× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
23/11/2015 17h49
PAES 1ª ETAPA/2015 - Questões com Gabarito Comentado

PAES 1ª ETAPA – 2015 
Prova: 22 de novembro de 2015
Questões com Gabarito Comentado

Leia o poema A primeira missa, de Cassiano Ricardo, para responder às questões 11 e 12.

No quadro agreste da alvorada
o capelão da armada
começou a dizer uma coisa sem fim.

E vieram os papagaios
solenizados nos seus fraques verdes
ouvir aquela fala resmungada
que parecia um cântico de alvorada
dito em latim.

Terra papagalorum
Stella matutina...
O capelão falava assim.

A madrugada de trança amarela
paramentou-se atrás do morro
com o seu lençol feito de bruma
e veio a correr pelos campos
trazendo ainda no cabelo
uma porção de pirilampos;
o rio listado de espuma
com a barba branca da cachoeira
resmungou qualquer coisa profunda
num socavão da cordilheira.

Depois que acabou a missa
mulheres nuas e homens nus
saíram por ínvios barrancos
levando o sinal da cruz.
(A tarde vestida de roxo
tocou a flauta de um sabiá
dentro da solidão)
E quanto ao mais, foi assim:
os papagaios palradores
voltaram todos ao sertão
dizendo coisas em latim...

QUESTÃO 11
Todas as alternativas abaixo contêm leituras possíveis do poema, EXCETO
A) O tom solene do poema é coerente com o sentido de missa enquanto uma cerimônia eucarística.
B) Na quarta estrofe, a prosopopeia destaca a exuberância e a beleza da natureza, evidenciando um lugar de destaque no nacionalismo do eu lírico.
C) A participação dos papagaios nas cenas poéticas intensifica o ritual repetitivo do rito europeu, pouco compreendido pelos homens e mulheres nus.
D) A palavra “papagalorum” aproxima-se semanticamente da expressão “dizer uma coisa sem fim” e aborda criticamente o processo de aculturação.

Gabarito: A

A (incorreta) O poema não apresenta tom solene, mas satírico. B (correta) A madrugada, o morro, o rio adquirem atributos emotivos típicos do ser humano, por isso a personificação. C (correta) Os papagaios por serem animais que reproduzem os sons que ouvem, representam o a repetição do rito que obviamente não foi compreendido pelos nativos. D (correta) “Papagalorum” é uma palavra latina que significa “dos papagaios”, ilustra o uso da língua romana no processo litúrgico e de aculturação. 

QUESTÃO 12
Sobre o poema A primeira missa, de Cassiano Ricardo, e a tela Primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, todas as alternativas abaixo estão corretas, EXCETO
A) A tela de Victor Meirelles dá destaque às intenções colonialistas do europeu, que podem ser sintetizadas em oferecer fé, lei e rei ao povo nativo.
B) As duas obras destacam a solenidade e a importância da primeira missa como elemento fundador da cultura brasileira.
C) O poema dessacraliza o rito cristão, tratado com criticidade nos versos, usando o papagaio repetidor como símbolo de irreverência e humor.
D) A tela e o poema reproduzem dois impulsos nacionalistas da nossa história: o primeiro submete o índio ao gosto europeu; o segundo revê criticamente o passado colonialista.

Gabarito: B
A (correta) A tela de Meireles procurou reproduzir a descrição da Carta de Caminha que, obviamente, ressalta o intento colonialista, assinalado pela dominação real e clerical. B (incorreta) Não há solenidade no poema, como já explorado na questão 11, o poema traz uma releitura crítica do processo de catequização. C (correta) O humor, a irreverência e a crítica estão no poema em seu conjunto, sobretudo na imagem do papagaio. D (correta) A tela de Meirelles é uma composição romântica que enaltece o aspecto nacionalista; enquanto o poema de Cassiano é uma composição modernista, de viés crítico, aos moldes da Poesia Pau-Brasil, de Oswald de Andrade. 

QUESTÃO 13
Leia o fragmento abaixo, extraído de Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga:

[...]
Ora pois, doce amigo, vou pintá-lo
da sorte que o topei a vez primeira;
nem esta digressão motiva tédio
como aquelas que são dos fins alheias,
que o gesto, mais o traje, nas pessoas
faz o mesmo que fazem os letreiros
nas frentes enfeitadas dos livrinhos,
que dão do que eles trazem boa ideia.
[...]

Sobre o livro Cartas chilenas, de Tomás Antônio Gonzaga, e sobre o filme O Aleijadinho, de Geraldo Pereira dos Santos, é INCORRETO afirmar:
A) O poema foi escrito para satirizar as arbitrariedades de um governador da Vila Rica Colonial.
B) As narrativas, com linguagens específicas, representam um importante momento da evolução histórica do Brasil.
C) O poeta vale-se de textos históricos para criar uma poesia de inquestionável valor documental.
D) O título do poema é uma simulação do autor para deslocar de Vila Rica os acontecimentos daquele momento histórico.

