× Capa Meu Diário Textos Áudios E-books Fotos Perfil Livros à Venda Prêmios Livro de Visitas Contato Links
Márcio Moraes
no leito solidário de uma floresta altiva descansem por favor a minha poesia
Textos
Crônica publicada no jornal “O Norte”, Montes Claros-MG, dia 28 de janeiro de 2010.

 
Na beira do rio


 
Na beira do rio, o gosto do frango ensopado é mais saboroso. Estranho pensar no sabor de uma ave de terreiro, em vez de pensar no paladar dos peixes, já que se falando em rio, fala-se em peixes. Mas o frango de terreiro ao qual me refiro está em uma roça; e normalmente as roças ficam à beira de rios. Então, saboroso é o frango ensopado na beira do rio. E os vegetarianos que me perdoem, mas o frango ensopado continua saboroso, e o meu corpo agradece o seu sacrifício.

No campo, longe do burburinho citadino, distante do asfalto quente, os paladares se transformam. Queira ou não, o frango que você come na cidade não é a ave do terreiro; o frango que você compra no supermercado não é a ave do terreiro. Não estou querendo me referir a nenhuma granja ou matadores de frango, quero dizer literalmente que o frango que você come não é o mesmo do terreiro. Também não digo a respeito da alimentação que os frangos recebem. Sabemos que os frangos de granja se alimentam com uma dieta bem selecionada. Não me refiro a isso. Ainda que você vá ao mercado central e compre um frango de terreiro, que você tenha certeza que ele é um frango de terreiro, ele ainda assim será diferente do frango ensopado na beira do rio.

Comer não é apenas um gesto biológico, mas também filosófico, por isso a existência de muitas correntes pensadoras acerca da alimentação. É importante a existência dos nutricionistas, é importante a existência dos chefes de cozinha. Contudo, mais importante que tudo isso é o ambiente, é o local onde se come. O modo de preparar os alimentos é da mesma forma intrigante. Tanto que alguns estabelecimentos que possuem a consciência da qualidade de seus pratos convidam os clientes a visitarem a cozinha. Aqui, a higiene é salutar. Tenho um amigo que pensa que se o banheiro do restaurante for limpo, a cozinha também será. Será?

Saber preparar um bom prato, saber temperar um bom frango ensopado, sem dúvida, é necessário. Mas ainda que o frango esteja ao ponto, vistoso, se eu degustá-lo em um ambiente que não me proporcione o clima do frango, sua carne não será tão saborosa assim. Experimente comer o mesmo frango sentado à mesa da sua sala de jantar, guardado pelas paredes de concreto e ouvindo o som estridente do vizinho e as buzinas e a televisão ligada e o rádio ligado. Agora coma este frango na beira do rio. Ouça ou tente imaginar quais são os sons na beira do rio.

Na beira do rio, o gosto da vida é mais saboroso.
Márcio Adriano Moraes
Enviado por Márcio Adriano Moraes em 31/01/2013
Alterado em 21/12/2013
Comentários