× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Textos

BARBOSA, Jurandir; FROES, Marli Silva (Org.) Antologia Psiu Poético +25. São Paulo: Catrumano, 2011. 

 

Prefácio: Psiu Poético + 25

 

“mudar o mundo é a nossa bandeira

mas não é pra já

é luta pra vida inteira”

(Aroldo Pereira)

 

Tão bom mudar mundos com poesia. Mundos vastos como os corações, como Drummond. A luta continua, e com ela os poetas deste nosso tempo.

 

O Salão Nacional de Poesia Psiu Poético completa, neste ano de 2012, vinte e seis anos. Contra todos os ventos e a favor de outros, o Salão se tornou notoriamente conhecido em todo o Brasil e exterior. Ao longo de sua atuação, o Salão contribuiu de forma intensiva para a propagação da poesia e de outras artes em Montes Claros e região. Recebendo poetas de várias partes do país e do mundo, a programação do Psiu é uma das mais variadas tanto de gênero quanto de diversidade individual. Cada artista, cada poeta possui o seu espaço. No Salão, cada voz é ouvida independentemente de sua estética. É uma grande porta, por onde todos podem passar e ter o seu trabalho reconhecido. Através do Psiu Poético, muitos talentos foram revelados. Não é só um evento poético, é um formador poético. As homenagens prestadas a poetas nacionais em atividade comprovam o seu intuito de mostrar para a sociedade brasileira aqueles que fazem a arte literária em nosso país.

 

A Princesa do Norte celebra, no dia 4 d outubro, o dia municipal da poesia. Nesse dia, pelas ruas da cidade todos são convidados a um despertar poético. Isto é, todos são convidados à serenidade dos sentimentos, porque a poesia é o externar da essência humana. “Para que serve a poesia? Para iluminar a alma vazia”. Durante nove dias, Montes Claros se transforma na capital da poesia, com poetas de todos os cantos juntos reverberando suas vozes líricas.

 

Parte dessas vozes pode ser lida nas linhas desta Antologia. Dezenas de poetas se juntaram para mostrar, não apenas o seu trabalho individual, mas a arte literária da contemporaneidade.

 

Nesta Antologia, encontraremos poetas de várias partes do Brasil. Cada qual com sua particularidade, cada qual dialogando com uma arte, com uma literatura. Vivemos em um momento de produção livre, de inovações, de invenções linguísticas, estéticas e líricas. Gerações encontram nesta obra. Gerações Psiu Poético.

 

Abra e leia, deixe a poesia correr perante os seus olhos e penetrar fundo no seu íntimo, caro leitor. Ler poesias é ler os homens, ler a essência, os sentimentos mais íntimos, ora violentos, ora apaziguadores. Encontre-se nas linhas plurais desta Antologia histórica. Aqui muitas respostas e perguntas são vislumbradas, porque “ser poeta é ser um condor que voa e casa,/ que diz tudo ou nada, apenas com uma palavra” (Márcio Moraes)

Márcio Adriano Moraes
Enviado por Márcio Adriano Moraes em 14/01/2025
Comentários

 

ASSISTA NO YOUTUBE