× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
25/11/2019 15h41
PAES 1ª Etapa - Comentário das Questões de Literatura

Saudações, alunos que prestaram o Vestibular Seriado da Universidade Estadual de Montes Claros, o PAES. Abaixo seguem as questões de Literatura da 1ª Etapa cobradas na prova e o nosso Gabarito comentado. 

Ressaltamos a coerência das questões e nos sentimos realizados pelo nosso trabalho editorial (Livro-Estudo: A palavra-colônia em prosa-verso e cenas) e em sala; pois houve total correspondência com nossas análises. 

Agradecemos a confiança. 

abraços genuínos

márcio moraes

 

GABARITO - D
Vê-se na tela de Oscar Pereira da Silva a representação do índio de forma "bárbara", já que são pintados agitados e de armas a punho. Desde o primeiro contato, como descrito na Carta de Pero Vaz de Caminha, há essa visão de nossos índios pelo viés da selvageria. Tanto para os portugueses, quanto para os índios houve esse choque de cultura. Contudo, a presença do catolicismo, ilustrado pela figura do sacerdote na pintura, não prenuncia uma relação absolutamente pacífica, já que historicamente houve muitos entraves entre colonizadores e colonizados. 

 

GABARITO - B
De fato, a poesia de Gregório de Matos pode ser dividida em sacra, lírica e satírica; ou ainda satírica (burlesca), religiosa, amorosa, filosófica/reflexiva e encomiástica. Os textos apresentados se enquadram respectivamento em lírica (filosófica/reflexiva) e satírica; e não em sacra como afirma esta alternativa.

 

GABARITO - C
José de Alencar escreve seus romances indianistas justamente com a pretensão de desconstruir o estereótipo negativo da cultura dos índios. Ele busca mesclar elementos histórico-geográficos em seus textos, buscando diálogo com a formação colonial brasileira. Isso se torna mais evidente em seus outros dois romances: "Iracema" e "O Guarani". 

 

GABARITO - A
Apesar de ambos os textos abordaram cenas ligadas à violência; no Trecho 1, lê-se um código de honra, mediante a metáfora: "a águia não persegue a andorinha"; ou seja, um homem mais forte não abaterá o mais fraco, no caso, uma criança. Logo, há, sim, regras a serem seguidas dentro do combate. 

 

GABARITO - D
A letra "A" está incorreta, pois o livro "O Guarani", de José de Alencar, não é "apenas uma espécie de pano de fundo", pelo contrário, é o texto base; ainda que contenha adaptações, todo o filme foi baseado no romance alencariano, inclusive na representação dos personagens, no núcleo de ação e na linguagem. 
A letra "B" está incorreta, porque Loredano é o traidor, ou seja, é um dos vilões da história.
A letra "C" está incorreta, já que Ceci e D. Antonio não representam os valores indígenas; mas, sim, os portugueses. 
A letra "D" está correta, uma vez que o filme transmite a mensagem de que os portugueses, juntamente com seus aliados, como Peri, são os "mocinhos", isto é, os bons; enquanto os aimorés e os traidores, liderados por Loredano, são os vilões, ou seja, os maus. 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 25/11/2019 às 15h41