Gabarito: C
A (correta) O poema de Tomás Antônio Gonzaga satiriza a figura de Cunha de Meneses, governador de Vila Rica no século XVIII. B (correta) Tanto o poema, quanto o filme trazem riquíssimas informações acerca da história oficial brasileira. C (incorreta) As “Cartas Chilenas” são composições coerentes com o momento histórico de sua produção, por isso as referências intertextuais são importantes; entretanto, o texto, por ser literário, é permeado de funções emotivas e poéticas, isto é, possui linguagens metafóricas; dessa forma, não é um poema de valor documental, mas, sim, literário. D (correta) Ao intitular a sua produção de “Cartas Chilenas”, Gonzaga atribui um falseamento em seu texto, pois se trata de Minas Gerais; no texto, os nomes de lugares e pessoas foram substituídos por pseudônimos. 

QUESTÃO 14
Texto I – Primeira missa no Brasil, Victor Meireles (1861).

Texto II – A primeira missa no Brasil, Cândido Portinari (1948).

As obras Primeira missa no Brasil, de Victor Meirelles, e A primeira missa no Brasil, de Cândido Portinari, são pinturas produzidas sobre o mesmo tema e em diferentes momentos da história brasileira. As telas podem ser consideradas narrativas da primeira missa no Brasil e apresentam perspectivas, planos e personagens diferenciados. Após a leitura comparativa de ambas, assinale a alternativa INCORRETA.
A) Os índios ocupam o primeiro plano da tela de Victor Meireles, cuja intenção era valorizar a cultura indígena e o encontro amigável dos europeus com os nativos.
B) A cruz e o altar estão centralizados nas duas telas, evidenciando o domínio da cultura e da religiosidade europeias na terra descoberta.
C) A tela de Victor Meirelles destaca a natureza e os indígenas como espécies de margens que coroam o europeu conquistador, centralizado na pintura.
D) O painel de Cândido Portinari retrata o rito devocional da missa cristã, mas omite o indígena, o que destaca sua desvalorização na cultura contemporânea.

Gabarito: A
A (incorreta) Apesar de haver um destaque dos índios na tela de Meirelles, não há intenção de valorizar a cultura indígena, pelo contrário, através da Missa, ressalta-se a cultura lusitana. B (correta/“ressalva”) Na tela de Meireles, a cruz está explicitamente centralizada e evidencia a religiosidade europeia; na tela de Portinari, não há a cruz explícita, ela foi suprimida; mas há o altar centralizado, com a mesma intenção de ressaltar a religiosidade europeia. Sendo a obra de Portinari uma tela que utiliza técnicas cubistas, o que se pode perceber é uma desconstrução da imagem da cruz que pode ser percebida nos elementos geométricos da tela. A questão, portanto, pode gerar uma ambiguidade, pois o leitor pode entender que existe “cruz e altar” distinguidos nas duas telas; e esse entendimento estaria incorreto. C (correta) No centro da tela de Meirelles, há destaque para os lusitanos e a celebração eucarística; enquanto a imagem brasileira (natureza e índio) funcionam como uma espécie de moldura para a imagem. D (correta) Portinari faz uma releitura crítica da tela de Meirelles, retirando o índio, como uma forma de crítica ao processo de catequização. 

QUESTÃO 15
Leia o fragmento da obra O pagador de promessas, de Dias Gomes:

PADRE
Que ninguém agora nos acuse de intolerantes. E que todos se lembrem das palavras de Jesus: “Porque surgirão falsos Cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam a muitos” (GOMES, 2008, p. 128).

Sobre a obra O pagador de promessas, todas as afirmativas estão corretas, EXCETO
A) A inserção da capoeira, no terceiro ato, intensifica o ritmo e a tensão narrativos.
B) O desfecho da narrativa possibilita a aproximação de Zé-do-burro ao Cristo crucificado.
C) O caráter polifônico da obra é evidenciado, entre outras coisas, nas expressões do personagem Galego.
D) Zé-do-burro é a personificação de um falso profeta que tenta enganar os fiéis católicos.

Gabarito: D
A (correta) A dinamicidade do drama ganha contornos após a atuação dos capoeiras na trama. B (correta) Ao ser colocado em cima da cruz em posição análoga a Cristo transmite o seu sacrifício para cumprir o seu propósito. C (correta) Sendo teatro, várias são as vozes que ressoam no enredo da peça. D (incorreta) Apesar de populares atribuírem a Zé uma imagem messiânica, ele é apenas um humilde homem da roça que anseia pagar sua promessa. 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 23/11/2015 às 17h49