Gabarito Comentado do Caderno 63 do Grupo 1 do Vestibular da Unimontes aplicado no dia 28 de junho de 2015.
Questão 13 - C
A (Correta) Sua escrita é sensível, permeada de impressões sensitivas dos lugares que conheceu. Isso é transmitido com muito lirismo e poeticidade.
B (Correta) Em cada lugar frequentada, a autora se recorda de alguma experiência que teve do lugar, seja através da literatura, seja através de lembranças familiares ou históricas sobre aquele espaço.
C (Incorreta) A escrita de Lygia é sobre o presente e totalmente verossímil, com atenção especial ao outro culturalmente diferente. O mistério não é tema de suas crônicas, mas, sim, dos contos de Guimarães Rosa.
D (Correta) A intertextualidade está presente em várias crônicas, logo no início, a autora dialoga com Guimarães Rosa, lembrando a frase: "Viver é perigoso".
Questão 14 - C
A (Correta) Ambos escreveram para os jornais, portanto trazem retratos de um cotidiano factual, típico da escrita jornalística das crônicas. A história e a literatura fazem parte de suas escritas, principalmente, aquelas que estão no seu universo subjetivo.
B (Correta) A memória está o tempo todo presente nos autores. Em Lygia, através de suas lembranças familiares e literárias; em João Caetano, através das recordações de uma Montes Claros de antanho.
C (Incorreto) Não podemos falar que os textos marcam conquistas de seus protagonistas. Afinal, eles não almejam conquista alguma. São textos subjetivos de um eu narrativo autoral que transmite ao leitor sua impressão do espaço e do tempo em que viveram.
D (Correto) A metalinguagem é um tema presente em ambos os autores. Ressalta-se a escrita bem elaborada de João Caetano e a escrita sensorial de Lygia. O estilo da crônica, breve e simples, deve cativar o leitor, sem grandes enredos nem com narrativas complexas.
Questão 15 - A
A (Incorreta) Não há sensatez na cultural moralista em Passaporte. Pelo contrário, os atos da maioria das personagens são individualistas e insensatos, sem medir as consequências trágicas dos mesmos.
B (Correta) Uma vida marcada por prazeres como o sexo é uma tônica nos minitextos do autor.
C (Correta) Boa parte das narrativas mostram essa escrita fragmentada, a qual lembra muito a técnica cubista de composição. Frases nominais, períodos curtos, colagens de várias imagens umas sobrepostas às outras.
D (Correta) A liberdade, o desejo, o individualismo são características de uma sociedade moderna, sobre a qual o autor traça várias críticas.
Questão 16 - B
A (Correta) As cenas voltadas para a percepção peculiar do autor contribuem para essa escrita em forma de diário.
B (Incorreta) Não há recomendações proibitivas em Passaporte. Os minitextos não devem ser lidos como recomendações, mas como temáticas reflexivas, em sua maioria, ações que devem ser evitadas e não motivadas.
C (Correta) Com uma escrita rápida, a ideia é a de que o autor vivenciou algo e imediatamente anotou, como se estivesse levando consigo um bloquinho de anotações.
D (Correta) No subtítulo do livro, lemos "relatos de viagens", o que casa perfeitamente com "crônicas de viagens", pois são, sim, experiências cotidianas a partir de viagens.
Questão 17 - D
A (Correta) O sobrenome de Maria, Nhinhinha, é composto por três "nh", típicos da pequenez, harmonizando com seu físico e com seus gestos mínimos.
B (Correta) A descrição do espaço é bem simples como a vida das personagens.
C (Correta) Mediante uma linguagem diferenciada, a protagonista se liga ao místico e ao campo poético.
D (Incorreta) Considerando a leitura do conto, em determinado momento o narrador diz: "E Nhinhinha gostava de mim". Basta este fragmento para excluir o narrador onisciente e imparcial. O faco narrativo é cambiante, o autor ora se apresenta em terceira, ora em primeira pessoa. Se ele fosse onisciente, ele saberia tudo o que se passa na cabeça de Nhinhinha, e só a conhecemos pelo seus gestos.
Questão 18 - A
A (Incorreta) O autor não é preconceituoso sobre o rito da macumba, ele apenas o descreve, com ironia, sim, mas não com preconceito.
B (Correta) Veem-se frases curtas e nominais, cenas justapostas umas sobre as outras, o que contribue para imagem ritualística da cena.
C (Correta) A linguagem se comunga com o tema, tanto na proximidade dos objetos usados no rito, quanto na presença de algumas entidades.
D (Correta) Não há envolvimento do eu narrativo na cena, ele apenas retrata tudo o que vê de longe. Se ele fizesse parte daquele meio, algum traço subjetivo seria notado, o que não se percebe, principalmente na ironia da última frase.
Questão 19 - C
A (Correta) A cada crônica ou instantâneo, vemos um narrador com um olhar plural ante o meio observado.
B (Correta) A escrita de Lygia e Bonassi se enquandram em estilo e tema com o discurso da contemporaneidade.
C (Incorreta) As narrativas não são produzidas sob o código da tradição. Em Lygia, a autora opta por uma escrita mais sensível que objetiva de seus relatos, fugindo a tradição das crônicas de viagem. Em Bonassi, suas experimentações linguísticas destorcem completamente a tradicionalidade da escrita convencional.
D (Correta) O contato com as diferentes culturas, sem dúvida, transformam os olhares dos autores, tornando-os novos sujeitos.
Questão 20 - A
A (Incorreta) Apesar de ser uma narrativa sobre o passado, as emoções e percepções não se esmaeceram, fato é que a narradora se lembra de detalhes na descrição da filha do dono da livraria, bem como de seus sentimentos de menina da época.
B (Correta) Esse antagonismo está explícito logo nos dois primeiros períodos do texto; enquanto uma dia o busto enorme, as outras ainda eram achatadas.
C (Correta) O tratamento da filha do dono da livraria é notoriamente marcado pela frieza e distanciamente em relação às outras meninas.
D (Correta) A outra menina tinha os livros que as outras gostariam de ler, mas aquela não partilhava, pelo contrário, parecia gostar de ver as meninas sofrerem, como fará com a narradora.
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