× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Meu Diário
03/07/2018 12h45
32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético abre inscrições

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Salão Nacional da Poesia – Psiu Poético 2018. Com o tema “Mákina”, o evento, que esse ano celebra 32 anos de existência, será realizado entre os dias 4 e 12 de outubro.

O Psiu Poético é considerado pela crítica literária como o maior salão de poesia do país. Os interessados em participar já podem inscrever até três poemas, que ficarão expostos durante a realização do evento. Além dos poemas impressos, também poderão participar produções voltadas para a mostra de poesia visual e arte-postal.

Muito mais que poemas, o Psiu Poético também é aberto para artistas que queiram participar com performances, recitais, esquetes teatrais, intervenções, debates, vídeos, filmes, músicas, danças, lançamento de livros, CDs e demais manifestações culturais.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, diretamente no Centro Cultural Hermes de Paula. Se preferir, o interessado pode mandar, até a mesma data, as suas obras para o seguinte endereço: Centro de Educação e Cultura “Dr. Hermes de Paula” – Biblioteca Pública Municipal “Dr. Antônio Teixeira de Carvalho” – 32º Salão Nacional de Poesia Psiu Poético - Mákina – Praça Dr. Chaves, 32, Centro - Montes Claros/MG. CEP 39.400-005. 

Mais informações podem ser obtidas pelo email psiupoetico@gmail.com, ou através dos telefone  (38) 2211-3380 / 2211-3377. 

O Salão Nacional de Poesia – Psiu Poético é promovido pelo grupo de literatura e teatro Transa Poética em parceria com a Prefeitura de Montes Claros, a Universidade Estadual de Montes Claros e a Fundação Genival Tourinho.

Texto: Bruno Albernaz

Fotos: Fábio Marçal

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 03/07/2018 às 12h45
 
10/05/2018 19h45
Divulgadas obras literárias para o PAES/2018

Os livros indicados destacam identidade nacional e produções regionais

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) divulgou nesta quinta-feira (10/5), a relação das obras literárias indicadas para o Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior - (PAES/2018). A lista contempla obras relacionadas à temática “Literatura, Outras Artes e Expressões da Alteridade”, que destacam a identidade nacional, a partir da contribuição das culturas indígena e negra do País, especialmente, nas duas primeiras etapas. 

Além de romances, livros de contos e poesias, houve a indicação de obras de pintura, teatro, fotografia e músicas. 

“As obras selecionadas, na verdade, fazem uma contraposição da cultura com a contemporaneidade”, explica o professor Luiz Henrique Carvalho Penido, que integra a Comissão Especial de Processos Seletivos (CEPS), da Unimontes ao lado da professora Rita de Cássia Silva Dionísio Santos, doutora em Literatura pela Universidade de Brasília-UnB.

Doutor em Literatura pela UFMG, Penido integra o Departamento de Comunicação e Letras e a equipe de Literatura da CEPS, responsável pela análise das obras para seleção no PAES. A Unimontes ainda divulgará o edital do PAES/2018, cujas provas deverão ser realizadas em novembro próximo.

Para a terceira etapa do PAES, a contemporaneidade também é trabalhada, com memórias, autoficções e a cultura regional, a partir das obras de Cyro dos Anjos, Guimarães Rosa e a música “Caminhos de Minas”, que integra o CD “Vago Universo”, do compositor Élcio Lucas, do corpo docente da Unimontes – uma forma de manter a identidade da Universidade Estadual de Montes Claros como instituição de integração regional. "E as obras sugerem que o contexto regional pode ser universal. E nessa perspectiva, a literatura transpassa a fronteira e sugere uma nova dialética", completa o professor Luiz Henrique Carvalho Penido. 

AS OBRAS INDICADAS 

Para a 1ª Etapa do PAES/Unimontes foram indicadas as obras de temática indígena: o romance “Boca do Inferno”, de Ana Miranda; “Auto de São Lourenço (teatro), de José de Anchieta; “Contos Indígenas Brasileiros” (contos), de Daniel Mundukuru; “A Primeira Missa no Brasil “(pintura), de Victor Meireles; e “Os Awá-Guajá” (fotografia), de Sebastião Salgado. A expectativa é que o candidato possa fazer uma leitura crítica e relacional das representações estéticas do indígena brasileiro e suas implicações culturais e sociais. 

