção no PAES. A Unimontes ainda divulgará o edital do PAES/2018, cujas provas deverão ser realizadas em novembro próximo.

Para a terceira etapa do PAES, a contemporaneidade também é trabalhada, com memórias, autoficções e a cultura regional, a partir das obras de Cyro dos Anjos, Guimarães Rosa e a música “Caminhos de Minas”, que integra o CD “Vago Universo”, do compositor Élcio Lucas, do corpo docente da Unimontes – uma forma de manter a identidade da Universidade Estadual de Montes Claros como instituição de integração regional. "E as obras sugerem que o contexto regional pode ser universal. E nessa perspectiva, a literatura transpassa a fronteira e sugere uma nova dialética", completa o professor Luiz Henrique Carvalho Penido. 

AS OBRAS INDICADAS 

Para a 1ª Etapa do PAES/Unimontes foram indicadas as obras de temática indígena: o romance “Boca do Inferno”, de Ana Miranda; “Auto de São Lourenço (teatro), de José de Anchieta; “Contos Indígenas Brasileiros” (contos), de Daniel Mundukuru; “A Primeira Missa no Brasil “(pintura), de Victor Meireles; e “Os Awá-Guajá” (fotografia), de Sebastião Salgado. A expectativa é que o candidato possa fazer uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do indígena brasileiro e suas implicações culturais e sociais. 

As obras indicadas para a 2ª Etapa privilegiam o tema da diversidade étnica na formação do Brasil. A proposta é para que o candidato seja capaz de abordar as variadas linguagens artísticas, evidenciando a perspectiva crítica e plural de nossa formação. São elas: “Iracema” (romance), de José de Alencar; “Juca Pirama” e “Canção do Tamoio” (poesia), de Gonçalves Dias; “O Jantar” (pintura), de Jean-Batiste Debret; “Lágrima do Sul” (música), de Milton Nascimento; e “Histórias de Leves Enganos e Parecenças” (contos), de Conceição Evaristo. 

Segundo a CEPS/Unimontes, para a 3ª Etapa foram indicadas obras “Campo Geral” (novela), de Guimarães Rosa; “Abdias” (romance), de Cyro dos Anjos; “O Professor”(romance), de Cristóvão Tezza; “Autoretrato/Monteau Rouge” (pintura), de Tarsila do Amaral; “Série Polvo (Polvo Portrait 1 – China Series, Seascape Series, Classic Series) –pintura, de Adriana Varejão; e “Caminhos de Minas” (música), de Élcio Lucas.

Fonte: Unimontes


Publicado por Márcio Adriano Moraes em 10/05/2018 às 19h45



Página 1 de 40 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 » [próxima»]

Ler-se(r) R$25,00 Rosarium R$10,00 Trovaecia R$20,00
assim alado R$20,00 Enlace R$10,00 Via Crucis R$20,00
Genuíno R$20,00 A palavra-vida de um corpo quedo: uma leitura... R$15,00 O verbo mulher R$20,00
A palavra drama na cor(a)som do infante R$20,00 Ceifando vidas e semeando letras R$15,00 Passaportes: viagens guiadas por Lygia Fagund... R$15,00
O humano insano e as palavras do infante em G... R$15,00 A cor do subúrbio em Clara dos Anjos R$15,00 A cor negra da canção dos anjos R$15,00
Estudo Sólido de Literatura R$15,00 Gêneros Textuais: no cotidiano, no vestibular R$25,00 Crepúsculo de arame R$25,00
Vende-se amor R$25,00 Apenas rascunhos R$35,00 29º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético R$10,00
Os 50 melhores Sonetos do 7º Festival de Sone... R$10,00 5º Prêmio Literário de Poesia Portal Amigos d... R$10,00 XVII Prêmio PMMG de Poesia 2015 R$10,00
Antologia Jubileu de Ouro da Unimontes: prosa... R$10,00 Antologia Psiu Poético 2010: cinepoesia R$10,00 Antologia do 21º Psiu Poético: montesclarosci... R$10,00
Antologia do 23º Psiu Poético: a invenção dos... R$10,00 Poetas de uma só Língua R$10,00 A Deusa das Letras: Centenário de Nascimento ... R$10,00
Psiu Poético + 25: 26º Salão Nacional de Poes... R$10,00 Psiu Poético 25: 01 Quarto de Século do Salão... R$10,00 De todas as cores: 24º Salão Nacional de Poes... R$10,00
Poetas En/Cena 5: uma reunião de poemas de po... R$10,00 Poetas En/Cena 4: uma reunião de poemas de po... R$10,00 Poetas En/Cena 3: Reunião de poemas de poetas... R$10,00
Poetas de todos os cantos II R$10,00 Poetas de todos os cantos I R$10,00