× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
26/06/2015 20h47
Cotec divulga índices de concorrência: Medicina bate recorde com 421,09 candidatos/vagas

A Comissão Técnica de Concursos (Cotec) da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou a relação de candidatos/vagas do 2º Processo Seletivo /2015 a ser realizado neste domingo (28/06). Conforme a lista, pelo grupo 1, o curso de Medicina aparece em primeiro lugar com o número recorde de 421,09 candidatos/vaga. O segundo curso mais concorrido é Direito/matutino (84 candidatos/vaga), seguido de Odontologia (70,5 candidatos/vaga). 

No  grupo 2, os cursos mais disputados são Direito/noturno (101,86 candidatos/vaga) e Engenharia Civil (55,50 candidatos/vaga).  

“Tradicionalmente, o curso de Medicina sempre foi muito concorrido, mas os números deste ano revelam que a procura é cada vez mais acentuada e a escolha pelo curso da Unimontes é o reconhecimento da qualidade do ensino oferecido pela instituição”, avalia o presidente da Cotec, professor Reinaldo Marcos Batista Teixeira. CONFIRA  OS INDICES DE CANDIDATOS/VAGA EM TODOS OS CURSOS DA UNIMONTES 

Ao todo, foram inscritos no vestibular de meio de ano da Unimontes 9.869 candidatos a 719 vagas (sistema universal e reserva de vagas) em 30 cursos.  No grupo 1, o total de 7.423 candidatos disputam 407 vagas em 17 cursos enquanto no grupo 2 outros 2.446 estudantes concorrem a 312 vagas em 13 cursos.  As provas serão aplicadas das 8 às 13 horas (grupo 1) e das 15 às 20 horas (grupo 2). 

Em atendimento à legislação estadual, 45% das vagas dos cursos de graduação da Unimontes são reservadas para as categorias de afrodescendentes e egressos de escolas públicas – comprovadamente carentes – e pessoas com deficiência e indígenas.

Os testes serão aplicados em sete cidades: Montes Claros (prédios do campus-sede, Faculdade de Ciência e Tecnologia (Facit) e Escolas Estaduais Gonçalves Chaves, Carlos Versiani e Hamilton Lopes), Belo Horizonte (Colégio Tiradentes/Santa Tereza e Escola Estadual Afonso Pena/Centro) e Unaí (Escolas Estaduais Teófilo Martins Ferreira e Virgílio de Melo Franco).

Nas cidades de Pirapora, Januária, Janaúba, Espinosa e Bocaiuva, os exames serão realizados nos próprios campi da Unimontes. As provas também serão aplicadas no Núcleo da Universidade em Joaíma.

ACESSO PELO SISU

O vestibular de meio de ano  será o último processo neste formato realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros. A partir do primeiro semestre de 2016, o acesso aos cursos de graduação será  efetivado pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), conforme aprovação pelo Conselho Universitário (Consu).

A seleção dos candidatos considerará, exclusivamente, as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas inscrições foram recebidas em maio, conforme calendário do Ministério da Educação (MEC). A adesão ao Sisu não implica em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que está mantido normalmente, sob coordenação da Cotec. Os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu. 

Mais informações sobre o processo seletivo pelo site eletrônico da Cotec www.cotec.unimontes.br – ou na própria sede: prédio 4, campus-sede. Telefone: (38) 3229-8080. 

Fonte: Site Unimontes

 

 

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 26/06/2015 às 20h47