Cadernos de Provas: Terceira Etapa/2017
Gabarito: Terceira Etapa/2017
Questão 7 - Sobre o conto "O buraco", do livro "Temor de Terra", de Luiz Vilela.
a) CORRETA. A "metamorfose" do narrador em Tatu representa o insólito do conto, causando estranhamento ao leitor por uma surpresa absurda.
b) CORRETA. Ao passar pela transformação, o narrador se reduz a um animal, passando a uma exclusão social, o que conota a marginalização.
c) CORRETA. O personagem transformado em Tatu não se encontra mais no laço dos seus, buscando no buraco o seu espaço de existência.
d) INCORRETA. Não há elevação espiritual no conto, uma vez que o personagem deixa a relação humana para uma relação animal, trocando a matéria homem pela matéria bicho.
Questão 8 - Sobre a crônica "Carta do Pleistoceno", do livro "A casa das palavras", de Marina Colasanti.
a) CORRETA. O mamute utiliza da carta (gênero epistolar) para se dirigir aos cientistas, aproximando-se, assim, de seu destinatário.
b) CORRETA. No fragmento "daquilo que vocês chamam de DNA" já revela o distanciamento (conhecimento) do emissor para o seu destinatário; já que o mamute se mostra desconhecedor da linguagem genética.
c) INCORRETA. A linguagem usada pelo mamute não é agressiva, já que palavras como "senhores", "encarecidamente", "apelo", mostram que seu discurso é delicado e respeitoso.
d) CORRETA. O mamuete apresenta a sua visão pessoal das consequências de sua clonagem, a partir do olhar do animal, opondo-se aos vislumbres da ciência em seu orgulho por conseguir clonar uma animal extinto.
Questão 9 - Sobre o filme "O carteiro e o poeta", dirigido por Michael Radford.
a) CORRETA. A partir da linguagem metafórica, partilhada com o poeta, o carteiro passará a enxergar o mundo com outros olhos e, obviamente, elaborar e refinar os seus pensamentos, principalmente o "amoroso" e o "político".
b) INCORRETA. Mário é um carteiro, não filósofo; as suas observações da realidade partem de suas vivências como filho de pescador e como neófito de poeta.
c) CORRETA. A atuação de Mário de forma crítica e política é explícita no filme quando opina sobre o preço dos pescados e de sua participação em eventos políticos, como se vê ao final do filme, o que o levou a perder a vida.
d) CORRETA. A forma que Mário utilizou para mostrar a poesia da ilha foi através do gavador, registrando os sons, ainda que metafóricos (como no caso das estrelas), para mostrar a Neruda o seu aprendizado poético.
Questão 10 - Sobre o livro "Sinestesia versus vida", de Edson Andrade.
a) INCORRETA. As sinestesias são representações emotivoas do sujeito lírico, não oposições; são percepções sensoriais das experiências da vida, não fuga.
b) CORRETA. O livro mescla prosa e poema em tons confessionais, como atestado nos pré-textos em que se leem referências a família e leituras.
c) CORRETA. Ao longo do livro há menções à musicalidade e às imagens, tanto explicitamente com fotografias, por exemplo, quanto com recursos sonoros, como aliterações e assonâncias.
d) CORRETA. O uso de formas clássicas de composição e referências intertextuais nas poesias revela a intimidade linguística e crítica literária do autor.