× Capa Meu Diário Textos E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Textos

Não as matem, de Lima Barreto

por Márcio Adriano Moraes

Publicada originalmente no periódico Vida Urbana, em 27 de janeiro de 1915, a crônica “Não as matem”, de Lima Barreto, está inserida no período do Pré-modernismo brasileiro. Escrita numa época em que ainda não existiam conceitos como “feminicídio” ou políticas públicas voltadas à proteção das mulheres, a crônica revela a capacidade do autor de identificar mecanismos estruturais de dominação masculina que permanecem, em grande medida, presentes na sociedade contemporânea.

 

O ponto de partida do texto é um caso real ocorrido no bairro de Deodoro, no Rio de Janeiro, em que um homem tenta assassinar a ex-noiva e, em seguida, suicida-se. Em vez de tratar o episódio como um fato isolado, o cronista o interpreta como “um sintoma da revivescência de um sentimento que parecia ter morrido no coração dos homens: o domínio, quand même, sobre a mulher”. A palavra “sintoma” é fundamental para compreender sua perspectiva: não interessa apenas o crime individual, mas aquilo que ele revela sobre uma mentalidade coletiva. A violência é apresentada como consequência direta de uma concepção de posse, segundo a qual a mulher deixa de ser vista como sujeito autônomo para ser tratada como propriedade masculina.

 

Ao longo da argumentação, Lima Barreto amplia o alcance da denúncia por meio da enumeração de outros casos semelhantes. A repetição de assassinatos cometidos contra mulheres demonstra que não se trata de exceções, mas de uma prática recorrente. Essa estratégia argumentativa fortalece a credibilidade do texto, pois evidencia que o cronista não constrói sua crítica sobre hipóteses abstratas, e sim sobre fatos concretos observados na vida urbana carioca.

 

Em vez de apresentar os agressores como vítimas do amor ou da emoção, Barreto os caracteriza como indivíduos incapazes de aceitar a liberdade alheia. A afirmação de que “todos esses senhores parece que não sabem o que é a vontade dos outros” sintetiza o núcleo moral de sua crítica. Para o escritor, o verdadeiro problema não reside no fim do relacionamento, mas na recusa masculina em reconhecer que a mulher possui o direito de decidir sobre seus próprios sentimentos.

 

Num processo analógico, Lima Barreto afirma que os ladrões roubam apenas o dinheiro, enquanto os “noivos assassinos” pretendem tomar aquilo que existe de mais sagrado em outra pessoa: sua liberdade, sua autonomia e sua própria vida. O recurso comparativo produz um efeito de choque, pois subverte expectativas morais, já que o criminoso comum aparece menos destrutivo do que aquele que mata em nome do amor.

 

Barreto argumenta que os sentimentos humanos são naturalmente mutáveis, sujeitos às circunstâncias e às experiências da vida. Exigir que uma mulher permaneça amando alguém para sempre seria ignorar a própria natureza das relações humanas. O autor utiliza uma analogia particularmente feliz ao afirmar que exigir a permanência do amor “é um absurdo tão grande como querer impedir que o sol varie a hora do seu nascimento”. A comparação aproxima um fenômeno emocional de uma lei natural, enfatizando que tanto os sentimentos quanto os ciclos da natureza obedecem a movimentos inevitáveis.

 

Embora a crônica possua forte carga emocional, sua construção permanece rigorosamente racional. Lima Barreto evita insultos gratuitos ou apelos melodramáticos. Sua indignação é sustentada por argumentos lógicos, comparações, exemplos concretos e reflexões de natureza ética.

 

Também merece destaque a simplicidade da linguagem. Distante do preciosismo característico de parte da produção literária de seu tempo, a exemplo dos parnasianos; Barreto opta por um estilo direto, acessível e coloquial. Essa escolha é característica de sua escrita predominantemente alinhada a preocupações sociais que marcam grande parte de sua obra.

 

Mais de um século após sua publicação, a violência contra mulheres continua sendo um grave problema social, agora reconhecido juridicamente como feminicídio em diversas legislações. A reivindicação presente no desfecho da crônica — “Deixem as mulheres amar à vontade. Não as matem, pelo amor de Deus!” — vai além do contexto específico de 1915 para adquirir dimensão universal. O apelo final não representa apenas um pedido de compaixão, mas uma defesa intransigente da liberdade feminina como princípio fundamental da convivência humana.

 

1714126.png 1714130.png 1757381.png

Márcio Adriano Moraes
Enviado por Márcio Adriano Moraes em 06/07/2026
Alterado em 28/08/2026
Comentários
Caderno de Questões: Literatura - Vestibular ... R$ 59,90 Caderno de Questões: Literatura - Seleção Ser... R$ 49,90
Caderno de Questões: Literatura - Seleção Ser... R$ 49,90 Corpos, vozes e cicatrizes R$ 39,90
Entre muros, ruas e sonhos R$ 39,90 Entre a memória, o mito e a sátira R$ 39,90
Caderno de Questões: Linguagens - Vestibular ... R$ 59,90 Caderno de Questões: Linguagens - Vestibular ... R$ 59,90