As obras indicadas para a 2ª Etapa privilegiam o tema da diversidade étnica na formação do Brasil. A proposta é para que o candidato seja capaz de abordar as variadas linguagens artísticas, evidenciando a perspectiva crítica e plural de nossa formação. São elas: “Iracema” (romance), de José de Alencar; “Juca Pirama” e “Canção do Tamoio” (poesia), de Gonçalves Dias; “O Jantar” (pintura), de Jean-Batiste Debret; “Lágrima do Sul” (música), de Milton Nascimento; e “Histórias de Leves Enganos e Parecenças” (contos), de Conceição Evaristo. 

Segundo a CEPS/Unimontes, para a 3ª Etapa foram indicadas obras “Campo Geral” (novela), de Guimarães Rosa; “Abdias” (romance), de Cyro dos Anjos; “O Professor”(romance), de Cristóvão Tezza; “Autoretrato/Monteau Rouge” (pintura), de Tarsila do Amaral; “Série Polvo (Polvo Portrait 1 – China Series, Seascape Series, Classic Series) –pintura, de Adriana Varejão; e “Caminhos de Minas” (música), de Élcio Lucas.

Fonte: Unimontes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 10/05/2018 às 19h45
 
03/04/2018 21h58
Palestra Show - A fórmula do sucesso

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 03/04/2018 às 21h58
 
23/03/2018 16h12
Sólido conquista primeiros lugares do PAES Unimontes 2017

Sólido conquista primeiros lugares do PAES Unimontes 2017

23/03/2018

Foi divulgado nesta sexta-feira, 23 de março, o resultado do Processo de Avaliação Seriada da Universidade Estadual de Montes Claros - PAES Unimontes (Triênio 2015/2017).

O 1º, 2º, 4º e o 5º lugar geral foram conquistados por alunos egressos do 3º ano do Ensino Médio 2017 do Colégio Sólido: Carlos Eduardo Real Fernandes, João Roberto Gonzaga Durante, Ângelo Eduardo Lima Alves e João Henrique Cardoso Xavier, respectivamente.

A relação completa dos aprovados pode ser acessada clicando aqui.

Fonte: Colégio Sólido

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 23/03/2018 às 16h12
 
17/03/2018 19h13
Divulgados máximos e mínimos do PAES; resultado final sairá até 23 de março

Comissão Especial de Processos Seletivos, da Unimontes, divulgou nessa quarta-feira (7/3), a relação dos pontos máximos e mínimos dos candidatos que participaram da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada para Acesso ao Ensino Superior (PAES/2017). As provas foram aplicadas no dia quatro de fevereiro com a oferta de 725 vagas em 56 cursos de graduação ofertados nas diversas unidades da Unimontes.

A maior nota foi registrada foi no curso de Medicina, categoria Universal, com 308,750 pontos em 330 possíveis nas provas objetivas (Múltipla Escolha). Conforme a CEPS/Unimontes, a divulgação dos pontos máximos e mínimos define a nota de corte para a correção das redações (50 pontos). Cerca de 1,3 mil candidatos seguem concorrendo as vagas ofertadas por meio do PAES.

CONFIRA

O resultado final será divulgado até 23 de março, conforme previsto em edital retificado. As maiores notas pelo sistema de reserva de vagas, além do curso de Medicina, são: Direito Matutino (275,00), Odontologia (259,7), Direito Noturno (259,6), Engenharia de Sistemas (258,95), Engenharia Civil (255,25), História (251,25), Ciências Biológicas/Licenciatura (238,3), Administração/Matutino (238,25) e Ciências Econômicas/Noturno (229,25).

No sistema de reserva de vagas, adotado pela Unimontes desde 2004, em cumprimento à legislação estadual, a maior nota também foi registrada no curso de Medicina, com candidato na categoria “Portador de Deficiência/Indígena”: 273,1 pontos.

As quatro maiores notas seguintes entre os candidatos pelo sistema de reserva de vagas são: Engenharia Civil (235,85), Direito Matutino (215,5), Engenharia de Sistemas (210,6) e História (207,65).

Fonte: Site Unimontes

Publicado por Márcio Adriano Moraes
em 17/03/2018 às 19h13
Página 18 de 56