× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Textos
Texto do meu amigo escritor e professor de Língua Portuguesa Olden Hugo
 
 
A melhor maneira de estudar
 
 
 
Estudar exige técnica, dedicação e, sobretudo, boa vontade. Saber estudar e não ter disposição para fazê-lo não traz resultados proveitosos. Do mesmo modo, ter boa vontade, mas estudar de maneira errada não é profícuo. Ler vinte páginas de um modo adequado é melhor que devorar quarenta páginas. Estudar bem é produtivo e garante o aprendizado.
 
TÉCNICAS PARA ESTUDAR COM QUALIDADE
 
1- Estabeleça seu cronograma de estudos com uma cópia fixa em seu quarto e outra nos materiais de estudos. Reserve alguns horários para leituras não-obrigatórias, de fruição, como livros ou revistas.
 
2- Estabeleça também, por escrito, uma lista de metas diárias e se premie a cada etapa cumprida, em acordo com a importância que você atribui a ela: um suco, uma fruta, alguns minutos na rede social, alguns minutos no sofá ou na cama etc.
 
3- Comece a estudar sem muito esforço, como em exercícios físicos, para, após, aumentar gradativamente o tempo e o nível de estudos.
 
4- Não estude com fome ou sonolento(a). Tenha uma alimentação leve antes de estudar e coma uma fruta, ou similar, durante os estudos se for estudar por horas seguidas. Esteja descansado(a) para que a mente processe e guarde as informações. Isso requer dormir bem.
 
5- Não é recomendado estudar à noite ou em recintos escuros. A ausência de iluminação adequada pode forçar a visão durante a leitura. De igual modo, ler em automóveis em movimento pode danificar a visão.
 
6- Nunca tenha apenas uma só fonte de estudos. Utilize pelo menos dois livros sobre o mesmo assunto.
 
7- O dicionário é bem-vindo até para estudar matemática.
 
8- Tenha um caderno de anotações pessoais em que você anote as informações essenciais de seus momentos de estudos e anote também todas as dúvidas que encontrar.
 
9- Mantenha limpo seu ambiente de estudos, para que seja agradável estudar ali, e em ordem, de maneira que se possam encontrar com facilidade suas anotações pessoais, seus livros de cada disciplina, seus materiais de estudo enfim. Seu caderno de anotações pessoais deve ser também organizado, com divisões claras de matéria, datas, títulos e cores diversas para fixar a compreensão.
 
10- Pratique a escrita, escrevendo com suas palavras a essência da matéria estudada.
 
11- Discuta com colegas e amigos seu posicionamento e suas dúvidas quanto ao conteúdo estudado. Leve sempre seus apontamentos e dificuldades ao conhecimento de seu (sua) professor(a).
 
12- Pratique o “esvaziamento do cérebro” em momentos oportunos e em constância. Reserve alguns minutos por semana para ficar em silêncio e ocupar o cérebro com a menor quantidade de pensamentos possível. Imagine uma paisagem agradável e se fixe nela sem criar personagens ou enredo. Ou imagine uma vela acesa e tente controlar o movimento da chama. Isso treina seu poder de concentração, pressuposto imprescindível para o aprendizado.
 
13- Pratique exercícios físicos, aeróbicos principalmente (com orientação profissional). Se, mesmo dormindo bem à noite, você se sentir sonolento durante seus estudos em casa, experimente fazer abdominais, flexões de braço ou subir lentamente numa cadeira apoiada na parede alternando as pernas na descida. Isso vai deixar seu corpo mais vivaz, em função de serem liberadas noradrenalina e outras “substâncias do prazer”, como endorfina e serotonina.
 
14- Cultive conversas com a família e com bons amigos. Namore e/ou se divirta de outras maneiras, organizando sempre seu tempo.
 
15- Em função dos limites de cada um, estudar torna-se algo muito pessoal e não depende de outra pessoa senão só de você. Implante seu ritmo de estudos e lembre-se de que para alcançar bons resultados é necessário estudar cotidianamente.
Olden Hugo
Enviado por Márcio Adriano Moraes em 30/09/2013
Alterado em 21/03/2015
Comentários