× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
25/11/2019 08h46
PAES 3ª Etapa - Comentário das Questões de Literatura

Saudações, alunos que prestaram o Vestibular Seriado da Universidade Estadual de Montes Claros, o PAES. Abaixo seguem as questões de Literatura da 3ª Etapa cobradas na prova e o nosso Gabarito comentado. 

Ressaltamos a coerência das questões e nos sentimos realizados pelo nosso trabalho editorial (Livro-Estudo: O olhar do outro no íntimo do eu) e em sala; pois houve total correspondência com nossas análises. Destacamos inclusive duas questões que foram praticamente idênticas: a questão 7 e a questão 10. Agradecemos a confiança. 

abraços genuínos

márcio moraes

 

GABARITO - D
O poema de Avelino Araújo é intersemiótico, utilizando-se imagens em vez de palavras para transmitir sua mensagem. São perceptíveis quatro "blocos" que representam os dois quartetos e dois tercetos da composição clássica, soneto. O título "Apartheid" remete a uma realidade histórica esclarecida no item I, o qual está associado ao racismo. Esse ato é tão "insensato", que o poeta não tem palavras para descrevê-lo, por isso a imagem impactante do arame farpado diz por si só o que é a segregação. Assim, todas as afirmações estão corretas. 

 

GABARITO - C
Uma das caracterítiscas percebidas na lírica de Ana Cristina Cesar é a escrita fragmentada que vai de encontro ao próprio propósito poético de retratar o dia. As suas frases aparentemente soltas são como cenas (flashes) do cotidiano. Como se estivesse construindo um mosaico poético, a autora vai encaixando os versos, rompendo com a tradição, misturando gêneros e estilos. O item III é uma negativa do que está dito nos dois anteriores, por isso está errado. Logo apenas a afirmação do item I e II estão corretas. 

 

GABARITO - A
A) Incorreta. O narrador, Philogônio de Castro Maya, apresenta seus pecados em sua confissão-testamento, homem matador, de mortes que não se arrepende; mas ele sente pela morte do Medrado, portanto há, sim, arrependimento. 
B) Correta. Como um homem que tem ciência da proximidade da morte, ele vai tentando justificar seus atos para o seu padre confessor, rememorando sua história de vida. 
C) Correta. O medo da condenção de sua alma faz com que ele escreva sua confissão a um padre, o qual deve lhe redimir de suas faltas, tornando-se o seu herdeiro universal. 
D) Correta. A escrita segue a linha psicológica do enredo, por isso a enunciação se entrecruza com o enunciado, quebrando a sequência cronológica dos fatos, mediante o uso recorrente da metalinguagem. 

 

GABARITO - B
O conto "Os animais" trata de uma importunação sexual dentro de um ônibus, no qual uma mulher é vítima do instinto sexual de um homem. Nesse conto, há uma crítica a vida alienante numa conturbada cidade, em que homens e mulheres são vistos como "bichos-máquinas". O conto que trata da relação homossexual é o "Priapo de ébano".

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 25/11/2019 às 08h46