Texto: Painel Permanente de Poesia
Fotos: Acervo Pessoal
O Painel Permanente de Poesia Juca Silva Neto, da Biblioteca Municipal de Montes Claros, que fica localizada no Centro Cultural Hermes de Paula, brinda os leitores, na primeira quinzena de fevereiro, com a presença literária da multiartista Felicidade Patrocínio.
Escritora, ceramista e escultora, graduada e pós-graduada em Filosofia e História da Arte, Felicidade é uma montes-clarense amorosa, presença atuante na cultura da cidade, tendo sido já por três vezes presidente da Associação dos Artistas Plásticos de Montes Claros. Foi presidente da Academia Feminina de Letras de Montes Claros (AFLMC) e é membro ativo da Academia Montes-Clarense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico de Montes Claros e da Associação dos Amigos do Museu Regional.
Sua arte está presente nas residências, nos parques, nas igrejas e no Centro Cultural, humanizando espaços públicos da cidade.
Na Literatura, é também grande o seu desempenho, sendo autora de 4 livros solo: - “ENSAIO” (com temas filosóficos); “RAYMUNDO COLARES E O FOGO ALTERANTE DA CRIAÇÃO” (Biografia); “PLANTANDO FLORES, PODE-SE COLHER TOMATES” (contos e crônicas); e “A ARTE DO ENCONTRO” (ensaios). É autora/organizadora da Antologia/2019 da AFLMC, já recebeu cinco prêmios em concursos de Literatura e foi selecionada no Concurso Nacional de Literatura Santander. Também conta com centenas de artigos publicados em livros e revistas.
Estendendo seu trabalho cultural, ela fundou o "Ateliê/Galeria de Arte Felicidade Patrocínio", que oferece aulas de arte e abriga exposições; criou o Clube de Leitura Ateliê/Galeria Felicidade Patrocínio, onde escritores, doutores da academia e público em geral discutem obras literárias; montou o Escambo de Livros, uma fantástica e monumental reunião de leitores, onde se trocam livros; e criou também o Projeto Livro Livre, com uma estante na calçada de seu ateliê/galeria onde disponibiliza, gratuitamente, livros para toda e qualquer pessoa, todos os dias.
Sobre ela assim se expressou o jurista e escritor Petrônio Braz: "Felicidade Patrocínio é literata. Literato é o que escreve? Se considerarmos que Literatura tem sua origem no latim littera (letra), quem escreve será literato. Contudo, para ser literato, o escritor precisa ser culto, letrado, escrever de forma correta, isto porque Literatura é arte de criar, de compor textos, de transmitir idéias de alcance universal. Felicidade é cultura e simplicidade, e a 'simplicidade é o último degrau da sabedoria', como nos ensinou Khalil Gibran. Felicidade Patrocínio é simples, mesmo sendo uma estrela de primeira grandeza. É simples porque é clara, evidente em si mesma, natural. Não busca aplausos. Movimenta-se nos meios culturais sem ostentação de suas qualidades pessoais, morais e intelectuais, não tem vaidade, nem mesmo disfarçada. Para ela eu bato palmas”.
No painel desta quinzena ela apresenta seu lado poético, com poesias de amor e reflexões sobre temas gerais, feitas em forma de minipoemas.